Todo mundo conhece alguma pessoa que sempre consegue comprar os melhores produtos, com os menores preços. Parece sorte, mas boa parte desses consumidores possuem técnicas e segredos de compra que os tornam diferenciados. Na hora de negociar um carro, seja ele 0-0km ou usado, é necessário usar algumas táticas ou seguir algumas dicas para conseguir garantir condições exclusivas e claro se dar bem na compra.

Ser um negociador profissional requer conhecimento e paciência. Isso porque será preciso analisar com cuidado diferentes aspectos no seu novo quatro rodas. Existem alguns fatores-chaves que determinam se você está sabendo negociar um carro. Aqui no Brasil ainda não é muito comum contratar alguém para negociar um carro por você. Mas saiba que nos Estados Unidos existem negociadores profissionais, que são contratados para auxiliarem na aquisição de um automóvel, fazendo com que seus clientes poupem dinheiro e não entrem em furadas.  Muitos desses negociadores profissionais já trabalharam em fabricantes ou com vendas de veículos e hoje acabam ganhando a vida sendo contratados para negociar um carro para alguém.

Mas claro que você não precisa procurar um profissional assim aqui no Brasil. Existem segredos que somente um negociador profissional de carros conhece e hoje você irá saber alguns deles. Tá pronto? Então continue lendo esse texto e descubra o que observar ao negociar um carro novo!

Aprenda a examinar a lataria como profissional

Um dos maiores desafios ao negociar um carro é saber observar de maneira profunda a lataria de um veículo. Com tantas maneiras para disfarçar danos, é muito importante estar atento às técnicas de inspeções. Uma dica é evitar ver o carro em dia de chuvas caso ele esteja em local externo. As gotas d’água acabam escondendo imperfeições de lataria ou pintura. Outro ponto importante também é evitar vê-lo no sol do meio-dia ou fim de tarde.

negociar um carro

Observe com atenção os encaixes de portas, capô e tampa do porta-malas. Eles devem estar alinhados, os vãos devem ter espaços iguais e portas não devem raspar nos batentes. Se você notar qualquer desnível, isso pode indicar que o carro foi batido e passou por ajustes para desamassar.

Leia também: 7 erros ao comprar um carro usado que você precisa evitar

Como notar diferenças de tons na pintura?

Uma maneira para avaliar se o carro já foi pintado ou não é observar a pintura externa em relação à interna, em geral em portas ou batentes. Mas engana-se quem pensa que não deva existir diferenças. A pintura interna do seu carro deve ser mais fosca, enquanto a externa brilhará mais, pois o carro é envernizado. Quando o carro é pintado, é comum que os funileiros deixarem tudo no mesmo tom, denunciando o reparo.

Outra maneira de descobrir pinturas é olhando o carro de frente, encostando o rosto no para-lama e analisando toda a lateral do veículo. Assim você irá descobrir diferenças de texturas, além de descobrir desalinhamento das portas ou amassados na chapa.

Quer identificar batidas na traseira? Então abra o porta-malas e levante o estepe. Se o lugar onde fica o pneu apresentar algum amassado, isso identifica que houve mal conserto de uma colisão traseira.

É possível identificar de maneira profissional a qualidade mecânica de um carro?

A dúvida mais comum em quem vai negociar um carro é como saber se a mecânica está boa e suas peças estão com qualidade. Primeiro ponto é: nunca deixe de ligar o carro e fazer um test-drive. Ao dar a partida, você poderá notar o tempo de demora para que o carro ligue. Se demorar, pode haver folga no motor. Durante o test-drive é essencial observar se na frenagem há ruídos ou se o carro está pendendo para um lado. Procure ruas com paralelepípedo e verifique se a suspensão não possui ruídos estranhos. Outros pontos importantes de avaliação ao dirigir é a profundidade do pedal da embreagem, o barulho na direção ao virar o volante para os lados, funcionamento do câmbio e sistema elétrico.

negociar um carro

Fora do carro é a hora de olhar a parte interna do capô. Retire a vareta do óleo e confira se ele não apresenta pontos esbranquiçados. Caso isso exista, é sinal de que há mistura com água. Não tem óleo no motor e possui marca de poeira? Então fique atento, pois a lavagem completa pode ser um truque para esconder vazamentos.

Leia também: Revenda de carros em São José SC: Conheça a Pemavel Veículos

O que observar no interior do veículo

O maior medo ao comprar um veículo usado é que o hodômetro esteja adulterado. Por isso, sempre recomendamos negociar um carro direto com concessionárias e revendedoras de confiança e que possuam credibilidade no mercado. Mas caso você já tenha visto um carro com vendedor direto e quer identificar se há adulterações ou não, existem alguns segredos que podem ser observados.

Cheque o pedal de freio, volante e câmbio. Caso o pedal esteja muito desgastado, é possível que o veículo tenha mais de 60 ou 70 mil km. Agora em relação ao volante e câmbio, deve-se perceber se eles estão lisos, sem a rugosidade do plástico. Mas atenção, isso não vale para couro, já que é comum ele se desgastar com mais facilidade e em menos tempo.

negociar um carro

Dentro do veículo, além de identificar ou não alteração no hodômetro, é importante conferir o funcionamento de acessórios e itens, como airbarg, computador de bordo, ar condicionado, entre outros itens. Ligue, desligue e faça diferentes testes para ver se tudo está em conformidade.

No caso do airbag, para identificar o correto funcionamento é preciso observar se a luz do airbag acende no painel ao girar a chave. Ela deve apagar em alguns segundos, indicando que está tudo certo. Caso não acenda, pode indicar que o antigo dono bateu o veículo e não instalou um novo airbag.

Leia também: Quero comprar carros seminovos: onde encontrar as melhores opções

Como você percebeu, existem alguns segredos importantes para conseguir negociar um carro como um profissional e evitar dores de cabeça futuras. Se você quer segurança e comprar seu novo automóvel com confiança, não deixe de conhecer a Pemavel. Aqui contamos com carros com garantia de procedência, após passarem por uma rigorosa vistoria cautelar. Além disso, temos uma taxa de 95% de satisfação no pós-venda. Fruto de uma equipe qualificada, seminovos com excelência e condições facilitadas. Quer saber mais? Então entre em contato com a gente e faça o melhor negócio!