Os carros híbridos vêm ganhando cada vez mais popularidade ao redor do mundo nos últimos anos, impulsionados pela crescente busca dos consumidores por questões como sustentabilidade e eficiência energética.
Esses veículos combinam um motor a combustão interna com um motor elétrico, o que lhes permite oferecer maior economia de combustível e redução das emissões de poluentes.
No Brasil, os carros híbridos ainda são uma novidade, mas têm conquistado um espaço cada vez maior. Quer saber qual o atual alcance desses modelos no mercado nacional e se realmente vale a pena adquiri-los? Entenda os principais detalhes a seguir.
Qual a realidade atual dos carros híbridos no Brasil?
Em 2023, o mercado de carros híbridos somou 93,9 mil unidades ao lado dos elétricos. O número representa um crescimento de impressionantes 91% em relação a 2022. Só em dezembro, as vendas triplicaram na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
O ano passado também foi marcado pelo crescimento dos modelos plug-ins, que são híbridos com baterias que também podem ser carregadas nas tomadas. A categoria representou 56% das vendas de todos os veículos eletrificados, ultrapassando os híbridos convencionais.
Além disso, os carros híbridos ocuparam o topo da lista de eletrificados mais vendidos em 2023. O líder foi o modelo nacional Corolla Cross, com 12,1 mil unidades comercializadas. Ele foi seguido pelo chinês Haval H6 e Toyota Corolla, que venderam 10,7 mil e 7,9 mil unidades.
Esses dados, divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), confirmam que a preferência por esse tipo de veículo é crescente no país.
Outro fator que pode ter contribuído para esse aumento tão significativo nas vendas foi a antecipação dos consumidores em relação à cobrança do imposto de importação para carros elétricos e híbridos, que foi retomada em janeiro de 2024.
Diante dessa medida e da falta de incentivos no curto prazo, os próximos meses deverão confirmar se o segmento é resiliente o bastante para manter-se em alta. A princípio, a tendência é que os consumidores continuem explorando-o, dada sua eficiência e sustentabilidade.
Quais são os prós e contras dos carros híbridos?
Antes de entender se os carros híbridos realmente são um investimento vantajoso, vale relembrar como esse tipo de automóvel funciona.
Em geral, um veículo é chamado de híbrido quando é alimentado por um motor de combustível fóssil e outro elétrico. Contudo, a expressão pode ser mais ampla, já que cada fabricante possui suas próprias tecnologias de motorização e de modos de recarga, por exemplo.
Como você pôde ver no tópico anterior, existem os modelos plug-ins, em que as baterias são carregadas por meio de conexão à corrente elétrica. Já os convencionais se recarregam sozinhos, obtendo energia cinética por meio do sistema de frenagem.
Da mesma forma, alguns carros híbridos reservam o motor elétrico para condução em baixa velocidade e empregam apenas o motor a combustão após certo limite de aceleração, enquanto outros aliam as duas motorizações de forma complementar.
Ou seja, há inúmeros tipos de veículos do tipo, sendo que o compartilhamento das duas fontes de energia é uma característica comum a todos. Tendo isso em mente, é importante considerar os seguintes prós e contras para determinar se a aquisição vale a pena:
Vantagens
- Custo-benefício: por mais que os carros híbridos normalmente tenham um valor de compra mais elevado em relação aos automóveis convencionais, eles oferecem um bom retorno no longo prazo. Isso se deve à economia de combustível e nas manutenções regulares;
- Eficiência: uma das maiores vantagens desse tipo de veículo é a eficiência energética, uma vez que a combinação do motor a combustão com o elétrico minimiza a dependência de combustíveis fósseis. Além de economizar com gasolina, álcool ou diesel, também reduz a pegada de carbono;
- Sustentabilidade: a emissão de poluentes é menor nos carros híbridos porque a motorização elétrica auxilia o motor a combustão interna. Nos modelos que operam somente com eletricidade em velocidades baixas, as emissões são eliminadas nesses momentos;
- Funcionamento silencioso: sinônimo de tecnologia, os automóveis híbridos são significativamente mais silenciosos que os veículos tradicionais. Isso proporciona uma experiência mais tranquila e suave para o condutor, dando mais conforto para os passageiros e minimizando a poluição sonora nas estradas.
Leia também: Vantagens de comprar um carro seminovo
Desvantagens
- Alto investimento inicial: os carros híbridos normalmente custam mais caro do que seus modelos equivalentes movidos a combustão interna. Como citamos acima, essa diferença nos valores acaba sendo compensada ao longo do tempo. Entretanto, trata-se de uma barreira de entrada relevante para muitos compradores;
- Manutenção da bateria: assim como os carros elétricos, os veículos híbridos têm baterias com vida útil limitada e que eventualmente precisam ser trocadas. Isso pode representar um custo elevado para os proprietários. A boa notícia é que a tecnologia para esses componentes está evoluindo a passos largos, com os preços reduzidos de forma gradual;
- Potência reduzida: de maneira geral, os carros híbridos costumam ter uma potência menor do que os modelos equivalentes motorizados apenas com combustíveis fósseis. Para os condutores focados em questões como desempenho e aceleração, por exemplo, isso certamente é uma limitação;
- Alcance elétrico limitado: já em comparação com os veículos elétricos, os híbridos são limitados em relação ao alcance elétrico. Ou seja, a autonomia da bateria é baixa e eles ainda dependem bastante de combustíveis fósseis em trajetos mais longos, prejudicando seu potencial sustentável nessas situações.
Agora que você já conhece a realidade atual dos carros híbridos no Brasil e o que considerar antes de adquirir um modelo do tipo, continue bem informado sobre os principais temas do universo automotivo.
Acompanhe o blog da Pemavel e não perca as novidades do mercado. E se estiver em busca de um carro, acesse nossa loja e encontre o modelo ideal para sua rotina!
Leia também: Marcas e modelos para ter melhor custo-benefício de carros seminovos