Lavar o carro em casa corretamente é uma tarefa que pode ser muito vantajosa. Afinal, além de ajudar muito na economia no final do mês, não restam dúvidas de que os cuidados que o próprio dono tem com seu veículo nem sempre são repetidos pelos funcionários dos Lava Cars que existem por aí. Mas para que ocorra de maneira tranquila, garantindo os melhores resultados de economia e de limpeza do carro, é importante cumprir alguns passos. 

Por isso, a seguir você encontra um passo a passo que vai fazer com que a atividade de lavar o carro seja muito efetiva e divertida. Se prepare para deixar seu automóvel brilhando com as nossas dicas. Confira:

De fato, lavar o carro é uma tarefa bastante simples que pode ser realizada no modo automático por quem já tem alguma prática. Até chegar nesse ponto, contudo, é importante fazer um planejamento. Esse cuidado será muito útil para evitar esforços desnecessários.

Comece reservando um tempo adequado para que tudo seja realizado com atenção e sem pressa. Lembre-se de que o tempo gasto na lavagem de um carro pode variar de acordo com o estado do veículo, com o tamanho que ele tem e, claro, com a habilidade do lavador.

Leia também: 7 acessórios para carro que são indispensáveis

Para quem está começando, portanto, o ideal é deixar a pressa de lado. É preciso ter paciência. Uma boa ideia é se dedicar a essa tarefa nos finais de semana e feriados. Depois, prepare uma lista de todos os produtos e equipamentos que serão necessários. Compre tudo e coloque a mão na massa!

Verifique como está a lataria do seu carro

Lavar o carro

Antes de dar início ao processo de lavar o carro, é importante verificar se a lataria está fria e sem partículas de areia, por exemplo. Escolha um local com sombra e use água fria na hora da lavagem. Ter esse cuidado ao lavar o carro é importante para que o sabão não seque em contato com a lataria quente, provocando manchas na pintura. Por esse mesmo motivo, mantenha todas as partes do seu carro molhadas até que você finalize o processo. Como o calor prejudica, recomenda-se também não lavar seu carro com água morna ou quente, ou seja, temperaturas acima de 60°.

Dê atenção aos produtos específicos para lavar o carro

Você sabia que existem produtos específicos para lavar seu veículo? Embora seja muito comum lavar com sabão em pó ou detergente, essa escolha pode acabar prejudicando a pintura do carro e até mesmo provocar manchas irreversíveis. A melhor opção é escolher um bom jogo de lavar carro ou um kit adequado e não ter preocupações. Se não quiser investir em produtos para lavar o carro, opte pelo sabão neutro. Ele é o mais indicado para quem quer manter o carro em dia sem maiores preocupações.

Realize a limpeza do veículo por etapas

Lavar o carro em etapas faz com que você otimize o seu tempo e não esqueça de nenhuma parte do automóvel. 

  • Carpetes, porta luva e piso.

Comece a lavar o carro pela parte inferior. Retire os tapetes e lave-os primeiro (assim, eles secam enquanto você realiza toda a limpeza externa). Após, com um aspirador de pó, realize a retirada da sujeira superficial, não esqueça embaixo dos bancos do carro e da parte traseira onde ficam os passageiros.

Leia também: Quero comprar carros seminovos: onde encontrar as melhores opções

Lavar o carro

  • Banco, volante e painel

Para limpar o banco, use o aspirador em todos os cantos e tente deixar o mais limpo possível. Depois de aspirar, use uma esponja com água e sabão com detergente. Deixe secar e você já vai conseguir perceber a diferença. No painel e volante, utilize um pano úmido com algum produto específico (vai depender do material do painel do seu veículo)

  • Tetos, portas e pneus

Comece dando foco ao teto, seguindo para vidros, capa, porta-malas, laterais e, por fim, as rodas. Caso prefira, pode ser interessante começar pelas rodas também, já que elas ficam mais sujas e podem respingar no resto do carro quando este já estiver limpo.

Importante: Após a lavagem, seque o veículo por completo.

Para manter o veículo bem conservado, é importante secar todo o carro após a lavagem completamente. As partes internas precisam receber ainda mais atenção, assim como dobradiças, soleiras e outros lugares que podem acumular água e acabar enferrujando.

Lavar o carro

Para o trabalho, conte com a ajuda de um pano limpo e seco, preferencialmente do tipo que não solte outros pelos no carro. Existem toalhas com alta absorção específicas para secagem de veículos disponíveis no mercado. 

Dicas importantes:

Cera

Agora que o seu carro já está limpo e com cheiro agradável, você pode pensar em deixá-lo ainda mais bonito. Mas lembre-se: a cera só deverá ser aplicada com o carro totalmente seco. Não exagere na quantidade de produto e não aplique a substância em superfícies que não sejam completamente lisas, deixando de fora as partes plásticas e emborrachadas.

Aplique pequenas quantidades de cera de boa qualidade em cada parte, fazendo movimentos circulares. Para manter a mesma aparência, reponha a cera mensalmente.

Tapetes

Só coloque os tapetes quando estiverem completamente secos, para evitar que o veículo fique com mau cheiro depois. Se preferir, pode colocar aromatizantes de ambientes próprios para veículos. 

Leia também: Quanto é a média do valor de uma revisão de veículo?

Agora que você aprendeu como lavar o carro da forma certa, não deixe de fazer cada um dos passos mencionados acima. Assim você consegue manter seu veículo sempre em dia e com a aparência de novo. E você, já pensou em outros amigos que também precisam saber como cuidar do seu companheiro de estrada? Então compartilhe esse texto nas redes sociais.

Até mais!