Ícone
Ícone

Como escolher um carro? Saiba a melhor opção para cada necessidade

Quais os critérios de escolha que você costuma usar quando resolve fazer um investimento alto em algum bem, como no caso da casa própria? Localização, planta, acesso e planejamento familiar, com certeza, são alguns deles, certo?

Pois, assim como na compra de um imóvel, é importante que você também defina alguns parâmetros na hora de escolher um carro. Afinal, é ele quem vai lhe levar para cima e para baixo e vai ser o companheiro de todos os dias. Mas quais são os critérios que devem ser avaliados, além do conforto, economia e rendimento? No post de hoje, nós vamos lhe ajudar a escolher um carro ideal para o seu perfil de uso. Descubra qual é o seu e faça um bom negócio.

Carro para ser usado no trabalho

E quando falamos em carro com essa função, existem duas possibilidades: ou ele é o seu meio de transporte, ou uma ferramenta do seu trabalho.

Para quem quer escolher um carro que vai ser usado para se locomover entre a sua casa e empresa, o leque de opções é maior, pois, geralmente, esses veículos também são aqueles que usados nos momentos de lazer, como nos finais de semana. O importante é sempre levar em conta a distância que vai ser percorrida diariamente para fazer um bom negócio ao escolher um carro. Se o seu trabalho fica mais afastado da sua casa, por exemplo, uma boa ideia é investir nos modelos que têm um maior rendimento, e que, por isso, vão proporcionar uma economia no seu orçamento.

Agora, se o veículo vai ser um instrumento de trabalho, o que acontece com os representantes comerciais, por exemplo, que precisam se deslocar constantemente para atender os seus clientes, é preciso ficar atento a outros critérios para escolher um carro. Dentre eles, além da questão do rendimento, também fundamental para a tomada de decisão, está a manutenção. É importante optar por modelos e montadoras que ofereçam um valor baixo nas revisões, já que, a tendência é que o carro rode bastante, o que faz com que as visitas às oficinas sejam mais frequentes. Dentre os modelos indicados para esse perfil de profissional, estão o Sandero, Gol, Palio, Classic, Citroen C3 e outros com motorização de até 1.4.

foodtruck shineray
Utilitários Shineray são uma opção para quem precisa unir trabalho e uso no dia a dia

Outra opção para quem quer escolher um carro que vai ser usado como um instrumento de trabalho são os modelos utilitários, como os fabricados pela Shineray, por exemplo. Eles são verdadeiras soluções quando falamos em versatilidade, principalmente para quem tem um negócio e precisa de um veículo que atenda às necessidades pessoais e da empresa, pois são econômicos, têm alta capacidade de carga, baixo custo de manutenção e podem trafegar em qualquer horário, mesmo nas vias com restrições para veículos pesados.

Leia também: 10 motivos para comprar um utilitário Shineray

Modelos de veículos voltados para a família

Se a ideia, ao escolher um carro, é proporcionar o conforto para a família, é preciso avaliar critérios específicos, e que variam de acordo com o tamanho de cada uma. Por exemplo, se você tem mais de um filho, os modelos maiores são os mais indicados, principalmente por conta das adaptações dos bancos na parte de trás, específicos para crianças. As famosas cadeirinhas infantis ocupam espaço, e, por isso, esse deve ser um dos pontos principais ao escolher um carro.

Além disso, é preciso pensar, também, nas viagens curtas, como nos feriados, e as mais longas, nas férias. Para quem tem crianças, deve ter, também, um carro com porta-malas grande, afinal, com os adultos na frente e os pequenos atrás, aonde mais poderiam ir as bagagens da família? Por isso, fique atento a esse quesito ao escolher um carro: pode não parecer tão importante no primeiro momento, mas ter o porta-malas grande é sinônimo de conforto e evita muitas dores de cabeça. Dentre os modelos que atendem a esses critérios, podemos destacar, por exemplo, o Citroen C4 Picasso, JAC J6, CrossFox, entre outras minivans.

carro com sete lugares
C4 Grand Picasso é uma das opções de modelos com 7 lugares

Agora, a gente sabe que o conceito de família vem mudando com o tempo, e existem aquelas que se diferenciam das mais tradicionais pela quantidade de filhos, ou então de irmãos, tios e avós que acabam dividindo o mesmo núcleo familiar. Assim como existem vários perfis de família, também há modelos que se destacam por oferecer conforto e atender a demandas diferentes, como é o caso do Kia Carnival, algumas versões do Kia Sorrento e o JAC J6 Turin, que possuem sete lugares.

Leia também: Concessionária ou oficina particular: onde fazer a revisão do meu carro?

Qual carro comprar para lazer?

Da mesma forma que algumas pessoas precisam escolher um carro baseado na sua atividade profissional, há, também, aquelas que querem ter o veículo na garagem apenas para os momentos de lazer, já que contam com outros meios de transporte durante a semana para o trabalho.

Nesses casos, pode-se deixar o rendimento e a economia no segundo plano, e focar no conforto do veículo. Para quem tem esse perfil e está em busca de modelos que atendam bem a essa demanda, o Corolla, Civic, BMW e outros carros de passeio podem ser boas opções.

O primeiro carro a gente nunca esquece

Quem não se lembra do primeiro carro que teve, ou já ouviu várias histórias na família sobre ele? Geralmente adquirido logo depois de tirada a carteira de motorista, o primeiro carro representa uma conquista, mas que, também, vem acompanhada de algumas batidinhas na garagem, por exemplo, não é mesmo? Afinal de contas, ninguém sai da autoescola um exímio motorista.

Exatamente por isso, nessas situações, o ideal ao escolher um carro é optar pelos seminovos. Além de mais baratos, e representarem um menor investimento, eles têm um custo mais acessível em relação ao seguro. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de escolher um carro pela primeira vez, já que, normalmente, ela acontece no começo da vida adulta, quando também há uma demanda de outros gastos. E economia nunca é demais, não é mesmo?

E você, já sabe qual é o seu perfil para acertar no momento de escolher um carro? Se ainda ficou com alguma dúvida, não deixe de escrever pra gente pelos comentários ou entre em contato por aqui e receba uma consultoria gratuita de um especialista, que irá te ajudar a escolher o modelo ideal para a sua necessidade. Até a próxima.

Leia também: Zero quilômetro ou seminovo? Descubra a melhor opção

Leia também: 6 argumentos para convencer quem não quer comprar um seminovo

Falar pelo WhatsApp