A maioria dos motoristas já sabe a hora de trocar o óleo ou a calibrar os pneus. São procedimentos bem conhecidos e não geram dúvidas. Entretanto, quando falamos de alinhamento e balanceamento, você sabe exatamente qual a diferença entre eles? Muitas pessoas acabam confundindo os dois e optando por fazer um só serviço, pensando que resolverá o problema. Separamos as principais dúvidas dos motoristas com relação a alinhamento e balanceamento e saiba como dirigir com segurança.
#1 Qual a importância do alinhamento?
Primeiro é preciso saber a diferença entre alinhamento e balanceamento. Em poucas palavras, o alinhamento da roda consiste em ajustar os ângulos das rodas de modo que eles estejam alinhados ao solo e paralelos uns aos outros. O objetivo destes ajustes é obter a vida máxima do pneu e um veículo que segue reto e estável quando dirigido por uma estrada reta e plana. Melhorando a dirigibilidade e a segurança do carro.
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#2 Por que o balanceamento é importante?
O balanceamento da roda, por outro lado, permite aos pneus e rodas girar sem causar quaisquer vibrações. Isto é conseguido através da verificação do peso de todos os pontos sobre o conjunto roda/pneu e compensar através da colocação de um peso de chumbo medido no lado oposto da roda de onde já está sendo pesado, equilibrando a distribuição do peso entre as rodas do veículo.
#3 Como saber se meu carro precisa de alinhamento e balanceamento?
Preste atenção, se você percebe que o carro puxa para a direita ou esquerda quando deixa o volante fica livre por um curto período de tempo. Então é o momento de verificar o alinhamento do seu veículo. Porém, se o volante vibra ou apresenta barulhos em determinadas velocidades, é hora de fazer o balanceamento das rodas.
Seja alinhamento e/ou balanceamento, mesmo quando não existe indícios, é preciso providenciar os serviços em cada 10 mil quilômetros rodados!
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#4 Por que um veículo pode perder o seu alinhamento?
O alinhamento do seu veículo pode ficar comprometido por causa do choque do pneu com uma calçada, buracos nas pistas ou mesmo em acidentes mais graves como uma batida. Quando o veículo está desalinhado, as bordas dos pneus se desgastam mais rapidamente, comprometendo o desempenho do veículo. Isso fará com que você tenha que trocar os pneus antes do esperado. Um simples desalinhamento pode ocasionar sérios problemas, já que o objetivo é otimizar a dirigibilidade e maximizar a vida útil dos pneus. Atenção! Ao substituir os pneus sempre realize alinhamento.
#5 Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?
O alinhamento das rodas dianteiras e traseiras é realizado em cerca de 30 minutos. É uma operação simples e deve ser feita por especialistas com equipamentos adequados. Por isso, recomendamos a rede de revendedores que possui equipamentos de ponta e profissionais altamente qualificados.
#6 Quando fazer o alinhamento dos pneus?
Em todas as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo. Sempre após um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos. Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção. Toda vez que notar algum comportamento estranho no veículo, com a tendência de ir mais
para um lado ou com dificuldade de se manter na trajetória. Quando forem verificados desgastes irregulares nos pneus. Sempre que observar essas características no seu veículo, procure um mecânico de confiança, só ele saberá qual o problema.
#7 Quais os valores pagos esses serviços?
O preço desse serviço varia entre R$ 80 e R$ 250, conforme o tipo de veículo. Deixar de fazer o alinhamento ou balanceamento pode causar problemas mais sérios como a troca da homocinética (peça que liga o eixo à roda), bandejas e buchas da suspensão. Os reparos de suspensão são bem mais caros do que o simples alinhamento e balanceamento. Sendo assim, economize e faça o alinhamento e balanceamento preventivos para uma rodagem tranquila e mais segura.
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8# Dica extra: Alinhamento 3D
É um programa que mostra o ponto exato de regulagem dos ângulos da suspensão do veículo. Ao selecionar o modelo de seu carro, o programa mostrará as medidas de suspensão que foram projetadas para ele. Depois, com o veículo em cima de uma plataforma de medição, o programa fará a leitura do carro, com sensores a laser posicionados em cada roda e que medem os ângulos delas. O programa acusará o quão fora das medidas estão esses ângulos, de forma milimetricamente precisa. O profissional, então, fará o alinhamento, manualmente, conforme os dados coletados pelo programa.
Os profissionais ainda recomendam que, sempre que realizar alinhamento e balanceamento, o motorista deve fazer o rodízio de pneus, que consiste em colocar o jogo de trás para rodar na frente e vice-versa. Isso acontece porque os pneus que ficam na frente se desgastam mais rápido. Com o rodízio, todos terão um desgaste por igual.
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Mayara Melegari
Acadêmica de jornalismo, escreve sobre veículos e trabalha com comunicação para segmento automotivo.