Ícone
Ícone

Como comprar carro pela internet com segurança?

Comprar um carro pela internet exige cautela e atenção, mas traz grandes vantagens. Mesmo sem avaliar o veículo pessoalmente ou realizar test drive, é possível comprar um automóvel com segurança e rapidamente comparar preços e características. Mas nessa hora é preciso tomador alguns cuidados para não entrar em uma fria, como mostramos neste post.

A utilização da internet como ferramenta de compra tem se tornado mais comum no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o mercado movimentou R$ 39,5 bilhões em 2014.

Um dos principais motivos é a falta de tempo e variedade de opções, que contribuem para esse tipo de negócio e fazem as pessoas comprarem carro pela internet. Veja o passo a passo para se dar bem.

#1 Fique atento a qualidade do carro

Ao decidir por um anúncio online, o usuário deve se certificar da qualidade do automóvel. O primeiro passo é conferir a descrição e as fotos.  Fique de olho nas fotos do bancos, lataria e estrado dos pneus. Através das imagens já é possível fazer um bom filtro.

#2 Confirme as informações

Após ver o anúncio, entre em contato com a loja e confirme as informações do anúncio. Desconfie se a loja se recusar a passar detalhes do veículo, como quilometragem ou histórico do mesmo. Aproveite esse momento para pedir mais informações sobre o carro.

#3 Fique atento a preços abaixo do mercado

Ao comprar um carro pela internet nada melhor que conseguir aquela superoferta, não é mesmo?! Mas como diria o ditado, nem tudo que brilha é ouro. Portanto, desconfie e preços muito abaixo do mercado, quilometragem incompatível com o ano do veículo e promessas vazias. Além disso, também desconfie caso o anunciante solicite depósito antecipado para reserva.

anuncio_pema

Leia também: Zero KM ou seminovo? Descubra a melhor opção

#4 Cheque a loja

Como comprar carro pela internet com segurança

Se a negociação for com uma loja, é imprescindível conferir sua existência, por meio de um telefonema e ou do endereço no Google Maps. Caso seja uma transação particular, é possível verificar o CPF do vendedor no site da Receita Federal. Outro alerta importante é sobre às ofertas de pessoas que se identificam como funcionárias ou intermediárias de montadoras, já que as fábricas não autorizam, em nenhuma circunstância, que seus funcionários comercializem veículos novos.

#5 Faça uma vistoria 

Por fim, a contratação de uma empresa que realize uma vistoria in loco garante as boas condições do carro e certificam as informações passadas na consulta ao histórico e no anúncio online. Se for em uma loja, fique atento se a empresa não omite informações, tem uma boa garantia e pós-venda satisfatório. Para verificar a qualidade de um carro, vale também levá-lo a um mecânico de confiança. Mas lembre-se de fazer isso antes de comprar o carro.

Leia também: Quais fatores considerar na hora de escolher a loja para comprar seu carro usado

Falar pelo WhatsApp