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4 segredos sobre carros 0KM que ninguém quer que você saiba (o último vai te deixar perplexo)

Seja na vida pessoal, ou profissional. Para alguém, de alguém, por alguém, sobre si ou para si. Sem querer, por querer, o fato é que isso é igual para todos. De pessoas físicas a jurídicas, da fórmula do refrigerante ao sigilo nos processos corporativos: todo mundo guarda um segredo.

E o post de hoje foi feito para falar dessas coisas que existem, mas que ninguém costuma trazer à tona. Você desconfia quantas manobras estão por trás de uma venda de um carro zero, por exemplo? Quanto e quem realmente sai ganhando quando você troca o seu seminovo por um lançamento? Se você quer fazer um bom negócio e saber quais são os segredos sobre carros 0 km que quase ninguém sabe, e muito menos revela, acompanhe.

#1 Sabe as garantias oferecidas pelas concessionárias? São as fábricas que pagam e as concessionárias ganham com isso

 Que a garantia de fábrica funciona como um chamariz para os clientes que sonham em comprar um carro zero, não é novidade. Afinal de contas, quem não quer fazer um investimento alto e ter certeza que está amparado caso o veículo apresente problemas?

Agora, o que parece ser uma vantagem para o consumidor é um excelente negócio para as concessionárias, e esse é um dos maiores segredos sobre carros que ninguém quer que você saiba. Toda vez que um veículo, que está na garantia, apresenta um problema mecânico ou elétrico, como no rendimento, no motor, etc, apesar de a concessionária vender o discurso de “nós arcamos com o prejuízo”, na verdade, ela não paga por ele.

Por trás dessa garantia está a fábrica, que repassa para a autorizada os custos do conserto, com uma margem de lucro, e é aí que ela sai ganhando.

A mesma lógica serve para as revisões programadas. Quem nunca se assustou com orçamentos das revisões feitos pelas concessionárias que comece a economizar os quilômetros rodados para não doer no bolso. Acontece que os mecânicos trabalham com comissão, ou seja, a cada peça vendida, há uma grande margem de lucro por trás, o que, é claro, encarece – e muito – o custo para o cliente.

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#2 Sabe aquele carro dos sonhos, importado, com acessórios de fábrica?  Alguns modelos podem perder até 50% do valor em um ano 

Esse é um daqueles segredos sobre carros que todo mundo quer deixar esquecido em uma gaveta trancada, de preferência sem chave.

Quando alguém compra um carro do ano, importado e do jeito que sempre quis, espera que o seu investimento seja compensador, não apenas pela realização do sonho em si. Afinal de contas, o modelo não é popular, e por isso não sofre tanto com a desvalorização do mercado, certo? Nem em partes. Errado, mesmo.

É comum, por exemplo, que conversíveis e outros modelos importados carreguem uma ‘maldição’, com desvalorizações que podem chegar a 50% em um ano de uso. Esse é ou não é um dos segredos sobre carros mais temidos pelas concessionárias?

#3 O país tem os automóveis mais caros do mundo e o ‘custo Brasil’ não é o único culpado 

4 segredos sobre carros 0KM que ninguém quer que você saiba

Você já sabe das altas taxas de impostos sobre qualquer produto no Brasil, e que elas acabam sendo umas das mais altas no mundo, não é mesmo? Por isso, o lógico é pensar que essa é a razão dos carros zero serem tão caros, se comparados a outros países. Mas será que é isso, mesmo, ou existem segredos sobre carros por trás dos custos que tanto pesam no bolso do consumidor brasileiro?

Executivos do setor dizem que os maiores lucros das montadoras no mundo são no Brasil. Em alguns modelos, ditos populares, a margem das fábricas chega a ser de até 30% sobre o valor total do carro. A conta é simples: considerando que um veículo custe R$50 mil para o consumidor, e que a porcentagem de imposto também gira em 30%, o custo de produção do modelo ficaria em R$ 35 mil. Mas você deve estar se perguntando, então, o porquê da diferença do valor, certo? Pois bem, em um carro com o valor de R$50 mil, o lucro é de R$15 mil para a montadora.

A margem assusta, e, como falamos, é uma das mais altas no mundo todo. E é exatamente essa taxa de lucro que nos leva ao último e maior dos segredos sobre carros.

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#4 As concessionárias usam sua margem de desconto para pagar mais no seu carro – e isso é uma ilusão (INFOGRÁFICO) 

Como é natural em qualquer setor, quanto maior a taxa de lucro, mais caro o produto, mas, também, maior é a margem de negociação que uma empresa tem para fechar negócio. É aquela velha história: oferecer um preço acima para dar ao consumidor uma sensação de ter conseguido um bom desconto no produto.

Com as concessionárias, isso não é diferente. Todos os modelos de carros chegam às lojas com uma margem definida para negociação, já que a ilusão na redução do preço funciona como um verdadeiro incentivo para a decisão de compra, aquele “empurrãozinho” na hora de dizer “vou levar”.

Agora, será que as concessionárias, realmente, oferecem essa margem ao cliente quando este chega na loja para trocar de carro? 

“Tabela FIPE na troca”, “Pagamos acima da FIPE pelo seu carro na troca”, “As melhores taxas na troca por um zero”. Frases de efeito não faltam para atrair quem quer trocar o seu seminovo por um 0km. Mas quais dos segredos sobre carros elas escondem?

É simples: supondo que você se interesse por um modelo que tem o valor de venda de R$ 60 mil, mas que, por conta da margem de negociação, pode chegar a ter até R$ 8 mil de desconto. Se você for pagar à vista ou negociar, é provável que consiga comprar o carro por R$ 52.000.

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Mas a gente sabe que, na grande maioria das vezes, os negócios fechados nas concessionárias são trocas de um seminovo pelo 0km, e é aí que você pode ser levado a pensar que está fazendo um bom negócio.

Vamos supor que o seu carro para troca esteja avaliado, pela tabela FIPE, em R$ 30 mil. Logo, a diferença, contando com a margem de desconto, deveria ser de R$ 22 mil, certo? Deveria, mas não é bem isso que acontece. E é exatamente por isso que esse é um dos maiores segredos sobre carros que as concessionárias não querem que você descubra.

Na troca de carro, elas usam a margem de desconto que o veículo possui para poder ter lucro no seu seminovo, afinal de contas, ele não interessa para o negócio, e precisa ser passado para frente. Para pagar a tabela FIPE na compra do seu carro, a concessionária precisa levar em consideração que terá que revendê-lo, e ainda ganhar com o negócio, portanto, na troca de seminovo por um 0km, a margem de desconto é definitivamente descartada, ou reduzida drasticamente.

Como muitas pessoas nem sabem que existe essa margem de desconto nos modelos, acabam trocando de carro nas concessionárias, achando que fizeram um bom negócio pelo valor pago da tabela FIPE, ou acima dela, enquanto poderiam, realmente, sair ganhando com a negociação ao vender o seminovo para um particular e usufruir da margem total oferecida na compra sem troca de carros zero.

Por isso, não se engane: nenhuma montadora entra no mercado para perder dinheiro. Pelo contrário, a ideia é sempre ganhar, basta você decidir se vai ser sobre a sua compra ou não.

Tá confuso sobre como isso acontece? Então veja mais detalhes neste infográfico produzido pela Pemavel: 

infografico- 4 segredos sobre carros 0KM que ninguém quer que você saiba

Vale lembrar: existem concessionárias transparentes neste sentido, mas são exceção à regra.

Se você quiser saber mais sobre negociações, leia neste post como funciona a avaliação de um carro em uma loja de carros seminovos. Não deixe de contar nos comentários se você já conhecia esses segredos sobre carros zero! Se ficou com alguma dúvida, escreva nos comentários também 😉

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