Se você é uma pessoa muito detalhistas e se preocupa até com a cor do carro na hora de realizar a compra, saiba que está totalmente certo. Muitas pessoas não sabem, mas as cores de carros podem influenciar muito no preço final do veículo. Tudo se baseia na lei da oferta e procura: quanto maior a demanda por um produto, maior o valor estabelecido para ele. Cores populares como branco, preto e prata tendem a desvalorizar menos com o tempo o que garante a eles um valor de revenda mais alto.

Por isso, é muito importante saber quais são as cores de carros mais caras e como avaliar antes de comprar o seu veículo. Este artigo explicará tudo que você precisa saber, então continue a leitura e aproveite para fechar um excelente negócio:

Porque as cores de carros são tão importantes? Entenda:

As pessoas que compram carros seminovos costumam seguir algumas tendências do mercado. Por exemplo, alguns dos mais procurados são os carros populares, modelos com baixo consumo, espaço interno e bagageiro amplos e manutenção mais em conta.

Mesmo que o comprador deseje um determinado carro, ele pode seguir as dicas de especialistas e mudar de ideia, optando pela praticidade de outro modelo. Isso também acontece em relação às cores. Geralmente, os compradores procuram por tons mais comuns e discretos. Por isso, ainda que o comprador tenha preferência por uma determinada tonalidade, ele geralmente abre mão dela, em prol de outra opção mais neutra.
Essa escolha se perpetua e os futuros donos também vão dar preferência às cores tradicionais.

Em função desse ciclo, comprar um carro de cor exótica pode trazer dor de cabeça quando você quiser trocá-lo, já que as cores diferenciadas não estão no topo das preferidas do consumidor.

Mas, claro, sua compra não vai ser guiada apenas pensando nisso. É preciso conhecer um pouco mais informações para avaliar a melhor opção para você. Por isso, trouxemos informações importantes sobre algumas das cores mais populares, olha só:

Cores de carros: Branco

Imagem para ilustrar o texto sobre as cores de carros

  • Benefícios
    O carro branco é o predileto dos brasileiros nos últimos anos. Além disso, ele tem o melhor preço de compra, desvaloriza menos em relação às outras cores. E o que não falta são opções de tons, hoje as montadoras apostam na tendência dessa cor e criaram tonalidades como branco puro, off-white e a cor pérola. Outro benefício da cor é que ela tem uma manutenção muito mais fácil. As lavagens normais já dão brilho e beleza ao carro e a poeira e sujeira do dia a dia não ficam tão evidentes.
  • Desvantagens
    Algumas montadoras aproveitam a alta procura para aumentar consideravelmente o preço, vendendo a cor como um opcional, isso se agrava ainda mais em tons diferenciados.
    Enquanto a sujeira fica escondida, os riscos e arranhões ficam mais aparentes no branco.
    Outra desvantagem tem relação com a segurança. Como é uma cor muito mais comum, os carros brancos costumam ser mais visados para roubo, pois são discretos e populares, dificultando a identificação entre outros veículos.

Cores de carros: Prata

  • Benefícios
    O carro prata é uma ótima alternativa e também vem ganhando a preferência de muitos brasileiros, ela mantém a discrição, mas dá um charme a mais aos carros maiores como SUV ou picapes. Uma vantagem bem evidente é que os carros dessa cor escondem bem tanto a poeira, quanto os riscos arranhões. Outro ponto positivo que é bem curioso é em relação a dirigir a noite: carros prata refletem mais luz à noite, ficando mais visíveis nas vias, garantindo uma segurança extra ao motorista. Ou seja, para pessoas que viajam bastante, essa é uma opção e tanto.

Leia também: Filmes sobre carros: Os longas imperdíveis para quem é fã de veículos!

  • Desvantagens
    A desvantagem dos carros prata também fica a cargo do seu preço, além da grande procura, o fabricante precisa usar pigmentos especiais. Por isso, muitos carros pratas saem mais caro.

Cores de carros: Preto

  • Benefícios
    Clássico, básico, simples e charmoso. Com certeza a cor preta é uma das que menos desvaloriza. Além disso, garante maior visibilidade para quem dirige durante o dia.
  • Desvantagens
    Para rodar à noite ou em dias nublados, a pintura escura não é a melhor opção, pois o veículo fica menos visível, já que a cor não reflete muito a luz. Outra desvantagem do preto é em relação à limpeza. O veículo não vai parecer limpo por muito tempo. A poeira fica bem aparente, os riscos na lataria também. Ao escolher essa cor, será preciso cuidar da sua estética com mais frequência.Outro ponto é a temperatura, como a cor absorve mais calor, a lataria costuma aquecer mais quando exposto ao sol. Isso pode ser um incômodo para cidades com o clima mais quente.

Cores de carros: Cinza

  • Benefícios
    O carro cinza traz as vantagens do carro prata: não desvaloriza muito, não deixa aparente as sujeiras, traz a discrição de um carro neutro. Porém, é um pouco mais diferenciado, ótimo para quem se preocupa com a segurança, já que não é tão visado para roubo.
  • Desvantagens
    A desvantagem em relação ao prata é que os riscos nos carros cinza acabam ganhando mais destaque. Por isso, ao optar por essa cor, o motorista vai precisar de mais atenção ao dirigir e estacionar.

Cores de Carros: Vermelho

Imagem para ilustrar o texto sobre as cores de carros

  • Benefícios
    A cor é uma ótima opção para quem quer ter um carro com mais personalidade. Além disso, o vermelho, com certeza, é a melhor opção para segurar o preço do veículo. Uma ótima vantagem desse tom é o seu valor de compra, pois costuma sair mais barato que outras pinturas mais populares. Outra boa notícia é que o carro tem visibilidade nas ruas, tanto na noite quanto no dia.

Leia também: Carros Híbridos no Brasil: modelos a venda e o que esperar

  • Desvantagens
    Não está na preferência dos brasileiros. Por isso, quando você resolver trocar de veículo pode demorar um pouco para conseguir vende-lo. Outra desvantagem é em relação à sujeira, que é sim, aparente nos tons avermelhados.

Concluindo: a dica para quem compra um carro pensando no futuro é ser racional e, apesar da vontade de obter um carro que seja a sua cara, leve em consideração o alto investimento que está realizando e as possíveis perdas futuras. Afinal, há outras maneiras de deixar o carro com a sua cara além da cor!

Agora que você já sabe tudo sobre as cores dos carros, não deixe de compartilhar nosso post com seus amigos nas redes sociais. Até mais!