Ícone
Ícone

Financiamento atrasado de carro: o que fazer com parcelas não pagas

Você tinha o sonho de trocar de carro, fez o planejamento financeiro dos próximos anos e decidiu que era a hora, já que as parcelas do financiamento cabiam no seu bolso. Tudo ia bem, até que a crise econômica bateu à porta, afetando diretamente o seu orçamento. Ao final do mês, chegam as contas a vencer e a falta do dinheiro para quitá-las, e o que parecia ser um período de instabilidade acaba virando uma verdadeira bola de neve. Nesse cenário de pouca verba, o que muitas pessoas costumam fazer é uma escala de gastos mais importantes para a sobrevivência. Têm prioridade a conta de luz, o supermercado, o plano de saúde, e o financiamento do carro acaba ficando para segundo plano. Se essa história lhe é familiar, saiba que você não está sozinho. O número de brasileiros que possui financiamento atrasado de carro aumentou nos últimos anos.

A questão é que, ter o financiamento atrasado de carro pode trazer transtornos para quem deixa os boletos de lado por alguns meses, podendo representar, até mesmo, a perda do veículo para o banco ou financiadora, a famosa busca e apreensão de veículos. E como ninguém quer sair no prejuízo, é preciso conhecer as opções viáveis no caso de atrasar parcelas do seu financiamento. Quer saber quais são elas? Acompanhe.

#1 Refinanciar o carro

O ideal é, assim que você notar que não vai dar conta de continuar pagando o financiamento, comunicar ao banco ou instituição a situação a fim de renegociar a dívida. Uma das saídas dessa negociação é o refinanciamento do veículo. A ideia é recalcular os valores devidos para ter um prazo maior para a quitação, e, assim, diminuir o valor das parcelas, de forma que elas caibam no bolso de quem está passando por dificuldades financeiras.

Vale lembrar que nesta opção, você, invariavelmente, pagará ainda mais juros até o final do seu financiamento.

#2 Pagamento com a devolução do veículo

Outra opção, mais drástica, e escolhida por quem não tem outra forma de quitar o financiamento atrasado de carro, é a entrega do veículo à instituição como forma de pagamento pelos atrasos. Dependendo do acordo, anula-se a dívida do veículo, que, posteriormente, vai a leilão – normalmente, com um valor abaixo de mercado. A grande desvantagem desse tipo de negociação é que o valor pago até então pelo veículo é perdido, representando um prejuízo financeiro.

Se o valor arrecadado no leilão não cobrir a dívida, você ainda ficará com saldo devedor junto a instituição financeira.

Leia também: 3 soluções para você trocar o seu carro financiado

#3 Trocar por um carro mais barato

Financiamento atrasado de carro (2)

É claro que você fez as contas e assumiu um financiamento ciente da dívida em médio prazo, mas, infelizmente, as coisas podem mudar, fazendo com que a parcela pese – e muito – no seu orçamento. Nesses casos, a saída é deixar de lado o sonho do carro novo, do modelo ideal e apostar na troca por outro veículo com o valor mais baixo. Você pode escolher um seminovo em uma concessionária, por exemplo, que demande menos manutenção, tenha melhor rendimento e com valor razoável e que se enquadra dentro das suas possibilidades atuais. No final das contas, essa é uma alternativa menos drástica, já que você apenas fará uma troca, mas não vai ficar sem um carro.

Com parcelas atrasadas, ao optar por trocar seu veículo por outro de menor valor, você entrega o seu carro, que será quitado pela loja de carros junto ao banco, e o valor que sobrar será usado como entrada no seu novo carro – de preço e parcelas mais baixas.

#4 Repassar o financiamento atrasado de carro

Essa pode ser a solução mais indicada para quem quer se livrar do financiamento atrasado de carro. Mas, para vender um veículo nessas condições, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro deles é não esperar muito tempo para tomar a decisão de passar o bem e a dívida para um terceiro. Isso porque, as instituições costumam entrar com uma ação de busca e apreensão ou de reintegração de posse a partir da terceira parcela em atraso, já que, durante o financiamento, o dono legal do veículo é a financiadora. Se isso acontecer, portanto, o carro fica bloqueado, e você não poderá vendê-lo.

VENDA-E-RECEBA-À-VISTA

Por isso, é preciso comunicar à instituição a sua intenção de repassar a dívida para um comprador antes desse prazo, e a negociação só poderá ser concluída se a financeira ou banco aceitar a troca. Para tanto, o processo passa a ser semelhante à liberação do seu financiamento, antes da compra do carro. O banco vai fazer uma análise de crédito do interessado comprador do seu veículo, e, de acordo com o resultado, o repasse da dívida será, ou não, aprovado. Independentemente do resultado, a avaliação tem um custo, e ele é cobrado mesmo que a negociação não seja aprovada.

É claro que toda transação de repasse de dívida só é possível se existir um comprador interessado, e existem alguns meios para que você anuncie o seu veículo. Os sites OLX, Repasso e Mercado Livre são boas opções. Neste post damos dicas de como anunciar o seu carro. Mas, lembre-se: ter transparência na divulgação das informações é essencial para fazer um bom negócio.

Leia também: Como fazer um bom negócio ao vender o seu carro

#5 Bônus: Posso vender um carro com busca e apreensão?

Financiamento atrasado de carro

Não é possível vender ou trocar um carro que esteja com processo de busca e apreensão. Isso porque, através de liminar judicial, não havendo pagamento das dívidas do veículo, o banco ou financeira passa a ser a proprietária plena do bem, com direito a leiloar o veículo. Se neste momento você tentar vender o carro, a transação será bloqueada no Detran. Portanto, se você chegar nesta situação, a única saída é contratar um advogado e negociar com o banco ou financeira. Neste cenário, com busca e apreensão de veículo, qualquer uma das alternativas que falamos nos tópicos anteriores são impossíveis de serem realizadas. Ou seja, não deixe o seu financiamento chegar neste ponto, pois busca e apreensão é o pior dos cenários.

Ficou com alguma dúvida sobre o que se pode fazer com financiamento atrasado de carro? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.

Leia também: Financiar carro: o que precisa para você conseguir o seu financiamento

Falar pelo WhatsApp