Pneu é coisa séria. Não é só pegar qualquer um, colocar no seu carro e sair rodando. O pneu é um item extremamente importante. Ele não apenas permite que você se desloque, mas também garante a sua segurança enquanto roda por onde quiser! Então, na hora de saber se você vai ou não colocar um pneu 4×4, é importante levar em conta seu estilo de vida e de direção.

Se o seu estilo é predominantemente em asfalto, o pneu ideal para você são os modelos de pneu 4×4. Este pneu é desenvolvido de modo a favorecer o desempenho do carro, possuindo sulcos menores, o que aumenta sua área de contato trazendo maior aderência e eficiência no escoamento de água. Mas, se você tem dúvidas sobre as diferenças de pneu para veículos on-road e off-road, continue lendo:

Conheça os modelos de pneu 4×4 – Basicamente, podemos classificar 3 tipos de pneu 4×4 para veículos on-road ou off-road.

Pneu de estrada (80/20)

Este modelo possui uma carcaça mais suave. Oferece mais conforto na condução e seu desenho é concebido para otimizar a evacuação da água na estrada. O que rende um excelente comportamento no asfalto.

Pneu misto (50/50)

O pneu 4×4 misto, como o próprio nome diz, tem características de pneu de estrada e de campo simultaneamente. É mais robusto que o de estrada, com parede lateral reforçada e um desenho mais agressivo. Na maioria das vezes, ele possui código M+S (mud and snow) que indica que pode circular da lama à neve.

Pneu de campo (20/80)

Voltado ao uso off-road, este pneu 4×4 possui uma carcaça bastante rígida, paredes laterais bem reforçadas e escultura de grande profundidade. Esses fatores proporcionam muito mais aderência aos terrenos acidentados.

Imagem ilustrativa do texto sobre pneus

Dentro de cada uma dessas categorias há diversas outras opções que variam por marca e modelo. O ideal é que você consulte o manual do veículo para se certificar das opções de pneu 4×4 indicadas pelo fabricante.

Além disso, precisa considerar as formas de uso mais frequentes do seu veículo. E por fim, considere a opinião de um profissional especializado para auxiliar na melhor escolha.

Outra dica fundamental é prezar pela qualidade da marca do pneu. Escolher marcas de alto nível é relevante para qualquer tipo de pneu. Mas, no caso do pneu 4×4 para off-road, que demanda um investimento mais alto e uma finalidade bem específica, não vale a pena arriscar.

A razão pela qual enfatizamos essa questão do risco é porque o pneu 4×4 em off-road não demanda o mesmo período de troca que os pneus comuns ou 4×4 para passeio. A menos que você utilize um pneu exclusivo para campo na estrada com o sistema 4×4 AWD (que não permite desativação). Dessa forma, poderá haver um desgaste prematuro dos pneus.

Calibragem dos Pneus 4×4 – Como funciona?

Sempre que for utilizar seu pneu 4×4 modelo de campo ou misto, atente-se ao tipo de terreno que irá enfrentar. A calibragem deverá ser regulada conforme a necessidade no momento. Aumentando a pressão, pode-se evitar furos ao circular por zonas pedregosas. Já, diminuindo a pressão, os pneus podem evitar que o carro afunde na areia ou na lama.

Os adeptos desses tipos de pneus para essas finalidades devem sempre ter um manômetro por perto para garantir maior assertividade na pressão colocada.

Troca simultânea dos 4 pneus

É claro que todo pneu, independentemente do modelo e finalidade, é item primordial de segurança em qualquer veículo. Mas, principalmente pela razão já citada da finalidade exclusiva de uso do pneu 4×4 em off-road, a troca deve sempre ser simultânea.

Imagem ilustrativa do texto sobre pneus

Isso quer dizer que todos os pneus devem ser trocados ao mesmo tempo, exceto se um deles for danificado e precisar de troca por estepe. Mas manter todos os pneus com um desgaste parecido é garantir maior segurança. A consequência de uma ação arriscada em um off-road pode oferecer grande perigo ao motorista, além de afetar a transmissão e outros sistemas.

EXTRA: Se você está aqui é porque adora os modelos de carro off-road, certo? Por isso, separamos 5 diferenciais dos veículos que fazem a cabeça de quem ama aventuras. Confira:

ABS off-road

Auxilia o motorista na hora de frear em terrenos acidentados e sem pavimentação. O sistema faz com que um pouco de terra acumule em frente ao pneu e, assim, melhora a eficiência no momento do uso dos freios.

Bloqueio de diferencial traseiro

Essa tecnologia foi desenvolvida para salvar os motoristas em áreas de atolamento e terrenos muito acidentados. O bloqueio faz com que as rodas estejam sempre na mesma rotação, o que é essencial para quando uma das rodas perde o contato com o terreno e gira em falso. Assim, o sistema bloqueia a roda que quer patinar e transfere a tensão dela para outra.

Controles de tração e estabilidade

Esses são grandes amigos de quem dirige veículos off-road, eles trabalham em conjunto para manter a direção e o controle do carro em diversas situações, como derrapagem em pistas escorregadias, curvas fechadas e aquaplanagens (quando uma roda patina em uma poça de água).

Leia também: Filmes sobre carros: Os longas imperdíveis para quem é fã de veículos!

Hill Start Assist (HSA)

Como o próprio nome indica, ele é um sistema que ajuda na partida do carro em subidas e descidas. O assistente não deixa que o carro desça quando o motorista tira o pé do freio. O freio fica acionado automaticamente pelo período de 2 a 3 segundos, tempo suficiente para o condutor pisar no acelerador.

Hill Descent Control (HDC)

Esse sistema aciona os freios de maneira automática (o condutor pode até tirar o pé do pedal do freio) e impede que o carro desça uma ladeira de uma só vez. Em alguns automóveis o motorista pode controlar a velocidade pelo volante.

Seletor de terrenos

É uma tecnologia criada para adaptar o carro a diversos terrenos, como neve, areia, terra ou pedra. A adaptação ocorre porque o automóvel pode alternar o eixo traseiro para tração em duas ou quatro rodas.

Leia também: Carros Híbridos no Brasil: modelos a venda e o que esperar

Tração 4×4 permanente (AWD)

Com esse sistema, a tração dos pneus 4×4 se mantém sempre em funcionamento. Assim, ela se adapta às exigências de cada terreno, compensando as diferenças de rotação.

4×4 com tecnologia reduzida

Tecnologia criada para enfrentar trilhas pesadas com atoleiros e também ladeiras íngremes. Ela é responsável por reduzir o número de marchas (ficam só a 1ª e a 2ª) e aumentar o torque, o que oferece mais força para o veículo enfrentar esses obstáculos.

Agora que você conhece os diferenciais dos pneus 4×4, que tal compartilhar o nosso artigo nas redes sociais? Nos vemos em breve!