Com certeza, você já deve ter aprendido, logo que tirou a sua carteira ou carta de motorista, que existem equipamentos obrigatórios dos veículos. Porém, essa lei, na maioria das vezes, é esquecida após a retirada da CNH. Desprezar os equipamentos obrigatórios dos veículos é uma atitude bastante negligente e perigosa por parte do motorista, pois pode acabar resultando em multa, apreensão do veículo ou até mesmo em acidentes graves. Por isso, certifique-se sempre de que seu veículo contém esses itens antes de comprá-lo.

Leia também: Carros Híbridos no Brasil: modelos a venda e o que esperar

Para evitar que você perca pontos na carteira e conduza seu veículo de forma segura, sem colocar a sua vida e de seus passageiros em risco, listamos os equipamentos obrigatórios dos veículos. Continue lendo e descubra se o seu carro está em dia com a lei:

Cinto de segurança

Este é o item mais básico de todos e também um dos equipamentos obrigatórios dos veículos mais essenciais para garantir a integridade física dos ocupantes do carro. Entrar no carro e colocar o cinto é uma ação automática. Ainda assim, há motoristas que não gostam de utilizá-lo e burlam a lei: muitos deixam de travá-lo e apenas passam o cinto na frente do corpo para enganar os agentes do trânsito e não serem multados. Perigoso, não?

Os passageiros também devem usar o cinto, assim, caso você bata o carro, eles não serão jogados com força para frente.

Luzes

É obrigatório que a parte dianteira do veículo possua luz baixa de posição, farol baixo, farol alto (que podem ser amarelos ou brancos) e luzes de indicação de direção (setas ou pisca alertas de cor âmbar). A partir de 2023, essa lista de obrigatoriedades também contará com luzes diurnas de acionamento automático.

Já na parte traseira do veículo, serão obrigatórias lanternas de posição e luzes de freio (ambas vermelhas), indicadores de direção (vermelhos ou âmbares), uma luz de ré (branca), terceira luz de freio (vermelha e refletora, posicionada ao centro do veículo), refletores vermelhos no para-choque e iluminação de cor branca na placa.

Espelhos

Os espelhos retrovisores também são equipamentos obrigatórios dos veículos. É importante que o motorista enxergue o que está se passando a sua volta, certo? Assim, as chances de se esquivar de perigos na pista de rolamento são maiores.

Antes de realizar uma ultrapassagem, o condutor deve olhar pelo retrovisor e verificar se a passagem está livre e se não há nenhum outro carro em processo de ultrapassá-lo. Se ele não olhar pelo retrovisor antes da manobra de ultrapassagem, pode acabar batendo no carro de trás. Também, nas vias duplicadas, deve-se olhar pelo retrovisor quando for mudar de faixa e certificar-se de que não há um outro veículo vindo rapidamente na faixa pretendida. Então, se o seu espelho retrovisor quebrou, troque-o imediatamente! Caso contrário, você poderá pagar uma multa.

Estepe

Sabe aquele pneu reservado para imprevistos? Ele também é um dos equipamentos obrigatórios dos veículos da nossa lista! Portanto, certifique-se sempre de que ele está em seu carro, pois o índice de furtos deste equipamento é bastante alto. Já pensou o quão tenso deve ser ter seu pneu furado em plena rodovia, no meio do nada, e não dispor de um estepe em boas condições de uso?

Freio de mão

Também chamado de freio de estacionamento, conduzir um veículo sem esse equipamento é uma infração grave e resulta em multa. Pode até ser que você não o utilize com frequência, mas ele é muito importante em algumas situações, como as subidas. Imagine estacionar em uma subida, esquecer de puxar o freio de mão e ver o seu carro descendo ladeira abaixo. Você não quer isso, certo? Além disso, utilizar o freio de mão quando for arrancar com veículo evita um maior esforço da embreagem e auxilia o motorista a manter o controle de seu veículo, evitando acidentes.

Leia também: Filmes sobre carros: Os longas imperdíveis para quem é fã de veículos!

Extintor de incêndio

Foto de um extintor de incêndio no carro. Imagem para ilustrar o texto sobre equipamentos obrigatórios dos veículos

Pode parecer uma situação impossível, mas, caso haja algum incêndio, é de extrema importância que você tenha um extintor do tipo ABC em seu carro. Lembre-se de sempre conferir a sua validade e de retirar o seu plástico protetor. Não ter um extintor no veículo ou rodar com um extintor fora de validade gera multa e pontos na carteira.

Controles de estabilidade

Tendo que ser obrigatoriamente implantado até 2022, o controle de estabilidade deve contar com um sistema eletrônico, que terá a sua atuação independente dos dispositivos de frenagem presentes em cada roda. É ele quem será o responsável pela correção de trajetórias nos momentos em que o motorista perder o controle da direção ou em momentos de perda de aderência dos pneus, seja em curvas ou em manobras muito bruscas.

Aviso de frenagem de emergência

Item obrigatório desde 2018, é um sistema de alarmes que deverá avisar, tanto por sinais sonoros quanto luminosos, que o veículo se encontra próximo demais a outro que está em baixa velocidade, sendo necessário que seu carro seja freado quando visualizar tais sinais.

Além dos principais itens de segurança que citamos acima, existe ainda uma outra lista extensa de equipamentos obrigatórios dos veículos, olha só:

  • Triângulo: sinalização de emergência para identificar veículos parados ao longo da pista.
  • Airbags frontais: bolsas infláveis localizadas no painel do carona e no volante. Obrigatórios desde 2013.
  • Comandos e luzes-espia: composto pelo marcador de combustível, odômetro, velocímetro e luzes-espia.
  • Apoios de cabeça: atualmente, obrigatórios apenas para os assentos dianteiros e laterais da fileira traseira.
  • Sistema de freios: composto por pastilhas, discos e tambores.
  • Buzina: devem emitir um som de, no mínimo, 93 decibéis, de acordo com a resolução 35/98 do Contran.
  • Vidros: segundo o Código de Trânsito Brasileiro e o Contran, devem garantir o mínimo de transparência e limite percentual máximo de escurecimento por película: frontais, 25%; laterais e traseiros, 72%.

Conheça ainda outros itens de equipamentos obrigatórios dos veículos, que garantem ainda mais segurança:

  • ABS: regulamentado pela resolução 311/2009, funcionam como auxílio eletrônico de segurança e evitam o travamento das rodas em frenagens bruscas.
  • Limpador e lavador de para-brisas: fundamentais para visibilidade do condutor.
  • Travas antifurto: podem ser elétricas ou manuais.
  • Marcações do veículo: número de chassi, presente no cofre do motor, vidros laterais e para-brisa.
  • Pneus: devem estar em condições adequadas para circulação.

Agora que você já conhece mais a respeito dos equipamentos obrigatórios dos veículos, que tal compartilhar nosso artigo nas redes sociais? Nos vemos na próxima!