Ícone
Ícone

Guia completo: como aumentar o score em 6 meses

Conseguir um financiamento aprovado exige que você mantenha algumas atitudes simples no seu dia-a-dia para ter uma boa pontuação no seu score. Se você pretende financiar um automóvel, não tem como fugir: é importante ter um bom score. No post de hoje, nós vamos te ajudar a entender como aumentar o score para conseguir um financiamento de carro em 6 meses.

O score é uma ferramenta que atribui uma pontuação a cada consumidor baseada no seu histórico. O resultado dessa análise indica se o perfil tem risco de inadimplência ou não. Quanto maior o seu score, menor o risco, e é essa informação que bancos e financeiras usam pra decidir a concessão de crédito. Se você ainda tem alguma dúvida sobre o que é score, confira neste post os detalhes sobre o que é score.

Se o seu financiamento foi reprovado por conta de um baixo score, nós te ajudamos, neste guia, a descobrir como aumentar o score em 6 meses, seguindo algumas atitudes simples, fáceis e rápidas. Acompanhe!

#1 Limpe o seu nome

O primeiro passo é saber se seu nome está limpo, ou seja, se não há dívidas e restrições no seu CPF. É importante você acertar todas as pendências antes de qualquer coisa, pois ter nome limpo é o primeiro requisito para ter um financiamento aprovado. Além disso, se você teve passagem no SPC ou Serasa, isso vai influenciar na aprovação do seu crédito e, consequentemente, diminuir o seu score.

Se esse for o seu caso, seus esforços devem ser direcionados para regularizar a restrição ativa, para assim, começar a subir o score. Mas vale ressaltar, de acordo com o valor da dívida ou de quanto tempo ela é, você levará mais ou menos tempo pra voltar a ter um bom score.

Você pode descobrir se o seu nome está com restrição indo até o CDL da sua cidade.

#2 Compre a prazo

Muita atenção neste tópico, pois essa é a tática mais eficiente para aumentar o score! Se você está com o nome limpo, já poderá movimentar seu CPF normalmente e então, quando for fazer suas compras, programe-se para o parcelamento do valor final.

Mas por que isso é importante?

Por trás dos crediários das lojas, estão as instituições financeiras (Bradesco, Itaú, Santander, entre outros) e quanto mais você movimentar seu CPF com o parcelamento no crediário, essas organizações terão mais parâmetros pra avaliar seu perfil e assim, aumentando o seu score.

Se você não gosta de parcelar dentro do programa das lojas, no popular carnê, e usa somente o cartão de crédito, vale a pena rever essa decisão e parcelar, mesmo que pequenas compras, no crediário. O cartão de crédito não costuma aumentar de forma significativa o score.

Comprando parcelado no carnê você apresenta o seu perfil de movimentação para várias instituições financeiras – como Bradesco, Santander, Itaú, entre outros e na hora de comprar um carro terá mais chances de sucesso.

#3 Pague antecipado

Guia completo- como aumentar o score em 6 meses (2)

Pagar prestações antecipadas é uma atitude que prova para os bancos e financeiras que você é um bom consumidor. Vamos imaginar uma situação onde você já garantiu uma mercadoria no crediário. Por exemplo, comprou sapatos e parcelou sua compra em 5 vezes. Quando chegar o próximo mês, você pode pagar duas parcelas adiantadas, isso vai contribuir para o aumento do seu score e aumentar a possibilidade de aprovação de crédito. Esse tipo de comportamento sinalizará aos bancos que você é um bom pagador.

#4 Não atrase o pagamento das suas contas

Essa questão é fácil de solucionar. Se nós já descobrimos que o score aumenta com o parcelamento de contas e antecipação das parcelas, você tem que cuidar para realizar o pagamento sempre em dia. Fique atento aos prazos das suas parcelas para que não sejam pagas em atraso constantemente.

O atraso das parcelas traz a impressão de desorganização e portanto, um perfil com baixo score. Além do mais, ninguém gosta de pagar juros por atraso no pagamento, não é mesmo? Por isso, pague suas contas em dia.

#5 Bônus: Saiba como consultar seu score

Através do site da Serasa é possível consultar o seu score. Mas antes, leia este post com todo o passo a passo de como proceder.

Atenção: apenas a Serasa fornece o score publicamente. Se você viu propagandas de sites que prometem consultar e melhorar seu score de forma milagrosa, não caia nessa conversa. Esse tipo de oferta, em geral com solicitação de pagamento, é enganosa.

financimento-2

Concluindo

Ufa! Depois de toda essa informação, deu pra perceber que pra aumentar o score, o principal passo é um planejamento financeiro. Organizar suas contas e pagamentos fará com que você tenha um excelente perfil de consumidor e isso não válido apenas para a aprovação de um novo financiamento. Essas dicas são importantes para que você saiba como aplicar sua renda da melhor maneira possível.

Se ainda restou alguma dúvida ou se você tem alguma sugestão de planejamento financeiro pra configurar o perfil de um bom consumidor, escreva pra gente nos comentários.

Larissa Anselmo

 Larrissa Anselmo

SDR da Pemavel Veículos, formada em Design de Produto, especialista em veículos.

 

Saiba tudo sobre financiamento:

Falar pelo WhatsApp