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10 coisas que você não aprende na autoescola e pouca gente sabe

Até mesmo os condutores mais experientes passam por situações complicadas no trânsito. Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas que vão tornar a sua condução mais prática e te deixarão muito mais confiante ao dirigir. Essas dicas não são ensinadas na autoescola mas são essenciais em diversas situações.

Não importa: se você é um motorista iniciante ou um motorista experiente, fique atento às dicas! Vem com a gente 😉

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1 – Confira se os espelhos estão ajustados de maneira correta

Confira se os espelhos estão ajustados de maneira correta

Espelhos que não estão ajustados de forma correta resultam no famoso “ponto cego”, um perigo para quem acabou de sair da autoescola. Um ponto cego nada mais é do que um trecho da rodovia que você não consegue visualizar no espelho. Para eliminar o ponto cego, você deve ajustar os espelhos de forma que o seu carro não apareça no reflexo. O espelho retrovisor deve ser ajustado para que você possa ver totalmente a janela traseira do seu carro. Importante: ao ajustar os espelhos, você deve estar em sua posição normal de direção.

2 – Estacionar

Estacionar 2

Se você encontra dificuldades para estacionar, esta dica é para você. Quando o estacionamento for perpendicular, pare quando ver a calçada sob o espelho lateral. Dessa forma, a distância entre o carro e o meio-fio será mínima e você não arranhará o para-choque.

Quando estacionar em paralelo, certifique-se de não arranhar as calotas. Cole um pedaço de fita adesiva no fundo do para-brisa e pare quando a marca coincidir com a linha do meio-fio.

Dica: 10 dicas de manutenção que farão o seu carro durar ainda mais tempo

3 – Aprenda a secar os freios

secar os freios

Se você acabou de passar por uma via alagada é necessário ter atenção redobrada ao voltar com a utilização dos freios. Normalmente a água acaba entrando nos tambores de freio e molhando as lonas, deixando o sistema de freios do seu carro menos eficiente. Veículos com sistema de freios a discos encontram menos problemas, já que o sistema permite uma limpeza muito mais rápida das superfícies de atrito.

Mas, caso o seu veículo seja misto, vamos te ensinar um pequeno truque: andando em baixa velocidade, de preferência em primeira marcha, pise levemente no freio, fazendo as pastilhas encostarem nos discos e as lonas nos tambores. Com o atrito e o natural aumento da temperatura, eles irão secar rapidamente. Caso os freios sejam a tambor nas quatro rodas, esse procedimento é essencial para que voltem a funcionar, normalmente, o mais rápido possível.

4 – Tenha atenção com os carros à sua frente

Tenha atenção com os carros à sua frente

É importante ter o campo de visão amplo, prestando atenção não só nos carros estão bem a sua frente, mas também nos que estão mais longe na estrada. Os condutores de veículos mais altos (caminhões e ônibus) veem as situações da estrada muito mais claramente. Se eles começarem a mudar de faixa de uma só vez, é provável que tenham visto um acidente de carro ou um tipo diferente de bloqueio na estrada. Siga o exemplo e mude de pista também.

5- O carro não ligou? Peça ajuda aos faróis

Essa com certeza você não aprenderá na autoescola! Se você já teve dificuldade em ligar o seu carro de primeira no inverno, junte-se a nós. Isso acontece porque a bateria do veículo demora um pouco mais para esquentar em dias muito frios. Dica: ligue os faróis altos e o rádio, e aguarde enquanto eles ajudam a sua bateria aquecer.

6 – Ajuste o espelho retrovisor de acordo com o período do dia

Ajuste o espelho retrovisor de acordo com o período do dia

Muitos motoristas não sabem, mais um espelho retrovisor padrão oferece dois tipos de visualização: modo diurno e modo noturno. Para evitar que a luz dos faróis atrás de você prejudiquem a sua visão, mude o ângulo do espelho puxando a alavanca para baixo.

7 – Fique atento a velocidade

Nas aulas da autoescola os instrutores não cansam de repetir: respeite a velocidade máxima. Porém, o que pouca gente sabe é que em uma estrada reta, a velocidade parece ser duas vezes menor do que realmente é, por isso, fique atento as curvas e não esqueça de reduzir a velocidade. Muitos casos de derrapagem são em decorrência da falsa sensação de baixa velocidade.

8 – Direção

ultrapassagem

Enquanto você é um motorista iniciante, é importante dirigir apenas na faixa da direita. A faixa da esquerda deve ser usada somente em casos de ultrapassagem. Quando você estiver confiante e mandando super bem na direção, a ultrapassagem vai ser algo natural. Outra dica importante para quem é motorista iniciante é esperar para encarar o trânsito pesado. Treine muito em lugares calmos e assim que se sentir seguro, encare o desafio de dirigir em um trânsito agitado. É normal sentir certa insegurança, mas depois que passar por isso, perceberá que dirigir não é tão complicado quanto parecia.

9 – Domine a embreagem

Essa é clássica! Um bom motorista é conhecido pela habilidade em dominar com perfeição a embreagem. A embreagem é um disco que recebe a força do motor e a transfere para os eixos. Quando o pedal da embreagem é acionado, esse disco deixa de ter contato com o motor.

A embreagem deve ser usada apenas para dar partida no carro, trocar as marchas e um pouco antes de parar o veículo, evitando que o carro “morra”.

A sensibilidade do quanto você deve pisar, em que momento retirar o pé da embreagem, a relação com o pedal da aceleração e outros macetes você só vai dominar com a prática. Portanto, se você for um motorista iniciante, evite distrações e preste atenção nos possíveis trancos e ruídos que acontecem ao trocar de marcha.

10 – Ajuste do banco

Os carros mais modernos oferecem uma grande diversidade de ajustes que podem ser feitos no banco. Além de conforto, o mais importante é garantir que os seus movimentos sejam realizados sem dificuldade. Deixe o banco em um ângulo de 100 a 120 graus, nem muito inclinado e nem muito reto, para que os músculos não fiquem tensos.

Quanto à distância do banco para o painel, você precisa considerar que os braços não podem nunca estar totalmente esticados para pegar o volante, e nem as pernas totalmente esticadas quando os pedais são pisados até o fundo.

E você, tem mais alguma dica que a autoescola não ensina? Escreva pra gente nos comentários e não esqueça de compartilhar o post com seus amigos nas redes sociais.

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