Sabe aqueles conselhos que ouvimos dos mais velhos, e que passaram de geração para geração? Alguns deles já causam alguma desconfiança, mas outros são seguidos de olhos fechados, e, nem sempre geram resultados positivos.
Esse é o caso das “verdades absolutas” sobre cuidados com carros, que, na grande maioria das vezes, não passam de mitos de manutenção que precisam ser quebrados para a saúde do seu companheiro de quatro rodas e a do seu bolso.
No post de hoje, nós listamos quais são os principais mitos de manutenção e o porquê eles não devem ser seguidos. Vamos lá?
#1 Deixar o câmbio automático na posição “P” antes de desligar o carro
É claro que os carros automáticos são muito mais práticos, mas isso não quer dizer que os comandos básicos de direção devam ser desconsiderados ou os procedimentos substituídos. Ao estacionar, o freio de mão deve ser puxado, e, depois, o câmbio deve ser colocado na posição “N”. Quando os freios estiverem acionados, aí, sim, é que o câmbio deve ser posicionado em “P”.
O grande problema em ir para essa última etapa antes mesmo de desligar o carro é que, com o tempo, a trava do câmbio vai ser danificada, e ninguém gosta de arcar com prejuízos desnecessários, não é mesmo?
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#2 Acelerar antes de desligar o carro para deixá-lo pronto para a próxima partida
Há quem acredite que acelerar o carro em ponto morto, antes de desligá-lo, ajuda a lubrificar o sistema, mas esse é um verdadeiro mito de manutenção. Antigamente, essa prática era até indicada, já que os veículos antigos, com carburador e motores de dois tempos, para ter uma boa partida na vez seguinte, precisavam da pressão da aceleração.
Hoje em dia, no entanto, a prática é extremamente danosa ao veículo. Isso porque, com a acelerada, o óleo lubrificante das paredes dos cilindros é retirado, já que a gasolina bombeada acaba escorrendo por elas uma vez que o carro é desligado em seguida.
#3 Dirigir com marchas altas economiza combustível
Essa é aquela famosa “verdade em partes”. A direção com a marcha alta, realmente, tem um gasto reduzido de combustível, mas isso não deve ser levado ao pé da letra, pois é preciso respeitar o desenvolvimento do motor.
Quando você escolhe andar em quarta ou quinta marcha em baixa velocidade, por exemplo, ou tenta fazer retomadas sem reduzir, acaba provocando um superaquecimento, além de gerar o desgaste precoce nos componentes do motor e do câmbio.
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#4 Aquecer o motor antes de sair com o carro nas baixas temperaturas
Esse é mais um exemplo de mitos de manutenção e que mostra que o tempo passa, e, com ele, algumas coisas mudam. Com a injeção eletrônica, esse hábito deixou de ser necessário. Isso porque, nos modelos mais novos, a lubrificação do sistema e a dosagem da mistura do ar combustível já são programadas automaticamente para as próximas partidas.
Apesar de ser uma evolução do sistema do carro, para garantir que ele não apresente problemas para ligar, o motorista deve ficar sempre alerta ao nível de gasolina no reservatório do tanquinho de partida a frio.
#5 Repor o gás do ar condicionado do carro
Só existem duas situações em que o gás do ar condicionado precisa ser recarregado ou substituído: quando há vazamentos ou problemas no reservatório e mangueiras. Portanto, em condições normais, o gás deve durar toda a vida útil do veículo – uma boa notícia para o seu bolso, não é mesmo?
#6 Alterar o combustível em carros flex
Os carros flex também são resultado da evolução da tecnologia em automóveis, e facilita a vida do motorista – principalmente em tempos de alta da gasolina. A respeito dos motores flex, há quem siga a seguinte regra, que nada mais é do que mais um mito de manutenção: um tanque de álcool para cada três de gasolina.
Apesar de muitas pessoas acharem que alternar é essencial para nivelar o sistema, as montadoras desmentem essa recomendação: os motores que aceitam álcool e gasolina foram projetados para funcionar com qualquer um dos combustíveis, em qualquer proporção. Portanto, a única regra que deve ser seguida na hora de abastecer é a do custo-benefício: escolha o álcool se o valor for mais vantajoso e vice-versa.
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#7 Descer ladeira em ponto morto economiza combustível
Esse é um dos mitos de manutenção que mais são defendidos por motoristas veteranos, mas nós já falamos sobre ele aqui no blog, lembra?
E nada mudou: o ponto morto em ladeira, hoje, acaba provocando um gasto maior. Isso porque, nos modelos mais recentes, a injeção de combustível é automaticamente suspensa quando o carro está engatado em uma ladeira, já que as rodas em movimento são capazes de fazer o motor girar.
Portanto, nada de desengatar a marcha nessas situações, combinado? Além de aumentar o consumo, essa prática ainda pode ser perigosa se você passar por uma situação ao volante que exija o reflexo rápido.
E então, você tem o hábito de seguir esses mitos de manutenção, acreditando estar fazendo o melhor para o seu carro? Foi surpreendido por algum deles? Escreva pra gente pelos comentários e até próxima.