Uma verdade incondicional: os Brasileiros, em sua grande maioria, são apaixonados por carros e gostam de estar por dentro de todos os lançamentos, preços e curiosidades sobre carros.

Neste post vamos falar os fatos mais interessantes do mundo automobilístico, para quem ama e tem curiosidades sobre carros. Vem com a gente!

1- Você sabe qual foi o primeiro carro a chegar no Brasil?

O primeiro carro a chegar em terras brasileiras foi um Daimler, um dos primeiros protótipos de um veículo automotor e movido por vapor. A invenção foi trazida por ninguém menos do que Henrique Santos Dumont, irmão de Alberto Santos Dumont em 1893 – 7 anos depois do primeiro patenteamento de um carro com motor de combustão interna.

Leia também: 7 coisas que você não deveria fazer com câmbio automático

2- Já pensou dirigir sem volante?

Essa é uma das curiosidades sobre carros que pouca gente sabe. Os primeiros carros possuíam alavancas parecidas com um joy stick, em vez do tradicional volante. O Benz Patent- Motorwagen de 1886, é um exemplo desse modelo de direção.

Foi somente em 1894 que alguém deu à luz a ideia da direção circular como conhecemos hoje. O inventor era um francês de nome Alfred Vacheron que implementou o protótipo de um volante em seu “carro-carruagem”, o Panhard et Levassor. A empresa fabricante tomou conhecimento da eficiência dessa direção e, quatro anos depois, já estava produzindo veículos com volantes.

Dica: Você gosta de cinema? Então veja os Filmes sobre carros: Os longas imperdíveis para quem é fã de veículos!

3- Dirigir sem retrovisor é possível?

Não dá para imaginar trafegar com um carro sem retrovisores, certo? O que poucos sabem é que esses espelhos tão indispensáveis só foram inventados em 1906 por um francês chamado Alfred Faucher. Antes disso, ninguém tinha visão da movimentação vinda de trás e era necessário ter intuição e imaginar a aproximação de outros veículos contando apenas com os ouvidos.

4- Qual o carro mais rápido do mundo?

O Koenigsegg Agera RS é atualmente o detentor do recorde de carro mais rápido do mundo, tendo desbancado o antigo grande campeão Buggati Veyron. O Agera atinge impressionantes 446km/h.

Porém, existe um carro supostamente mais rápido. O Hennessey Venom F5 diz conseguir atingir a marca dos 480km/h. Se isso for verdade, esse é o verdadeiro campeão de velocidade entre os carros, mas ainda falta o Guinnesss Book reconhecer o recorde. Quem gosta de velocidade com certeza vai adorar estas curiosidades sobre carros.

5- Você conhece o carro mais barato do mundo?

Por muitos anos o carro mais barato era o Lada, um simpático carrinho construído na Rússia. Porém, recentemente ele perdeu o posto de mais barato do mercado para o indiano Tata Nano. Atualmente, o Tata Nano, é o mais em conta, atingindo o preço de até 2,5 mil dólares. Porém, o Nano foi aposentado do mercado indiano devido a graves problemas de estrutura e confiabilidade.

6- E o carro menor do mundo, você sabe qual é?

Para quem ama o mundo automobilístico e quer saber mais curiosidades sobre carros: o menor carro é o inglês Wind UP. Ele já entrou para o Guinness Book e tem 104 centímetros de altura, 129 centímetros de comprimento, 66 centímetros de largura e pode chegar a 60 km/h.

7- Carros pretos

Essa é uma das curiosidades sobre carros que quase ninguém sabe. O primeiro carro movido à gasolina foi fabricado pela Ford em 1893. Uma década depois, a invenção começou a ser produzida em série, trazendo uma verdadeira revolução nos custos dos automóveis.

Foram mais de 15 milhões de unidades vendidas entre 1908 e 1927, mas havia algo curioso: todos eram pretos. A explicação dada pela Ford fazia todo sentido: os pigmentos pretos eram mais baratos e secavam mais rápido, o que reduzia consideravelmente o preço final do veículo.

8- Nunca tome uma multa na Suíça

Se está preocupado em pagar multas acima de R$ 1.000,00 no Brasil, esse valor não chega nem perto da maior delas. Na Suíça, o preço da multa é determinado de acordo com a renda da pessoa e uma por excesso de velocidade custou US$ 1 milhão.

Ainda sobre as curiosidades sobre carros na Suíça: é proibido lavar o carro aos domingos.

9- Som no carro

A maioria das pessoas adora curtir uma boa música no carro. Mas esse simples prazer só existe porque um americano, George Frost, decidiu instalar um rádio em seu Ford no ano de 1922.

Ele tinha 18 anos e queria apenas rodar por aí com uma trilha sonora ao fundo. Após cinco anos da invenção de George, a empresa Philadelphia Storage Battery Company começou a produzir os primeiros rádios automotivos. Para quem tem hoje uma central multimídia no veículo, um rádio pode parecer algo simples demais, mas naquela época foi uma grande inovação.

10- Fusca, o carro do Brasil

Um dos carros mais amados no Brasil por muitos anos, o Fusca, foi implantado pelo ditador Adolf Hitler para ser um carro popular. Sem dúvidas, o modelo ficou bastante famoso e até protagonizou filmes. O que poucos sabem é que o design do Fusca foi elaborado pelo judeu Josef Ganz.

Outra curiosidade sobre o Fusca: um Celta demora em média 12 horas para ser fabricado, já o Fusca demorava 42 horas para ficar pronto.

Concluindo

Depois de descobrir todas essas curiosidades sobre carros, é bem provável que você tenha se surpreendido com algumas delas, não é? Aproveite a empolgação e leia o nosso texto sobre a História do Automóvel no Brasil. Você vai adorar a leitura.

Se você gostou do texto sobre as curiosidades sobre carros, não deixe de passar em nosso blog e divulgar o nosso conteúdo em suas redes sociais. Até mais!