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Freio com problema: os sinais que você não pode ignorar

O freio do carro é o sistema de segurança mais importante do veículo e essencial para o bom funcionamento do automóvel. Caso o freio estiver com problema, mal regulado e a manutenção prejudicada, a chance de acidentes ou sustos desnecessários é grande. Os fatores que podem afetar o desgaste incluem os hábitos de condução, as condições de funcionamento, o tipo de veículo e a qualidade do material.

Conhecer os principais sinais de aviso de que seus freios precisam de manutenção irá percorrer um longo caminho para manter você e outros seguros na estrada. Ruídos, desconfortos nos pedais e até falta de manutenção são alguns dos sinais que o carro apresenta estar com problema nos freios. Entenda mais o que precisará fazer se esse for o seu caso:

1. Ruídos na hora de frear

É preciso atentar-se caso o freio do automóvel comece a fazer barulho. O freio com problema ocorre quando as pastilhas estão desgastadas e finas, mas também pode ocorrer quando as pastilhas são de má qualidade e muito duras. Além de gerar ruído, elas diminuirão a vida útil dos discos, provocando um desgaste prematuro. Nestes casos, recomenda-se a troca do filtro e/ou das lonas e pastilhas.

Outras complicações também podem acontecer como a falta de assentamento das pastilhas ou lonas, rebarbas nas peças, sistema de freio com folgas, disco ou tambor empenado, contaminação excessiva do sistema e uso de materiais de baixa qualidade.

Muitas vezes esse barulho pode não ser causa de peças com defeitos ou desgastadas, pode se apenas resultados de acumulo de sujeiras causados em dias chuvosos ou travessia em pontos de alagamentos. A orientação é sempre procurar um mecânico de confiança para checar o sistema de freios do carro.

2. Desconforto nos pedais

O desconforto ao acionar o pedal do freio, conhecido por “pedal duro”, pode estar relacionado a diversos fatores, como o tipo ou qualidade do material de atrito empregado nas pastilhas de freio, ou vazamento do diafragma do servo-freio. Mas, se ao pisar no freio o condutor sentir que o curso do “pedal está longo” o carro demora a frear, pode haver vazamento do fluido de freio.

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Outros fatores, como ar no circuito hidráulico, folga excessiva entre o pedal e a haste e lonas desreguladas também podem causar esse problema. Substituir as peças com defeito do sistema hidráulico, regular as lonas conforme indicado pelo fabricante do veículo, corrigir as folgas e fazer a sangria do sistema de freio são algumas ações que podem corrigir este defeito.

3. Luzes no painel

Freio com problema- os sinais que você não pode ignorar

Alguns veículos possuem uma luz no painel que acende sempre que a pastilha está desgastada. Se ela acender, obviamente está na hora de substituir as pastilhas de freio.

4. Trepidação ao frear

A trepidação não é normal e pode revelar problemas no próprio sistema de freio, na suspensão ou até folga em rolamentos de roda. Seja onde for o defeito, a vibração deve ser corrigida para evitar danos maiores nos veículos. Uma leve trepidação no pedal só é admitida em carros com sistema ABS em freadas muito bruscas.

Primeiro, e mais importante, é verificar se os discos de freio (geralmente nas rodas dianteiras) e os tambores (nas traseiras) não estão empenados ou gastos além do limite. Eles empenam quando estão muito finos (desgastados) ou quando a matéria-prima de fabricação está em desacordo com sua especificação.

Insistir em rodar com o pedal trepidando não traz problemas no curto prazo. Pode, porém, danificar outras peças do sistema de freio e diminuir a capacidade de frenagem em caso de situações de emergência ou de pista molhada. Caso o sistema de freio esteja em dia, o vilão da trepidação possivelmente estará na suspensão.

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5. Fluido do freio

O fluido de freio é um composto sintético ou semissintético indispensável ao processo de frenagem do veículo. Suas principais características são a capacidade de não se comprimir e a de absorver água. Exemplo, quando o motorista pisa no pedal de freio, o fluido atua na linha hidráulica e aciona as sapatas/pastilhas de freio, executando a frenagem do veículo. Além disso, o fluido também funciona como lubrificante e previne  a corrosão de peças de todo o sistema. A troca deve ser realizada de acordo com as instruções do fabricante.

6. Manutenção do veículo

O sistema de freio não é o único elemento fundamental para o motorista ter uma dirigibilidade perfeita. Mangueiras, válvulas, pneu (calibragem) e sistema de suspensão são fatores que influenciam no desempenho do freio, e, nesse sentido, também requerem a revisão periódica aos motoristas. O carro deve ser revisado pelo menos a cada 10 mil quilômetros ou pelo menos uma vez ao ano.

As condições do solo também podem prejudicar na qualidade do freio. Por exemplo, um carro feito para transitar na cidade, quando está em estradas de terra, pode ter mais dificuldades para frear ao comparar com o desempenho de freio dos veículos 4X4. Tenha em mente de que quanto mais rápido você resolver tais problemas, menos dinheiro e tempo serão gastos na manutenção.

E você, conhece mais algum truque para identificar quando os freios devem receber atenção? Compartilhe com a gente nos comentários.

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Mayara Melegari2

Mayara Melegari

Acadêmica de jornalismo, escreve sobre veículos e trabalha com comunicação para segmento automotivo.

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