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Carro batido ou com problema: arrumar ou vender?

Quando acontece um acidente ou o carro dá problema, vem a pergunta: “arrumar ou vender o veículo?”. Mas quando se trata de um arranhão ou alguma batida leve, onde a parte danificada fica quase que imperceptível, como aqueles típicos incidentes em garagens, a resposta é óbvia e vem em duas alternativas: consertar ou deixar como está.

Mas quando o dano é maior e pode pesar no bolso, a decisão não é fácil. Por isso, preparamos dicas e informações para te ajudar em casos como esse. Vem com a gente!

Carro batido interfere na venda

A primeira etapa para tomar a decisão entre vender e arrumar o carro é ter em mente que batidas graves no veículo comprometem sim o valor de venda do mesmo. Isso porque carros com retoques em pintura ou com estrutura comprometida perdem valor de mercado imediatamente.

É comum que as pessoas consertem o carro, troquem várias peças, arrumem lataria, pintura e afins, e quando vão vender, não obtêm um bom preço.

Carro batido ou com problema - arrumar ou vender (1)

Resumindo, você acaba investindo para o conserto e acaba no prejuízo. Por isso, antes de qualquer coisa é preciso orçar o valor total para arrumar o carro e fazer as contas. Se o valor do conserto for muito alto, pode ser uma boa ideia vender o carro sem arrumá-lo para uma loja de repasses, por exemplo.

Partes do carro mais difíceis de serem consertadas

Outro ponto importante para a tomada de decisão entre arrumar ou vender é verificar o que está comprometido no veículo. Se for uma das peças abaixo, ponto para a opção vender:

  • Longarina: essa peça fica na parte inferior do carro, a principal função dela é dar suporte do motor, chassi e câmbio. Seu prejuízo pode ser alto, pois interfere nas outras peças também.
  • Painéis: Numa batida traseira, essa parte pode ser danificada e seu conserto nunca é perfeito, o carro tende a ficar desequilibrado e para os mecânicos também não é nada fácil.
  • Barras de proteção e portas: Se as barras de proteção estiverem muito danificadas, as portas podem sofrer também, pois estão interligadas. O conserto pode até ser feito, mas com o passar do tempo os sinais vão aparecendo e ir ao mecânico se tornará inevitável.

O melhor é prevenir

Pensamento positivo é melhor sempre, mas é impossível não pensar nos imprevistos que podem acontecer. Em algum momento pode surgir um problema no automóvel ou sermos vítimas de um acidente. Estar prevenido nessas horas é a melhor escolha para quem quer evitar dores de cabeça futuras. A hora da compra se torna um passo ainda mais importante pois os diferentes modelos e marcas têm diferentes preços para conserto.

Nem sempre aquele carro dos sonhos é o melhor no quesito custo-benefício. Averiguar todas essas questões antes de fechar o contrato ajuda nesses momentos.

Os carros mais baratos e mais caros para consertar

Ainda para te ajudar a tomar a melhor decisão, para comprar um carro de fácil reparo, reunimos duas listas com os carros que tem maior e menor custo de conserto. O ranking foi elaborado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi):

Top 5 – Carros mais caros para consertar:

  • Fiat Novo Palio
  • Fiat Grand Siena
  • Citroën C4 Lounge
  • Fiat Novo Uno
  • Ford Ecosport

Top 5 – Carros mais baratos para consertar:

  • Volkswagen up
  • Citroën C3 hatch
  • Volkswagen Novo Fox
  • Peugeot 208
  • Toyota Etios hatch

Carro com seguro: o que fazer?

Carro batido ou com problema - arrumar ou vender (2)

O conserto do carro vai além do valor pago ao mecânico. Se você tem seguro, a melhor solução é verificar se ele cobre o seu prejuízo e assim evitar ter que pagar todo o valor sozinho. Caso o estrago tenha sido grande e tenha uma urgência no uso do carro, o seguro ainda pode emprestar um veículo – dependendo, claro, do seu plano. Em situações de perda total, o segurado ainda recebe 100% da tabela FIPE.

Leia também: Mitos e verdade sobre seguro de automóvel que muita gente não sabe

Se for arrumar, sempre busque um bom profissional

Se você escolher arrumar o carro, sempre procure um profissional de confiança. Parece óbvio, mas nem todos fazem isso e depois as consequências surgem, seja na hora da venda ou até mesmo no uso do cotidiano. A velha frase de que o barato sai caro se aplica aqui também.

Se o momento é de crise e há restrição de orçamento, espere! Se o estrago não for grande e valer a pena o conserto do carro, não irá compensar fazer ‘meios serviços’, pois o carro pode vir a dar problemas no futuro, gerando ainda mais gastos.

Faça a manutenção preventiva

Muitos carros podem ser uma bomba relógio. Para evitar grandes problemas como fundir o motor, é essencial fazer revisões periódicas. Todos os automóveis precisam de manutenção regular. Isso irá evitar dores de cabeça.

Faça revisões na concessionária ou em um mecânico de confiança e evite panes ou problemas inesperados no automóvel.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre a vistoria cautelar

E você, já passou por uma situação de ter que escolher entre vender ou consertar o carro? Conte pra gente nos comentários como você resolveu essa equação.

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