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Não deixe de fazer estas perguntas ao negociar um carro seminovo no WhatsApp

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Depois de olhar vários modelos de carros anunciados na internet, chegou a hora de saber mais detalhes sobre o veículo antes do test-drive. E para quem gosta de otimizar o tempo, nada melhor que adiantar a negociação e checar informações pelo WhatsApp, não é mesmo?!

Numa negociação no WhatsApp é importante obter o maior número de informações possíveis e, dessa forma, não perder tempo visitando várias lojas e ser surpreendido negativamente. Além disso, essa conversa inicial facilitará o fechamento de um bom negócio na revenda de seminovos. Por isso, neste post vamos enumerar os 7 pontos que você deve verificar no WhatsApp antes de fazer o test-drive.

Venha conferir no nosso checklist o que você não pode deixar de perguntar ao negociar um carro no WhatsApp. Vamos lá?!

#1 A mecânica do carro está em dia?

O carro estar bem limpinho e com uma pintura bonita nas fotos não garantem que o motor, caixa, câmbio, suspensão, pedal do freio e pneus estejam em bom estado. Por isso é importante prestar atenção em todos os detalhes do veículo. Peça fotos detalhadas do carro, como: rodas, motor, detalhes das portas e volante. Se ainda ficar dúvidas, peça um vídeo do carro ao vendedor para que você se certifique que ele está igual nas fotos. Quando for fazer o test-drive, você pode pedir para levar o carro num mecânico de sua confiança, com certeza ele lhe dirá com precisão o estado de conservação do carro.

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#2 O carro tem chave reserva e manual?

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Não esqueça de perguntar no WhatsApp se o carro tem manual e chave reserva. Esses itens são muito importantes, afinal, já pensou se um dia perder ou danificar a chave?! Como você irá abrir e dirigir o carro?  Para evitar esses problemas é importante conferir se o veículo acompanha a chave reserva, e caso não tenha é indispensável verificar com a loja onde você pode fazer uma chave cópia.

Com o manual é a mesma situação: nele está especificado todas as informações importantes sobre o funcionamento do carro e se as revisões foram feitas na concessionária autorizada, bem como a troca de óleo e manutenções que o veículo teve. Peça fotos do manual e da chave reserva para se certificar que tudo está certo.

#3 A quilometragem do carro é a anunciada? O veículo tem tudo que o anúncio indica?

Confirmar a quilometragem do carro e dados do anúncio é indispensável para evitar surpresas. Confirme se o automóvel tem os acessórios anunciados e, se possível, peça foto do velocímetro para verificar quanto o carro rodou.

Essa checagem é ainda mais essencial para aqueles que fazem questão de determinados itens. Nada mais frustrante que ir até a loja comprar um carro com ar condicionado, por exemplo, mas ao fazer o test drive descobrir que o veículo é básico. Portanto, fique de olho.

#4 Qual a placa do carro? O IPVA já vem pago?

Checar o número da placa do carro também deve estar no seu check-list. Saber qual é a origem do automóvel que você irá comprar é fundamental para lhe dar mais segurança. Você já pensou que o carro pode ter passado por algum sinistro? Ou se constam multas e débitos no veículo?

Peça para o vendedor te passar o número da placa e da documentação. Com essas informações você pode consultar no site do Detran do seu Estado as informações sobre multas, licenciamento e IPVA do veículo. Por questão de segurança, muitas lojas não passam essas informações. Então solicite para a empresa a tela do Detran com os detalhes referentes a multas e débitos e pergunte sobre a primeira letra e final da placa. Com isso em mãos você poderá checar se o IPVA já está pago e o estado de origem do veículo.

#5 Quantos donos o carro teve? Tem garantia?

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Checar quantos donos o veículo teve é importante para saber a origem do carro. Muitos vendedores, inclusive, sabem informar o histórico sobre o antigo dono e podem te dizer mais sobre a origem do carro.

Cheque também se o carro está na garantia, pois dependendo do ano e marca do veículo a garantia de fábrica pode estar ativa. Se não estiver, você pode verificar com o vendedor se a loja oferece algum outro tipo de garantia além da obrigatória por lei que é de 3 meses.

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#6 Aceita carro ou moto na troca?

Se você tiver carro ou moto para dar na troca, não esqueça de perguntar se a loja aceita trocar. Algumas lojas podem ou não aceitar trocas – dependendo do modelo da moto ou veículo – por isso, para agilizar a negociação, verifique essa informação antes de ir até a revenda. É importante também pedir uma média de avaliação, com valores aproximados.

#7 Como vai ficar o financiamento?  Posso fazer uma simulação?

Se você pretende financiar, outra dica importante é pedir ao vendedor uma simulação aproximada dos valores das prestações do veículo. Isso ajudará você a escolher um carro que fique dentro do seu orçamento.

Caso você já tiver em mente o valor que pretende dar de entrada, solicite uma simulação com os valores que você tem disponível e o número de parcelas que pretende financiar. Não esqueça de perguntar por qual banco ou financeira foi feita a simulação, qual a taxa de juros e com quais bancos a loja trabalha.

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Ao saber o valor que irá pagar por mês, é muito mais fácil de se organizar financeiramente e negociar os valores na hora da compra. Para agilizar, você também pode enviar seus dados pessoais para verificarem se sua ficha de financiamento está de acordo com os critérios dos bancos e financeiras.

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Hora do test-drive

Após tirar todas as dúvidas, Ufa!  Você pode agendar um test-drive tranquilo e ver de perto se o carro é ideal para você. Não esqueça de confirmar as informações que coletou no WhatsApp e boa sorte no fechamento do negócio. Caso morar em outra cidade, você pode verificar com a loja se eles entregam o carro na sua cidade e fechar a negociação toda pelo telefone. Bacana, não é mesmo?!

Agora ficou fácil tomar a melhor decisão. Mas se você ficou com mais alguma dúvida, escreva para a gente nos comentários!

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Camila Fernandes

Jornalista, escreve sobre veículos e é SDR na Pemavel.

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