Antes de saber as principais diferenças entre o Chevrolet Onix RS ou Hyundai HB20 Sport é importante você conhecer a fundo esses modelos que foram os mais vendidos do país em suas versões.

Chevrolet Onix RS ou Hyundai HB20 Sport: Conheça as principais características do Chevrolet Onix RS

Imagem ilustrativa do texto Chevrolet Onix RS ou Hyundai HB20 Sport: comparativo completo desses dois hatches que lideram vendas

O Onix RS é um dos carros que mais chamam atenção no momento. A história desse veículo, que cativou boa parte dos consumidores, começou em 2012, passando uma repaginada em 2016 e agora com duas novas versões, o sedã Onix Plus Midnight e o hatch Onix RS, o qual vamos falar um pouco mais aqui.

O Chevrolet Onix RS é diferente e único. Único porque ele é o primeiro modelo a receber as siglas RS aqui no nosso país, que significa “Rally Sport”. Diferente, porque a estrutura física é de uma hatch compacto, sendo ótimo para andar na cidade e estradas, com um visual de carro esportivo de corrida. O diferencial usado pela GM é que o Onix RS vem agora com um “acabamento exclusivo, com pegada esportiva”.

No visual, começando pela dianteira, as grades com características de “colmeia” vêm na cor preta, com a famosa logomarca em tons escuros de cinza e as siglas RS em vermelho. O para-choque dianteiro agora vem com um spoiler e os faróis tem uma máscara negra, tem luz diurna “DRL” e as suas molduras são em preto brilhante. Nas laterais, uma saia mostra um carro mais baixo, porém as medidas para essa adaptação não sofreram alteração.

Antes de escolher entre o Chevrolet Onix RS ou Hyundai HB20 Sport é importante saber que o conjunto automotivo do Onix RS tem rodas de liga leve em tom de cinza escuro, de 16 polegadas, teto pintado na cor preta e aerofólio traseiro elevado também preto. Na parte de dentro, os bancos têm um desenho esportivo, revestidos com acabamento “premium” e de costura vermelha. O volante é uma característica à parte, que é de base reta e vem com comandos de rádio e celular. No painel, a cor vermelha está sempre em destaque, seja nos detalhes, seja no LED dos ponteiros dos instrumentos.

Leia também: Carros Híbridos no Brasil: modelos a venda e o que esperar

Ele tem computador de bordo, aviso sonoro e visual para as conexões de todos os cintos de segurança, chave dobrável estilo canivete, controlador de velocidade, em limite e de cruzeiro, controle eletrônico de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, painel de instrumento digital TFT de 3,5 ” e central multimídia, MyLink, com tela de oito polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, rádio AM/FM, bluetooth com capacidade de até duas conexões simultâneas e entrada USB.

Chevrolet Onix RS ou Hyundai HB20 Sport: Conheça as principais características do Hyundai HB20 Sport

O HB20 é um dos carros mais queridinhos do Brasil, o segundo mais vendido no mercado e acaba de ganhar uma nova geração. Tanto o hatch, como o sedã HB20S e o aventureiro HB20X foram renovados e agora ostentam um visual e interior mais modernos. Além, de uma lista de equipamentos mais recheada e a opção de motor turbo com injeção direta. Mas, antes de você decidir se escolhe o Chevrolet Onix RS ou Hyundai HB20 Sport, vamos falar um pouco mais sobre as  características desse fenômeno.

Imagem ilustrativa do texto Chevrolet Onix RS ou Hyundai HB20 Sport: comparativo completo desses dois hatches que lideram vendas

A Hyundai já havia implementado outras novas versões ao modelo hatch queridinho dos brasileiros. Em 2020, além do sedan e do aventureiro, o HB20 ganha a versão esportiva. Anteriormente, a montadora sul-coreana adotava a nomenclatura R Spec para se referir às versões esportivas de seus veículos. No entanto, a partir de agora os novos modelos esportivos recebem a definição Sport em todo o território internacional.

O HB20 Sport manteve em seu conjunto mecânico as mesmas características técnicas da sua versão hatch, ou seja, motor turbo 1.0 de três cilindros, injeção direta, 120 cavalos e câmbio automático de seis marchas. Enquanto isso, a estética do carro na sua versão
esportiva foi completamente repaginada. O Hyundai HB20 Sport exibe agora elementos em cores metalizadas, isso inclui retrovisores, saias laterais e spoiler de teto.

Para complementar as novidades da carroceria, essa versão traz saia traseira e para- choque dianteiro com filete em cores contrastantes, uma robusta grade dianteira em formato cascata e, por fim, o logotipo da sua versão “Sport” estampado na coluna C. O HB20 roda com um imponente conjunto de rodas de liga leve aro 16, que foram desenvolvidas exclusivamente para essa versão. Por isso mesmo, trazem um pequeno logo da versão estampado em vermelho no centro de cada uma das rodas.

No espaço anterior, também há muitos elementos que realmente remetem a um modelo esportivo. Esse é o caso dos pedais de alumínio, do design diferenciado da manopla de câmbio, das maçanetas metalizadas e do volante revestido de couro com distintas costuras vermelhas.

Bom, agora que você conhece as principais características dos carros, pode escolher com tranquilidade entre um Chevrolet Onix RS ou Hyundai HB20 Sport, certo? Mas, para te ajudar ainda mais na decisão, vamos listar as principais diferenças entre um modelo e outro. Olha só:

Chevrolet Onix RS ou Hyundai HB20 Sport – Motores

Imagem ilustrativa do texto Chevrolet Onix RS ou Hyundai HB20 Sport: comparativo completo desses dois hatches que lideram vendas

Tanto Onix quanto HB20 ganharam novos motores. Os dois contam com três cilindros, 12 válvulas, turbo e flexível, nas versões de topo. O do Onix rende 116 cv a 5.500 rpm e até 16,8 mkgf a 2.000 rpm. No Hyundai, o novo propulsor gera 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 mkgf a 1.500 rpm. Chevrolet Onix RS ou Hyundai HB20 Sport – Transmissões Tanto Onix quanto HB20 trazem associados a seus motores 1.0 turbo flexível uma transmissão automática de seis velocidades.  Nas versões mais básicas, com o motor
aspirado, o Onix traz um manual também de seis, que já estava disponível na antiga geração, enquanto que a Hyundai optou por um manual de cinco velocidades.

Leia também: Filmes sobre carros: Os longas imperdíveis para quem é fã de veículos!

Chevrolet Onix RS ou Hyundai HB20 Sport – Consumo e desempenho Para a versão de topo do hatch com motor 1.0 turbo, a Hyundai divulga 10,3 km/l com etanol na estrada e 8,6 km/l na cidade. Já a GM declara 10,9 km/l em ciclo rodoviário e 8,6
km/l em ciclo urbano, também com combustível derivado da cana-de-açúcar. No caso, por pouco, ponto para o Onix. A GM divulga que o Onix é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h com o novo conjunto em 9,7 segundos. Já o HB20 cumpre o mesmo prazo de aceleração em 10,7 segundos. De novo, deu Onix.

Agora que você conhece as principais características e vantagens de cada modelo, conta pra gente qual você mais gostou e pretende ter em sua garagem. Não esqueça de compartilhar nosso artigo nas redes sociais. Até mais!