Santa Catarina tem belezas para todos os gostos, culturas das mais variadas tradições e reserva belezas e atrações que encantam. Seja qual for a estação, o estado tem muito a oferecer. Assim, separamos os nove melhores destinos de norte a sul e leste a oeste, para uma viagem de carro por Santa Catarina. Garantimos, que além de você conhecer destinos inesquecíveis, o trajeto vai ser um espetáculo à parte.
E para facilitar ainda mais a vida de todo mundo, criamos fichas técnicas para cada destino, mostrando o que levar na mala, principais pontos turísticos, quanto de combustível você vai precisar e muito mais. No cálculo de distância, sugestão de melhor caminho e previsão para consumo de combustível, usamos a capital do estado como referência, Florianópolis. Se você vai sair de outra cidade, pode usar essa ferramenta para calcular o quanto de combustível vai gastar. Para saber quais são as melhores rotas, pode usar o Google Maps.
Vamos às dicas? Estão imperdíveis!
#1 Viagem de carro para Blumenau
Blumenau é oficialmente a capital brasileira da cerveja e possui uma grande diversidade de cervejarias artesanais espalhadas pela cidade e em municípios vizinhos. Localizada em Santa Catarina, a cidade também possui muitos museus, igrejas, praças, atrativos naturais, monumentos, além da arquitetura, já que muitas casas carregam o estilo enxaimel, característico da Alemanha. Blumenau também é procurado por suas festas típicas alemãs como a Oktoberfest, a Osterdorf (Vila de Páscoa), a Weihnachtsdorf (Magia de Natal), o Festival Brasileiro da Cerveja e o Festival Nacional de Balonismo.
Ficha Técnica – Saindo de Florianópolis
Distância: 153 km via BR-101
Consumo em gasolina para carro popular (14 KM/L): 37 litros
O que levar na mala: Se for em outubro, incluir roupas leves para aguentar os dias de festa da Oktoberfest, assim como o traje típico alemão. Outra dica é levar de casa os canecos para o chope e economizar uns trocados.
Principais pontos turísticos:
– Parque Vila Germânica: aberto o ano todo, é um centro comercial que vende produtos típicos da cidade;
– Ponte dos Arcos: inaugurada em 28 de janeiro de 1951 para ligar o trecho ferroviário entre Blumenau e o município de Gaspar;
– Teatro Carlos Gomes: pertence a Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes, o teatro é um dos poucos no Brasil que possui um palco giratório;
– Catedral São Paulo Apóstolo: Igreja Matriz da cidade;
– Igreja Evangélica Luterana do Espírito Santo: em 2002, foi nomeada Patrimônio Histórico de Santa Catarina;
– Castelinho Moellmann: construído em estilo germânico, semelhante aos existentes em Michelstad, na região de Odenvald, cidade da Alemanha.
Tem pedágio? Sim
Melhor caminho: O caminho para chegar na mais famosa cidade “alemã” do Brasil é seguir pela BR-101 até Itajaí. A partir daí, há duas opções: entrar na movimentadíssima BR-470 ou seguir pela menos movimentada SC-412, atravessando as cidades de Ilhota e Gaspar.
#2 Viagem de carro para Pomerode
Pomerode é situada no Vale Europeu de Santa Catarina. Sua origem como colônia de imigrantes alemães trouxe como herança a cultura, música, dança e uma variada gastronomia. A dica é fazer um tour pela cidade e conhecer um pouco mais sobre o artesanato, porcelanas, decorações e produtos têxteis.
Anualmente, no mês de janeiro acontece a Festa Pomerana, uma festa típica da cidade com música de bandas tradicionais, bailes, danças folclóricas e gastronomia típica. Já no mês de julho, é realizado o Festival Gastronômico, onde uma estrutura com vários restaurantes se reúnem em um só ambiente formando a Vila Gastronômica. Lá são oferecidos cardápios diferenciados e o festival ainda traz apresentações de chefs convidados, shows musicais, exposições de artesanato entre outros.
Ficha Técnica – Saindo de Florianópolis
Distância: 170 km via via BR-101 e BR-470
Consumo em gasolina para carro popular (14 KM/L): 43 litros
O que levar na mala: um dicionário de alemão, caso queira traduzir placas e fachadas da cidade, que muitas vezes estão no idioma. Cerca de 95% da população de Pomerode é bilíngue.
Principais pontos turísticos:
– Parque Vila Encantada: o parque temático concentra mais de 20 atrações divididas em vilas, localizado ao lado do Zoo Pomerode;
– Zoo Pomerode: atualmente, vivem mais de 290 espécies, totalizando aproximadamente 1.400 animais, dentre elas algumas espécies já em extinção;
– Morro da Turquia: mirante natural com 586 metros de altura;
– Morro Schmidt: mirante natural mais alto de Pomerode com 931 metros de
altitude e uma vista de 360º.
Tem pedágio? Sim
Melhor caminho: Como o percurso será feito pela Br-101, motorista e passageiros poderão admirar o trajeto com vista para Oceano Atlântico. Depois a viagem de carro será pela BR-470.
#3 Viagem de carro para Bombinhas
A cidade de Bombinhas é um dos destinos mais procurados do verão catarinense. E não é por pouco, já que a cidade é um verdadeiro paraíso natural. A península na qual se encontra Bombinhas possui cerca de 40 praias das mais diferentes características: algumas com águas cristalinas, perfeitas para o mergulho; outras com ondas grandes, ideais para o surfe; praias calmas, onde se pratica a pesca; e ainda paraísos intocáveis e de difícil acesso.
Ficha Técnica – Saindo de Florianópolis
Distância: 72 km via BR-101
Consumo em gasolina para carro popular (14 KM/L): 18 litros
O que levar na mala: Bastante protetor solar, água para hidratar e tênis para as trilhas e caminhadas.
Principais pontos turísticos:
– Mirante Eco 360º: a subida é por trilha. Para descer, são duas opções: trilha ou tirolesa;
– Parque Municipal Morro do Macaco: entre as belas praias da Conceição e da Tainha. As trilhas, todas com boa infraestrutura, levam a vários mirantes com vistas espetaculares de toda a região;
– Mergulho na Ilha do Arvoredo: faz parte da Reserva Marinha Biológica do Arvoredo. O acesso é controlado pelo Ibama e só 20 pessoas por dia podem mergulhar em suas águas;
– Praia de Bombinhas: com 1,2 km de extensão, possui águas muito cristalinas e calmas;
Tem pedágio? Sim
Melhor caminho: Para chegar em Bombinhas é preciso dirigir pela rodovia BR-101 e entrar no trevo de Porto Belo para acessar a rodovia SC-412. Este trevo é o primeiro após o pedágio, no sentido sul-norte, e o primeiro após o município de Itapema no sentido norte-sul. Durante a viagem de carro, você terá uma bela vista do litoral de Santa Catarina.
#4 Viagem de carro para Balneário Camboriú
Balneário Camboriú está localizado ao norte de Santa Catarina. Muito procurada por suas praias, a cidade também possui cenários ideais para quem aprecia a natureza e a prática de atividades ao ar livre. No Parque Unipraias, que compreende as três estações por onde passa o teleférico, há trilhas para caminhada, trenó de montanha, circuito de arvorismo e o ZipRider, uma espécie de tirolesa.
Ficha Técnica – Saindo de Florianópolis
Distância: 82 km via BR-101
Consumo em gasolina para carro popular (14 KM/L): 21 litros
O que levar na mala: Líquidos para hidratar o corpo, lanches para aproveitar os passeios, calçado confortável para as caminhadas e protetor solar.
Principais pontos turísticos:
– Complexo Cristo Luz: um monumento de 33 metros de altura localizado em um dos pontos mais altos. Além do monumento, o complexo tem um presépio permanente, dois mirantes para a cidade, shows musicais e atrações culturais;
– Parque Cyro Gevaerd: um zoológico com animais da Mata Atlântica, um aquário marinho com peixes e crustáceos, Tartarugário, Horto Botânico e Museus Oceanográfico e de Aves, Mamíferos e Répteis;
– Parque Unipraias: um teleférico leva os visitantes do parque de uma praia a outra.
Tem pedágio? Sim
Melhor caminho: a estrada fica às margens do mar seguindo pela BR-101, proporcionando ótimas paisagens.
#5 Viagem de carro para Garopaba
Garopaba tem uma ecologia vasta. A cidade oferece várias trilhas ao visitante que poderá desfrutar do contato direto com a natureza e conhecer as riquezas e os segredos valiosos do ecossistema garopabense.
Se você for visitar a cidade nos meses de verão, vai conseguir aproveitar as praias catarinenses. Mas a diversão também acontece no inverno, de julho a novembro, com a chegada das baleias-francas. Todos os anos elas vêm do Polo Sul para parir e amamentar seus filhotes nas águas mais amenas de Santa Catarina.
Ficha Técnica – Saindo de Florianópolis
Distância: 92 km via BR-101
Consumo em gasolina para carro popular (14 KM/L): 23 litros
O que levar na mala: Equipamento de snowboard para areia, filtro solar e roupa de banho.
Principais pontos turísticos:
– Lagoa de Garopaba: ligada ao mar formando um canal que separa as praias da Ferrugem e Barra, é excelente para a pesca de caranguejo e camarão;
– Igreja Matriz de São Joaquim: localizada no centro histórico de Garopaba, foi sobre uma pedra (antiga armação das baleias) em 1846, ainda hoje traz recordações aos visitantes dos tempos da província;
– Dunas: nas praias do Siriú e do Ouvidor são um convite à pratica de sundboard;
– Ilha do Coral: fica a cerca de 45 minutos de barco da praia de Garopaba. O passeio até lá reserva várias surpresas como conhecer o antigo farol e o paredão com inscrições rupestres com mais de 2.000 anos.
Tem pedágio? Sim
Melhor caminho: Linda vista do litoral catarinense pela BR-101.
Leia também: Seguro de carro: o que você precisa para conseguir o seu
#6 Viagem de carro para São Joaquim
Em São Joaquim, o frio é a grande atração: a temperatura pode chegar a -10ºC (e tem possibilidade de nevar no inverno). Turistas de todo o Brasil ficam atentos à meteorologia para saber quando o frio aumenta na cidade e, assim, subir a serra, e fazer registro da neve caindo. Tudo isso regado a muito vinho. Nas vinícolas há visitações e muitas delas com aula-degustação. Além disso, os vários mirantes, parques ou cachoeiras, são atrações para os mais aventureiros.
Ficha Técnica – Saindo de Florianópolis
Distância: 230 km via SC-416 e BR-282
Consumo em gasolina para carro popular (14 KM/L): 58 litros
O que levar na mala: Se for no período de inverno, roupas quentes e impermeáveis contra os ventos frios.
Principais pontos turísticos:
– Parque Snow Valley: destaque para esportes de aventura: muro de escalada, pêndulo, arvorismo e trilhas. A tirolesa com um longo “passeio” sobre as copas das árvores e um riacho;
– Mirante de Belvedere: grande escadaria que leva à parte mais alta da cidade começa no final da avenida principal. Depois de uma subida puxada, tem-se realmente uma bela vista da cidade;
– Igreja Matriz de São Joaquim: a igreja é toda de pedra basalto, com belos vitrais e esculturas na parte externa;
Tem pedágio? Não
Melhor caminho: se você quiser a melhor vista, pegue a BR-101 até o trevo de Gravatal e vá para a BR-438 até chegar na Serra do Rio do Rastro – onde a paisagem é deslumbrante. O fim da serra é em Bom Jardim da Serra, de lá, siga até São Joaquim.
O caminho mais rápido: agora se você quiser agilidade, vá pela BR-282 até o trevo de Urubuci (10km depois de Bom Retiro) e acesse a SC-430, que cruza Urubuci e vai direto para São Joaquim. Saindo do Sudeste ou de Curitiba, siga pela BR-116 até Lages e pegue a BR 438 até São Joaquim.
#7 Viagem de carro para Urubici
Também localizado em Santa Catarina, Urubici possui várias atrações naturais e por isso é o destino ideal para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura. Também é uma cidade muito fria e costuma registrar neve no inverno. Seus pontos turísticos são de fácil acesso e podem ser visitados em apenas um dia. A natureza do município é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, pois faz parte da Reserva Mundial da Biosfera da Floresta Atlântica. Fica a 70 km de São Joaquim. Montanhas, cavernas, cachoeiras e muito frio fazem de Urubici um dos destinos mais cobiçados da serra catarinense.
Ficha Técnica – Saindo de Florianópolis
Distância: 175 km via BR-101
Consumo em gasolina para carro popular (14 KM/L): 43 litros
O que levar na mala: casacos e calçados quentes, equipamentos de seguranças para aqueles que gostam de caminhas e aventuras.
Principais pontos turísticos:
– Cascata do Avencal: são 100 metros de queda livre. Tem uma visão panorâmica da cidade, do vale e das montanhas ao redor;
– Serra do Corvo Branco: o principal atrativo é a “garganta”, onde a estrada atravessa dois imensos paredões com 90 metros de altura, num trecho que é considerado o maior corte em rocha arenítica do Brasil. A estrada já foi considerada uma das mais perigosas do Brasil, por isso é preciso ter muito cuidado ao descê-la;
– Morro da Igreja: o morro possui 1822 metros de altitude e é considerado o ponto habitado mais alto do sul do Brasil. Lá do alto a paisagem é maravilhosa. Em dias de boa visibilidade é possível até ver o mar a mais de 100 km de distância e Pedra Furada (foto em destaque no post).
Tem pedágio? Não
Melhor caminho: quem vem de Florianópolis pela BR 101, pode entrar na SC 438 em Tubarão. A estrada da Serra do Rio do Rastro é parte desta rodovia que liga a região do litoral a Lages. Depois de subir a Serra do Rio do Rastro, você passa por Bom Jardim da Serra e pode seguir para São Joaquim, que fica a 60 quilômetros. Urubici é o final do roteiro. Se quiser retornar para Florianópolis, vá para o norte pela SC 110 e depois pegue a BR 282.
#8 Viagem de carro para Treze Tílias
Treze Tílias é uma pequena cidade do meio oeste catarinense. Tem pouco mais de seis mil habitantes e foi fundada em 1933 por imigrantes Austríacos da região do Tirol. Além de belas paisagens, arquitetura e comida, a cidade também é ótima pra quem gosta de uma boa cerveja.
Ficha Técnica – Saindo de Florianópolis
Distância: 425 km via BR 282
Consumo em gasolina para carro popular (14 KM/L): 105 litros
O que levar na mala: se for no verão, leve roupas de banho, protetor solar e roupas leves para as caminhadas. Já no inverno, por ser uma região fria não se esqueça de casacos e calçados fechados para se proteger do vento.
Principais pontos turísticos:
– Passeio de trenzinho: passa pelos principais pontos turísticos de Treze Tílias. Dura aproximada de 45 minutos;
– Parque do Imigrante: área verde com lago e pedalinhos, onde está situada a Capela São Bento e uma via sacra vinda diretamente da Áustria;
– Termas Internacional Vale das Tílias: é um dos maiores parques aquáticos do estado de Santa Catarina, com águas termominerais com temperatura de 35,8º C. A estrutura ainda oferece praça de alimentação.
Tem pedágio? Não
Melhor caminho: Pelo caminho, os turistas encontrarão lindas paisagens bucólicas, pequenos sítios e propriedades rurais.
Leia também: Vai viajar? Saiba o que não pode faltar na hora de pegar a estrada
#9 Viagem de carro para Florianópolis
A capital de Santa Catarina é um dos destinos mais disputados. Além de agradar as mais variadas tribos, a cidade é um prato cheio para quem quer conciliar tranquilidade e um pouco de badalação.
Os pontos turísticos são de encher os olhos. E para quem gosta de praia a cidade é um prato cheio. Para citar algumas, Barra da Lagoa, Brava, Mole, Joaquina, Ingleses e Jurerê Internacional estão entre as mais famosas.
Ficha Técnica
O que levar na mala: para os dias quentes, roupa de banho, protetor solar, equipamentos esportivos como prancha e bastante líquido para não desidratar.
Principais pontos turísticos:
– Ponte Hercílio Luz: é o cartão postal da cidade;
– Santo Antônio de Lisboa: é a comunidade mais antiga de Florianópolis e ainda preserva muitas casas e construções históricas da época da colonização portuguesa;
– Lagoa da Conceição: recanto natural e histórico, concentra a maior parte da vida noturna com baladas, bares e restaurantes. Também é caminho para as ondas do surfe e parada para a galera dos esportes náuticos com destaque para o windsurf, Kitesurf e Stand up paddle;
– Ribeirão da Ilha: importante ponto histórico de Florianópolis, foi colonizada pelos açorianos e guarda seu valor histórico e cultural dos primeiros moradores;
– Jurerê Internacional: é o point mais desejado para quem procura clubs, hotéis e restaurantes badalados. Além disso, a praia é uma das mais movimentadas da ilha.
Melhor caminho: Consulte aqui a partir do seu destino.
E aí, curtiu nossas dicas? Compartilhe nas redes sociais e conte pra gente, nos comentários, qual roteiro está nos seus planos.
Mayara Melegari
Acadêmica de jornalismo, escreve sobre veículos e trabalha com comunicação para segmento automotivo.