Comprar um carro usado deixa muita gente com dúvidas sobre como proceder nessa jornada. Para não dar de cara com automóveis comprometidos e ter problemas com a revenda, alguns cuidados são fundamentais ao escolher a loja para comprar seu carro usado ou seminovo. Reunimos neste post os pontos mais importantes para garantir que você faça uma boa compra. Veja agora como escolher uma loja de carros usados:
#1 História da loja
Nesse primeiro item é fundamental que você responda há algumas perguntas:
– A loja de veículos que você pretende fazer a compra está há quanto tempo no mercado?
Não significa que uma loja com pouco tempo de mercado não seja boa, mas nesse caso a atenção deve ser redobrada, com muita cautela em contratos e tratativas. Uma loja com anos de mercado certamente vai dar mais respaldo e segurança na hora da compra.
– Os donos do local tem boa reputação?
Muitos donos de revenda tem ou já tiveram outros negócios. Cheque como essas empresas são. Geralmente os negócios de um mesmo proprietário tem comportamentos parecidos.
– O que você já ouvir falar dessa loja?
É provável que você já tenha ouvido falar sobre essa loja na imprensa ou até mesmo nas redes sociais. Preste atenção na reputação dessa marca e não arrisque. Esse é um ponto muito importante para seguir em frente e escolher uma loja de carros usados.
#2 Cheque antecedentes
As redes sociais e outros sites especializados são ótimos aliados para levantar a real reputação de uma marca. Cheque o Reclame Aqui, fanpage da loja e outras redes sociais. Veja o que as pessoas estão falando e se a empresa resolveu as reclamações. É difícil que uma empresa nunca tenha reclamações de seus clientes, mas o ponto importante deve ser: ela as resolveu?
Outra forma de verificar os antecedentes de uma loja de carros usados e seminovos é conversar com seus amigos e conhecidos. Sempre existe alguém que já comprou naquela revenda ou até mesmo um amigo que conhece outra pessoa que já foi cliente.
Mas e se a empresa não estiver nas redes sociais? Fique atento a isso, pois existem muitas empresas que fogem das redes para evitar críticas.
Leia mais: Pemavel é destaque imprensa como uma das empresas mais inovadoras
Leia mais: Vai comprar um seminovo? Saiba no que ficar de olho
#3 Fique de olho no atendimento
Todos sabemos que o atendimento é fundamental para construir uma boa relação entre loja e cliente. Mas nem todo mundo pensa assim. Imagine que ao ligar na revenda você é mal atendido, ou ao solicitar informações pelas redes sociais ou WhatsApp. Esse primeiro contato pode indicar como funciona o pós-venda da loja, por exemplo. Fique de olho e acenda a luz amarela se não tiver um atendimento cordial.
#4 Obscuridade nas negociações
Escolher uma loja de carros usados não é tarefa fácil, portanto, verifique se ao negociar você sente que o vendedor desconversa ao falar sobre como será o contrato, taxas, juros, como funciona a garantia da loja (essa parte é fundamental) ou como é o procedimento de venda da loja. Fique atento se isso acontecer. Pergunte sobre tudo que não estiver claro para não ter surpresas após o fechamento do negócio. É dever da loja esclarecer como será a negociação, fechamento do negócio e pós-venda.
Ficou com alguma dúvida? Nos escreva nos comentários!
Leia mais: Financiamento de carros: tudo que você precisa saber para conseguir o seu