Adquirir um veículo pode ser um sonho ou pesadelo, tudo isso vai depender de como você cuida do seu carro. A seguir, separamos algumas situações que devem ser evitadas por você, que quer manter o carro novo por muito mais tempo. Confira:

1 – Ignorar a luz de verificação do motor

Ignorar a luz de verificação do motor pode resultar em sérios problemas e reparos que, na grande maioria das vezes, custam caro. O menor dos problemas indicados pelo acionamento da luz, é um alerta para um problema no motor que pode estar influenciando no gasto excessivo de combustível. Então, se você quer manter o carro novo por muito mais tempo, fique atento às luzes do motor.

2- Não realizar a verificação periódica dos fluídos

Muitos fluídos são necessários para a correto funcionamento e proteção dos sistemas e componentes do veículo. Verificar regularmente os níveis de fluídos, junto aos filtros, ajuda a garantir que o carro funcione de maneira confiável, aumentando a vida útil dos componentes.

3- Ignorar o estado dos pneus

Uma boa manutenção dos pneus é essencial para que o desempenho do seu veículo permaneça eficiente por um longo período de tempo. Existem vários fatores internos e externos que são responsáveis por trazer desgastes e prejuízos no decorrer do uso, um destes fatores estão relacionados com a calibragem e pressão dos pneus.

A calibragem deve estar sempre em dia, já que a baixa pressão pode, entre outros problemas, acelerar o desgaste dos pneus, e fazer com que o carro consuma mais combustível ou que haja perda de estabilidade nas curvas. Você sabia que uma má calibração pode indicar até 20% de consumo de combustível a mais? Pois é, é por isso que os fabricantes determinam o calibre dos pneus que são adequados para cada tipo de veículo, sendo assim verifique qual é o mais adequado para o seu, normalmente você encontra essa informação no manual do seu carro. Além disso, é importante que, antes de viagens em alta velocidade, o motorista ajuste a pressão dos pneus com eles frios e o veículo já carregado.

Leia também: Os lançamentos mais aguardados de 2019

Uma outra dica importante para você que quer manter o carro novo diz respeito às influências do peso dos veículos no desempenho dos pneus. Não é incomum que em alguns momentos você tenha que dirigir com o seu carro lotado, em condições de carga máxima. Porém, é importante que isso não vire uma rotina, pois o carro cheio todos os dias pode deformar os pneus e ainda ocasionar problemas na suspensão e na embreagem do veículo. Além disso, não se esqueça que a manutenção preventiva de freios, molas e rolamentos é muito importante e vão ajudar a manter o carro novo.

4- Não realizar adequadamente um cronograma de revisão

Como sabemos, muitas peças e componentes do carro se desgastam ou ficam danificados ao longo do tempo, por isso os veículos precisam ser periodicamente assistidos, para um desempenho ideal. Inspeções de rotina e reparos pontuais ajudarão a manter o carro novo, além de auxiliar nos reparos futuros.

A validade da revisão pode ser medida tanto pelo tempo de uso do veículo, como pela quantidade de quilômetros rodados. De acordo com a quilometragem, por exemplo, recomenda-se que seja feita a cada 10.000 quilômetros. É importante verificar também as recomendações especificadas pela montadora do veículo.

Além da realização constante da revisão nos veículos, também é de suma importância que, principalmente os motoristas que utilizam o carro diariamente, façam também a manutenção preventiva antes de longas viagens, por exemplo.

Saiba quais itens devem ser checados na manutenção preventiva para manter o carro novo:

– Nível do óleo do motor

– Filtro de combustível

– Filtro de Ar

– Filtro do Ar-condicionado

– Luzes

– Pneus

– Água do radiador

– Freios

– Alinhamento

– Elétrica

A revisão do carro e a manutenção preventiva, além de deixarem o seu veículo em perfeito estado para uma viagem e para o uso cotidiano, permitem que você dirija com toda a tranquilidade e segurança.

5- Mantenha o veículo limpo

Se você quer saber como manter o carro novo, esta dica é fundamental. Levar o veículo para revisões e fazer a manutenção básica nas datas corretas, como trocar o óleo, são itens básicos para quem gosta de cuidar do carro. Mas mantê-lo limpo também é fundamental para quem se preocupa com a conservação.

Substâncias como barro e terra acumulados podem provocar pequenos arranhões na pintura, nos faróis e vidros. Sujeiras como excrementos de aves, devem ser imediatamente removidas pois podem queimar a pintura. As vantagens em manter o carro limpo vão além de estético e conforto, uma lavagem regular mantém a limpeza dos para-brisas, dos retrovisores e das luzes de sinalização, garantindo que, em todas as situações, o motorista esteja seguro para tomar decisões enquanto dirige.

6- Dirija com cuidado

Dirigir com segurança, manter o veículo em boas condições de operação e conduzi-lo de forma a nunca perder o controle são excelentes dicas para manter o carro novo. Por isso, é importante fazer revisões periódicas, se habituar à maneira correta de guiar o carro e também e ficar atento ao funcionamento dos equipamentos de segurança.

Uma situação comum é a de motoristas que colocam o veículo em ponto morto quando dirigem sobre declives suaves, controlando a velocidade apenas com o freio. A prática, no entanto, não é segura e deve ser evitada. A famosa “banguela” diminui a estabilidade do carro e prejudica o controle se uma freada brusca for necessária. O recomendado é que se mantenha o automóvel engatado na marcha lenta, fazendo uso do freio motor.

Agora que você já sabe o que evitar, que tal aprender um pouco mais sobre dicas de manutenção que farão o seu carro durar mais tempo? Lembrando que se você gostou do nosso artigo, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais. Até mais!