Ícone
Ícone

Concessionária ou oficina particular: onde fazer a revisão do meu carro?

Sabe aquela conversa de que, ao comprar um carro, você deve pensar não somente no valor do veículo, mas, também, nos outros custos atrelados a ele, e que envolvem manutenção? Pois é, não adianta ignorar: mais dia menos dia, a quilometragem vai indicar que é chegada a hora de fazer a revisão.

Esse é mais um dos custos que envolvem ter um carro, já que, assim como qualquer outra máquina, ele precisa de alguns ajustes e reposições com o passar do tempo – e você quer que o seu amigo de quatro rodas esteja sempre com o melhor rendimento, não é mesmo?

Mas já que não há como protelar a revisão, fica a dúvida: onde fazer a revisão do meu carro? Será que  em uma concessionária autorizada ou o seu mecânico de confiança pode assumir todas as checagens do carro? Se essa também é uma dúvida sua, no post de hoje vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de ambas as opções. Assim, você pode escolher a melhor forma e onde revisar o carro, tanto para o veículo quanto para o seu bolso. Vamos lá?

Concessionária autorizada é o melhor local para fazer revisão?

Existem duas situações em relação à escolha de onde revisar o carro. A primeira diz respeito à data da compra do veículo, portanto, fique atento: uma vez que ele seja novo, entra em cena a garantia. Geralmente, as montadoras dão garantia de fábrica de um ano, desde que todas as intervenções, inclusive as revisões, sejam feitas nos pátios autorizados. Dessa forma, há a segurança para o proprietário de que, seja qual for o problema que o carro venha a apresentar, ele será solucionado.

Leia também: 5 erros com carros mais comuns que você pode estar cometendo

Por isso, se o seu carro ainda está assegurado pela montadora, não há o que discutir: quando a quilometragem indicar a necessidade de revisão, ela deverá ser feita nas concessionárias indicadas pelo fabricante para que a garantia continue vigente.

Agora, se o seu veículo é um seminovo, ou não está na garantia, surge outra possibilidade de onde revisar o carro, e é sobre ela que vamos falar agora.

Mecânicos particulares podem fazer a revisão do seu carro?

Concessionária ou oficina particular - onde fazer a revisão do meu carro (2)

Médico, eletricista, pedreiro, dentista e mecânico. Estão aí profissionais que, comumente, acabam nos acompanhando uma vida inteira –  e não é raro quando eles passam a atender nossos amigos e familiares por indicação.

Isso porque são profissões que demandam um nível de conhecimento técnico e confiança muito grande na relação de prestador de serviço e contratante. No caso do mecânico, por exemplo, é comum que as pessoas se questionem se podem, ou não, acioná-lo na hora de escolher onde revisar do carro.

Não existe uma resposta única para essa questão. Isso porque tudo vai depender de cada caso. Dentre as coisas básicas que são vistas em uma revisão de carro estão as checagens de água do radiador, desgaste de peças, óleo, filtro do ar, faróis, pneus, lanternas, entre outras. Portanto, é preciso saber se a oficina do seu mecânico de confiança está preparada para fazer todos esses procedimentos, e se pode, por exemplo, solicitar à fábrica peças para reposição, se for preciso.

Leia também: Quais fatores considerar na hora de escolher a loja para comprar seu carro usado

Leia também: Descubra os 5 maiores mitos sobre carros

Atente-se a essa questão, já que as reposições devem ser feitas com peças originais, adequadas para o modelo do seu carro.

Ao escolher onde revisar o carro, uma das grandes vantagens nas oficinas particulares, em relação às concessionárias autorizadas, é a diferença de valores que são praticados pelos serviços prestados. Enquanto nos locais indicados pelos fabricantes, todos os procedimentos têm um preço tabelado, e, geralmente, são altos, diretamente com um mecânico você pode fazer diversos orçamentos, e a revisão terá um custo de acordo com os valores adotados pelo mercado. Em oficinas de concessionárias os valores chegam a ser 80% mais caros de que oficinas particulares.

Mas, de novo, fique atento: caso não tenha um mecânico de confiança, não se deixe atrair por ofertas muito abaixo da média, já que, assim, você corre o risco de contratar, literalmente, gato por lebre. Não é incomum casos de pessoas que escolheram aleatoriamente o local onde revisar o carro e, tempos depois, o veículo acabou apresentando problemas devido à mão de obra mal feita e até mesmo reposição de peças piratas.

Na hora de definir onde revisar o carro, use os mesmos critérios que adota para escolher outros profissionais e serviços: preço, qualidade, confiança e garantia de segurança. Combinado? Se você ainda ficou com dúvidas, não deixe de escrever pra gente pelos comentários e até a próxima.

Leia também: 10 dicas essenciais de revisão para motoristas iniciantes

Falar pelo WhatsApp