A busca por um carro novo muitas vezes caminha ao lado da dúvida de quanto de score é necessário para financiar um veículo. Muitos não sabem, mas na hora de fechar um financiamento de um automóvel ou imóvel, existe uma pontuação que avalia seu histórico no mercado e se você é ou não apto a realizar esse tipo de negociação.

Um outro dilema comum acontece quando as pessoas já possuem essa noção da importância de ter um bom score, mas quando consultam no site do Serasa se depararam com um número que a primeiro ver não significa nada.

“Será que score 400 é bom?”, “Score 300 é muito baixo?”, “Tenho score 700, isso quer dizer que consigo qualquer tipo de financiamento?”.  São inúmeras as questões que podem vir a surgir nesses momentos. A recusa de crédito no mercado tem aumentado na mesma medida do percentual de famílias endividadas. Pelo sexto mês consecutivo no país, esse número cresceu. Em junho de 2019 o endividamento subiu 0.6% em relação a maio. O índice foi o maior registro de endividamento mensal desde julho de 2013. Quem realiza essa análise é a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), através da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Ao todo, 64% das famílias brasileiras possuem algum tipo de dívida.

Leia também: As atitudes que estão acabando com o seu score

Em meio a essa realidade, muitos na hora de realizar o sonho do carro novo acabam se questionando sobre quanto de score é necessário para financiar um veículo e qual a pontuação ideal, como, por exemplo, se um score 400 é bom. Se você quer entender o que é, como funciona e quanto de score precisa para financiar um veículo, continue lendo esse texto e confira!

Entenda o que é score:

Antes de saber de fato quanto de score precisa para financiar um veículo é importante você saber exatamente o que significa essa pontuação e como ela impacta na sua vida. O score do Serasa é determinante para lhe classificar como um cliente confiável ou não. Isso significa, na prática, realizar com facilidade ou dificuldade a solicitação de cartões de crédito, pedido empréstimos e, claro, financiamentos bancários.

quanto de score precisa para financiar um veículo

Para medir essa confiabilidade do consumidor, o Serasa avalia diferentes informações para gerar um índice, que varia de 0 a 1000 pontos, representando a possibilidade de que o cliente cumpra com os pagamentos de suas dívidas.

Dessa maneira, se você possui uma pontuação mais próxima de 1000, significa dizer que seu score é alto e que sua probabilidade de não atrasar suas contas é maior. Agora se você tem um índice próximo do 0, está na hora de repensar seu papel de consumidor, porque seu score é baixo e você é considerado uma pessoa que dificilmente paga tudo em dia.

Leia também: Consultar Score: Saiba Grátis qual é a sua pontuação na Serasa

Saiba como a pontuação no Score é formada:

Se você quer saber quanto de score precisa para financiar um veículo é essencial entender também como essa pontuação é formada para conseguir avaliar se sua pontuação é suficiente, como no caso de muitos que buscam no Google se score 400 é bom. Há uma série de fatores que são levados em conta para a formulação da pontuação de score a partir das informações presentes na base de dados do Serasa e consultas relacionadas pelos clientes do serviço. Servem de análise alguns aspectos, como se o consumidor já esteve com o nome sujo, se costuma pagar as contas em dia, possíveis empresas que a pessoa possui algum tipo de relação, se existem cheques sem fundo, histórico com ações de busca e apreensão, sociedade em empresas falidas ou em recuperação judicial, inadimplências, entre outras questões.

quanto de score precisa para financiar um veículo

Outro ponto importante que influencia na pontuação no Score é o nível de inadimplência e o volume de atividade econômica da cidade ou região em que a pessoa analisada vive.

Descubra quanto de score precisa para financiar um veículo e se score 400 é bom

Finalmente você irá saber quanto de score precisa para financiar um veículo e, caso sua pontuação seja essa, se score 400 é bom. Entretanto, na realidade, não existe de fato uma pontuação específica de score de crédito que garanta 100% a sua aprovação para um financiamento de carros. Isso deve-se a diversos fatores analisados, mas principalmente de uma avaliação de cada instituição financeira. Apesar disso, saiba que pontuações consideradas boas notas são, normalmente, acima de 700 pontos e acabam pesando positivamente na hora de ter o financiamento aprovado.

Você provavelmente já ouviu falar que os bancos possuem um histórico de relacionamento com seus clientes. Esse histórico é extremamente importante na hora de buscar um financiamento, empréstimo ou até mesmo criar um cartão de crédito. Se, por exemplo, em algum momento você deixou alguma contra atrasar ou esperou pelo prazo prescricional, isso pode acabar tendo um saldo negativo na sua avaliação financeira.

Como você pode perceber, quando se responde à questão sobre quanto de score precisa para financiar um veículo ou se score 400 é bom, acaba surgindo uma outra necessidade: a de se ter um bom relacionamento com instituições financeiros e um comportamento de consumo mais saudável e estável. Evite criar dívidas que impossíveis de quitar ou acabar investindo em negócios de extremo risco, possibilitando uma instabilidade, com perigo de atrasar pagamentos bancários.

Leia também: Guia completo: como aumentar o score em 6 meses

Esperamos ter lhe ajudado a saber quanto de score precisa para financiar um veículo e se score 400 é bom. Não deixe de sempre ficar atento a como está sua situação atual no Serasa e fique de olho nas suas dívidas. Se já possui algum débito, que tal tentar renegociá-lo? Assim seu CPF sairá da lista de inadimplentes.

E se você já possui uma pontuação de score boa e quer tentar negociar um financiamento de um veículo, não deixe de conferir as opções de carros da Pemavel. Aqui fazemos negócio com diferentes modalidades de pagamento.

 

Fale com a gente e realize o sonho do seminovo na garagem!