Ícone
Ícone

O que é preciso para tirar CNH? Saiba tudo neste texto

Quando os 18 anos chegam, vem junto o momento esperado por muitos: tirar a carteira de motorista. Conseguir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou permissão para dirigir exige uma série de exames e aulas teóricas e práticas. O procedimento é igual em todos os estados brasileiros – o que irá mudar serão as taxas cobradas, estipuladas em nível municipal.

Confira a seguir o passo a passo para tirar o documento e esclareça todas as suas dúvidas. Vamos lá?

1º Passo: Documentação

Possuir RG e CPF, ter 18 anos completos, comprovante de residência (em seu nome ou de algum parente, mediante comprovação de parentesco) e saber ler e escrever.

2º Passo: Cadastro

Ir até o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da sua cidade e fazer o cadastro biométrico. O cadastro tem que ser feito pessoalmente, porque inclui o registro das impressões digitais e a foto.

3° Passo: Exames

cnh exame de visao

Concluído o cadastro, você recebe a autorização para fazer os exames médicos (teste de visão, pressão e eficiência motora) e psicotécnicos (é uma avaliação da condição psicológica e emocional) em clínicas autorizadas pelo órgão de transito da cidade. Há uma taxa a ser paga, que varia de acordo com cada munícipio.

4º Passo: Curso teórico

Com a aprovação dos exames, o candidato terá que se inscrever num Centro de Formação de Condutores (CFC) ou Autoescola para fazer o curso teórico. São obrigatórias 45 horas/aula. O conteúdo do curso é relacionado às práticas de direção defensiva, noções de primeiros socorros e legislação de trânsito (sinalização). Além disso, também precisará entender como interagir com pedestres, ciclistas e demais atores do processo de circulação. É recomendado agendar aulas sob diversas condições climáticas – chuva, frio, nevoeiro e noite.

Depois é realizado uma prova para testar seus conhecimentos. Caso seja aprovado, o candidato pode começar as aulas práticas. Se for reprovado, pode marcar uma nova prova após 15 dias.

Leia também: As 6 multas de trânsito que quase ninguém conhece

5º Passo: Curso prático

simulador autoescola

São obrigatórias 25 aulas práticas realizadas em autoescolas credenciadas ao Detran. Desse total, quatro aulas devem ser noturnas. Você também tem a opção de fazer três aulas em simulador, se a autoescola possuir um, nesse caso são permitidas oito aulas (três diurnas e cinco noturnas).

6º Passo: Prova prática

Após as aulas obrigatórias, a autoescola gera um certificado da carga horário e habilita o candidato a escolher uma data da prova prática. Se você for reprovado, não é precisará fazer as aulas novamente, basta marcar uma nova data.

7º Passo: Validade

A primeira habilitação é uma autorização temporária, valida por um ano. Porém, você deve ficar atento a algumas regras! Se o motorista não tiver nenhuma multa grave ou no máximo uma multa média (quatro pontos), pode obter a CNH definitiva, que tem validade por quatro anos.

Caso o motorista tenha uma multa grave ou ultrapasse os pontos permitidos, terá carteira suspensa e para conseguir outra, será obrigado a iniciar o processo desde o primeiro passo. Depois da primeira renovação, para motoristas até 65 anos, a CNH deve ser renovada a cada cinco anos. Após essa idade, a validade passa a ser de três anos.

Leia também: Cuidados com carros que passam muito tempo no sol ou chuva

8º Passo: Tipo de habilitação

As carteiras de habilitação são divididas em categorias:

A: Motos, Ciclomotor, Motoneta ou Triciclo

B: Automóvel, caminhonete ou utilitário

C: Caminhões

D: Micro-ônibus, Ônibus

E: Veículos com unidades acopladas, como trailer

A primeira CNH só pode ser retirada nas categorias, A, B ou AB. No último caso, a pessoa deve participar de dois cursos preparatórios. O candidato que adquirir o pacote (AB) vai ter que desembolsar em torno de R$ 1.400 a  1.700 pelo serviço. Esses valores mudam conforme cada categoria.

O que preciso para tirar a CNH 3

Se você pensa em mudar de categoria, também deve seguir algumas normas. Por exemplo, quem possui habilitação na categoria B pode mudá-la para C ou D; quem possui na categoria C, pode mudar para as categorias D ou E; e quem possui o documento na categoria D, pode obtê-lo na categoria E.

Para solicitar a admissão nas categorias C, D ou E, o condutor deve estar habilitado há pelo menos um ano na categoria anterior exigida (por exemplo, para obter a CNH na categoria C, é necessário ter no mínimo um ano de habilitação na categoria B).

Leia também: Não deixe de fazer estas perguntas ao negociar um carro seminovo no WhatsApp

8º Passo: Casos especiais

O futuro motorista deve especificar qual deficiência e a necessidade a ser atendida. De maneira geral, os procedimentos para obtenção da carteira estão disponíveis a todos, inclusive para quem tem algum tipo de limitação física, que não interfira na capacidade de dirigir. O candidato deverá passar por junta médica específica para então se matricular em uma autoescola que possua um carro adaptado.

Se você seguir todos esses passos, terá em mãos a tão esperada carteira de habilitação. O mais importante estar sempre atento, afinal, dirigir requer muita atenção e responsabilidade. Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente nos comentários.

Ah, e não deixe de compartilhar esse texto com aquele amigo ou parente que precisa fazer sua primeira habilitação.

Mayara Melegari2

Mayara Melegari

Acadêmica de jornalismo, escreve sobre veículos e trabalha com comunicação para segmento automotivo.

Falar pelo WhatsApp