Você consegue se lembrar de quando o celular servia apenas para fazer ligações? Nessa época, a grande revolução da telefonia móvel foi o envio de SMS, e aplicativos de trânsito nem sonhavam em existir. Era incrível ter a possibilidade de mandar mensagem de texto para outro aparelho, a qualquer hora.

Depois, veio a internet, e, com ela, os telefones celulares começaram a ganhar outras funções associadas às ligações e mensagens. Pouco a pouco, os aparelhos foram diminuindo de tamanho e aumentando a sua capacidade, até chegarmos aos dias de hoje.

Aliás, você também fica angustiado quando esquece o seu celular em casa? Ou sente aquele frio na espinha toda vez que o procura na bolsa e não o encontra? Fique tranquilo, porque, afinal, quem, hoje em dia, já não se rendeu às vantagens que os smartphones proporcionam para a rotina?

Além de mensagens instantâneas, redes sociais, e-mail, agenda, os smartphones também facilitam o dia a dia em quatro rodas. Quer entender como? No post de hoje, nós listamos 10 aplicativos de trânsito que quebram o galho de qualquer motorista. Vamos lá?

#1 55 Guinchos

melhores aplicaticos para trânsito (4)

Ninguém deseja que o carro pare de funcionar de uma hora para outra, principalmente no trânsito, não é mesmo? Mas acidentes acontecem, e, nessas horas, as pessoas que não têm seguro se dão conta de que não possuem o número de um guincho na agenda.

Esse é o tipo de contato que a gente só sente falta quando precisa, e, acredite, ser atendido de forma rápida faz toda a diferença no caso de incidentes com o carro, principalmente na estrada.

Pensando nisso, o app 55 Guinchos, disponível para Android, oferece a comodidade de acionar o serviço pelo celular. Além do guincho, o motorista pode solicitar serviços de troca de pneus, recarga de bateria, chaveiro entre outros.

#2 Diário do Carro

Tem muita gente que trata o carro como filho, certo? Por isso, não é de se estranhar que exista um aplicativo de trânsito especialmente pensado para quem deseja ter todas as informações sobre o seu veículo na palma da mão.

O Diário do Carro é um app gratuito, disponível para sistemas Android e iOS, e a partir do momento do cadastro, ele avisa quando é preciso licenciar e pagar o IPVA, se existe alguma multa, etc. Super prático, né?

#3 Postos Brasil

Em tempos de crise, toda economia é bem-vinda, não é mesmo? Quando falamos de combustível, então, qualquer redução no valor total do tanque conta! Isso porque, para muitos brasileiros, o carro é o instrumento de trabalho, e as paradas nos postos de gasolina são constantes, ou seja, fazem parte da rotina. E aí, a história é sempre a mesma: tanque cheio, bolso vazio.

Por isso, se você quer economizar, basta baixar o aplicativo para trânsito “Postos do Brasil”, disponível para iOS. Com uma simples consulta pelo GPS, você sabe qual o posto tem o litro da gasolina e etanol mais em conta para encher o tanque.

Leia também: O que é preciso para tirar CNH? Saiba tudo neste texto

#4 Onde parei?

Quem nunca perdeu o carro em um estacionamento de shopping ou supermercado? Esses locais até têm símbolos e indicações que diferenciam as vagas e os andares, mas os motoristas acabam não memorizando e, na hora de voltar para casa, começa o labirinto e a corrida contra o tempo – porque, muitas vezes, os estabelecimentos estão prestes a fechar.

Agora, com o aplicativo para trânsito “Onde Parei”, se perder é uma questão de escolha. Isso porque, ao estacionar o carro, basta selecionar a localização no mapa, fazer anotações sobre pontos de referência e pronto: carro encontrado.

#5 Let’s park

melhores aplicaticos para trânsito (1)

Segurança é algo que, cada vez menos, se sente nas cidades, e no trânsito não é diferente. Exatamente por isso, estacionar na rua acaba não sendo mais uma opção viável, principalmente para quem usa o carro em horário comercial, para trabalho, e, por isso, carrega mochilas, computadores e outros materiais de valor nos veículos.

Se você também não gosta de deixar o carro na rua entre um compromisso e outro, e nem tem tempo de ficar rodando para procurar estacionamentos pagos, o aplicativo de trânsito “Let’s Park” é uma mão na roda.

Ele funciona com a colaboração de motoristas, que marcam valores e horários de funcionamento de estacionamentos mais próximos da localidade desejada.

Leia também: Na hora da compra, qual é o melhor: carro 8 ou 16 válvulas?

#6 Álcool ou gasolina, chefia?

melhores aplicaticos para trânsito (3)

Sabe aquela velha história de escolher um posto de combustível e, antes de falar com o funcionário, ficar fazendo contas mentalmente para saber se vale mais a pena encher o tanque com etanol ou gasolina?

Para quem gosta de ter todas as soluções na palma da mão, o aplicativo de trânsito “Álcool ou Gasolina, chefia?” não pode faltar no seu smartphone. Com ele, basta inserir o valor do litro de ambos os combustíveis que a conta é feita automaticamente – e a economia no seu bolso por fazer a escolha certa, também.

#7 Carango

Esse é outro aplicativo de trânsito para quem é metódico e gosta de ter o controle sobre todos os dados do seu carro.

Com o “Carango”, é possível fazer o gerenciamento de informações como a quilometragem, consumo de combustível, manutenções, custo médio por distância, distância percorrida despesas e serviços. Além disso, se você mantiver ativo o alerta e lembrete, ele avisa quando é tempo de fazer troca de óleo, revisões e substituições de pneus, por exemplo. O app está disponível para smartphones Android.

Leia também: 8 truques de limpeza incríveis pra deixar seu carro impecável

#8 Waze

Por último, mas não menos importante, o queridinho de todos os motoristas. O Waze é mais do que um aplicativo de trânsito: é uma comunidade de mapeamento que abrange GPS, indica sempre o melhor caminho e informações em tempo real sobre o tráfego da sua região.

O grande diferencial desse aplicativo de trânsito é a sua interface, parecida com a de um GPS padrão, e está disponível para Android e iOS.

Use aplicativo de trânsito, mas apenas com o carro estacionado

Viu como é simples melhorar a rotina ao volante com a tecnologia? Mas, preste atenção: use o smartphone para consultar informações só quando o carro estiver estacionado, e, no caso dos apps de GPS, o celular precisa ficar fixado no painel para não atrapalhar a direção.

E então, qual aplicativo de trânsito você já conhecia? Ficou com vontade de baixar algum? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.