Tem muita gente que se diz expert em negociação de carro, mas desconhece artimanhas que podem colocá-lo em risco. Por isso, no post de hoje vamos falar das várias etapas que envolvem o negócio e como você pode tomar cuidado para que a negociação seja feita de forma transparente.
As dicas são importantes para identificar possíveis golpes e garantir que você faça o melhor negócio. Vem com a gente!
#1 Anúncios falsos
Um dos principais erros que você não pode cometer em negociação de carro é ser enganado por anúncios falsos. Esses anúncios geralmente trazem carros que não existem, mas que são atrelados a lojas reais. O golpista geralmente anuncia um carro por um valor muito abaixo do mercado e diz que trabalha na loja X (geralmente uma marca conhecida). Na maioria dos casos, esses golpistas não tem o carro anunciado e exigem um sinal (depósito em dinheiro) para garantir o veículo. Após o sinal o golpista desaparece.
Para evitar esse tipo de armadilha, sempre cheque no site da loja se o anúncio existe e ligue no telefone fixo da empresa confirmando as informações. Fazendo esses procedimentos, você estará seguro.
#2 Golpes no pagamento
É muito comum para quem vende carro por conta própria que a pessoa faça toda a venda sozinha. Porém, existem golpistas que agem no momento do pagamento. O golpista diz que irá pagar com cheque ou TED e simula uma operação financeira, mostrando um comprovante falso ou cheque sem fundo. O golpista então solicita que o vendedor preencha o recibo de compra e venda.
Com o carro e o recibo de compra e venda em mãos, o carro pode ser vendido para outra pessoa pelo golpista ou até mesmo para desmanches. Por isso, antes de preencher o recibo de compra e venda, certifique-se que o dinheiro está na sua conta ou que o cheque tem fundo.
#3 Golpe do test drive
Ainda para quem vende o carro por conta própria, é importante ficar atento ao golpe do test drive. Esse golpe geralmente acontece quando a pessoa vai ver o carro pessoalmente e pede para fazer um test drive. O golpista sai para dar uma volta e nunca mais retorna.
E não se engane pelas aparências: os golpistas que agem dessa forma são pessoas bem vestidas e que aparentam ter muito dinheiro.
Para evitar ser vítima do golpe do test drive, nunca deixe o interessado sozinho com o carro e, de preferência, não saia com o veículo de dentro do condomínio ou da rua da sua casa.
#4 Golpe do carro roubado
Há ainda golpistas vendendo carros com placas clonadas que são, na verdade, carros roubados. Nesse golpe, a vítima é solicitada a fazer o pagamento e na hora de verificar a situação do carro percebe que o mesmo é roubado. Para evitar esse tipo de golpe, sempre faça a checagem do veículo no Detran. Neste post explicamos quais procedimentos evitam que você compre gato por lebre.
#5 Golpe da consignação
Raro, porém real, o golpe da consignação vem com a promessa de um terceiro vender o carro da vítima com grande vantagem, em geral acima do preço do mercado. Ou seja, o golpista se compromete com a venda do veículo e pede uma comissão do valor total. Ao entregar o veículo, o golpista desaparece com o automóvel.
Vale lembrar que, se feita em lojas de confiança, a consignação é segura e um ótimo negócio para quem quer vender o seu veículo.
#6 Fuja de anúncios apelativos e negócios muito fáceis
A dica fundamental é desconfiar de veículos com preços muito baixos e de comportamentos estranhos, como pressão para ver o veículo ou por depósito de sinal. Lembre-se: não há milagre, carro com preço muito abaixo do mercado ou tem problema ou pode ser golpe. O mesmo vale para quem está oferecendo muito para comprar o seu carro ou não fez questão de negociar o valor da compra. Desconfie sempre.
É importante notar que para ter 100% de certeza que você não será vítima de um golpe, o recomendado é fazer negócio apenas com lojas que estão há vários anos no mercado e que tem boa reputação. Infelizmente, vender o carro por conta própria ou comprar de particulares expõem você a risco de golpes, mas com atenção e precauções, pode ser seguro.
E você, tem mais alguma dica? Deixe um comentário contando pra gente. Até a próxima!