Quando acontece um acidente ou o carro dá problema, vem a pergunta: “arrumar ou vender o veículo?”. Mas quando se trata de um arranhão ou alguma batida leve, onde a parte danificada fica quase que imperceptível, como aqueles típicos incidentes em garagens, a resposta é óbvia e vem em duas alternativas: consertar ou deixar como está.
Mas quando o dano é maior e pode pesar no bolso, a decisão não é fácil. Por isso, preparamos dicas e informações para te ajudar em casos como esse. Vem com a gente!
Carro batido interfere na venda
A primeira etapa para tomar a decisão entre vender e arrumar o carro é ter em mente que batidas graves no veículo comprometem sim o valor de venda do mesmo. Isso porque carros com retoques em pintura ou com estrutura comprometida perdem valor de mercado imediatamente.
É comum que as pessoas consertem o carro, troquem várias peças, arrumem lataria, pintura e afins, e quando vão vender, não obtêm um bom preço.
Resumindo, você acaba investindo para o conserto e acaba no prejuízo. Por isso, antes de qualquer coisa é preciso orçar o valor total para arrumar o carro e fazer as contas. Se o valor do conserto for muito alto, pode ser uma boa ideia vender o carro sem arrumá-lo para uma loja de repasses, por exemplo.
Partes do carro mais difíceis de serem consertadas
Outro ponto importante para a tomada de decisão entre arrumar ou vender é verificar o que está comprometido no veículo. Se for uma das peças abaixo, ponto para a opção vender:
- Longarina: essa peça fica na parte inferior do carro, a principal função dela é dar suporte do motor, chassi e câmbio. Seu prejuízo pode ser alto, pois interfere nas outras peças também.
- Painéis: Numa batida traseira, essa parte pode ser danificada e seu conserto nunca é perfeito, o carro tende a ficar desequilibrado e para os mecânicos também não é nada fácil.
- Barras de proteção e portas: Se as barras de proteção estiverem muito danificadas, as portas podem sofrer também, pois estão interligadas. O conserto pode até ser feito, mas com o passar do tempo os sinais vão aparecendo e ir ao mecânico se tornará inevitável.
O melhor é prevenir
Pensamento positivo é melhor sempre, mas é impossível não pensar nos imprevistos que podem acontecer. Em algum momento pode surgir um problema no automóvel ou sermos vítimas de um acidente. Estar prevenido nessas horas é a melhor escolha para quem quer evitar dores de cabeça futuras. A hora da compra se torna um passo ainda mais importante pois os diferentes modelos e marcas têm diferentes preços para conserto.
Nem sempre aquele carro dos sonhos é o melhor no quesito custo-benefício. Averiguar todas essas questões antes de fechar o contrato ajuda nesses momentos.
Os carros mais baratos e mais caros para consertar
Ainda para te ajudar a tomar a melhor decisão, para comprar um carro de fácil reparo, reunimos duas listas com os carros que tem maior e menor custo de conserto. O ranking foi elaborado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi):
Top 5 – Carros mais caros para consertar:
- Fiat Novo Palio
- Fiat Grand Siena
- Citroën C4 Lounge
- Fiat Novo Uno
- Ford Ecosport
Top 5 – Carros mais baratos para consertar:
- Volkswagen up
- Citroën C3 hatch
- Volkswagen Novo Fox
- Peugeot 208
- Toyota Etios hatch
Carro com seguro: o que fazer?
O conserto do carro vai além do valor pago ao mecânico. Se você tem seguro, a melhor solução é verificar se ele cobre o seu prejuízo e assim evitar ter que pagar todo o valor sozinho. Caso o estrago tenha sido grande e tenha uma urgência no uso do carro, o seguro ainda pode emprestar um veículo – dependendo, claro, do seu plano. Em situações de perda total, o segurado ainda recebe 100% da tabela FIPE.
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Se for arrumar, sempre busque um bom profissional
Se você escolher arrumar o carro, sempre procure um profissional de confiança. Parece óbvio, mas nem todos fazem isso e depois as consequências surgem, seja na hora da venda ou até mesmo no uso do cotidiano. A velha frase de que o barato sai caro se aplica aqui também.
Se o momento é de crise e há restrição de orçamento, espere! Se o estrago não for grande e valer a pena o conserto do carro, não irá compensar fazer ‘meios serviços’, pois o carro pode vir a dar problemas no futuro, gerando ainda mais gastos.
Faça a manutenção preventiva
Muitos carros podem ser uma bomba relógio. Para evitar grandes problemas como fundir o motor, é essencial fazer revisões periódicas. Todos os automóveis precisam de manutenção regular. Isso irá evitar dores de cabeça.
Faça revisões na concessionária ou em um mecânico de confiança e evite panes ou problemas inesperados no automóvel.
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E você, já passou por uma situação de ter que escolher entre vender ou consertar o carro? Conte pra gente nos comentários como você resolveu essa equação.
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