Antes de saber qual a melhor escolha entre um veículo sedan ou SUV, é importante que você conheça as principais características de cada modalidade. Por isso, no artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre cada modelo para te auxiliar nessa decisão.

Você sabe o que significa SUV?

O termo SUV surgiu da sigla inglesa Suburban Vehicle (veículo suburbano). Há várias histórias diferentes sobre a origem do utilitário-esportivo, mas existe um consenso de que o veículo surgiu com fazendeiros, soldados e outros profissionais que precisavam de um carro urbano, mas que fosse versátil, capaz de rodar em terrenos mais irregulares e grande o bastante para levar algum tipo de carga no porta-malas. A Range Rover, lançada em 1970, é apontada como a primeira SUV moderna. Era um veículo luxuoso, confortável e versátil. E, embora fosse uma marca britânica,  foi nos Estados Unidos que o veículo se tornou popular. No final da década de 1990 e começo de 2000, outros países como Canadá, Índia e Austrália também aderiram ao carro.

As SUVs chamavam a atenção, principalmente de famílias, pela altura para a direção do motorista e a segurança que proporcionam. Por isso, não demorou para o carro substituir as minivans, ainda mais considerando o preço, que normalmente era menor. A Land Rover, marca de Jaguar, tornou-se, então, icônica com seus SUVs.

Como um veículo pode ser definido como SUV?

Além do já citado porte avantajado e interior espaçoso, outras características ajudam a enquadrar um veículo como SUV. Há um consenso de que uma das principais características é a tração nas quatro rodas – o popular 4×4 – e a possibilidade de trafegar em vários terrenos. Nos últimos anos, vários lançamentos no segmento ajudaram a popularizar as SUVs, embora ainda há quem defenda que um veículo só pode ser definido como utilitário esportivo se for 4×4 e robusto.

Como é um design de SUV?

Imagem para ilustrar o texto sobre a diferença entre SUV e Sedan

Normalmente, o design de SUV segue um padrão: rodas grandes e uma estrutura robusta. A altura do motorista costuma ser alta, também. Ao longo dos anos, o design das SUVs tem mudado aos poucos: está se tornando mais aerodinâmico, além de outras modificações para que o carro se adapte mais para a cidade do que outros terrenos. Por isso, hoje, quase todos os veículos da categoria têm quatro portas, e não duas como já foi o costume até o começo da década de 1990.

Agora, antes de escolher entre sedan ou SUV, conheça um pouco mais sobre os sedans

Os sedans são veículos com carroceria dividida em três partes, a última sendo a traseira, mais volumosa do que em outros carros. Dessa maneira, o porta-malas é amplo do que o oferecido por um hatch, por exemplo. Além disso, os sedans têm capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o motorista.

Engana-se quem pensa que todos os carros sedan são iguais. Sendo assim, na hora de escolher entre um sedan ou SUV, tenha em vista que as opções são ainda mais amplas. Veja aqui alguns modelos de sedans:

  • Sedan compacto: uma das categorias mais relevantes do setor automotivo brasileiro. Dessa forma, oferece bom espaço e, entre os carros sedan, é considerado o de preço mais “popular”. Assim, seu custo-benefício é superior ao de um SUV semelhante, por exemplo;
  • Sedan médio: alternativa intermediária para que deseja mais espaço do que o oferecido por sedan compacto e mais barato que os modelos premium;
  • Sedan premium: reúne os melhores benefícios dos carros sedan em uma proporção ainda maior. Por isso, a maioria das opções oferece espaço interno sem comparação, ótima potência e tecnologia embarcada.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as características de cada carro, vamos finalmente te ajudar a escolher entre um sedan ou SUV. Preparado?

Sedan ou SUV: conheça as vantagens e desvantagens de cada um

Como falamos, os SUV são mais altos, confortáveis e esteticamente muito bonitos, mas, tudo isso tem um preço. Eles costumam ser mais caros que os sedans e seus motores, geralmente, não são tão potentes e evoluídos.

Já os sedans têm motores melhores e mais potentes. Além disso, costumam vir com muita tecnologia de segurança embarcada e são ligeiramente mais estáveis que os SUVs.

Quanto aos custos de manutenção, seguro, combustível e outras despesas, a diferença depende muito da classe escolhida. Nos sedans compactos e médios, os valores são menores quando comparados aos SUVs. Já as versões mais luxuosas costumam trazer gastos maiores. De todo modo, a relação entre custo-benefício costuma ser um pouco melhor para os sedans.

Como escolher entre um Sedan ou SUV?

Imagem para ilustrar o texto sobre a diferença entre SUV e Sedan

Antes de comprar qualquer carro, você precisa prestar muita atenção ao seu estilo de vida, o da sua família e também quais são as suas reais necessidades. SUVs são recomendados para quem tem mais espírito aventureiro, gosta de andar por estradas, no campo e não dispensa conforto e praticidade.

Já os sedans são recomendados para quem leva uma vida mais tranquila, costuma trafegar na cidade ou em estradas pavimentadas e gosta de motores mais potentes e sofisticados.

Falando em versatilidade, ambos estão bem equilibrados, a não ser por um detalhe: os SUVs têm melhor desempenho nas estradas de chão, em áreas rurais ou florestais. Eles são mais altos e possuem rodas maiores, o que garante um preparo em solos complicados. Por esse detalhe (que pode ser muito importante, dependendo do uso que você pretende para o carro), o ponto vai para o SUV.

E no quesito conforto, há um empate técnico. Ambos têm um conforto invejável e alguns dispõem até de bancos de couro mais largos e com bastante espaço interno.

Você já teve ou tem algum sedan ou SUV? Que tal enviar a sua opinião para gente e ajudar outras pessoas a escolherem o melhor carro para família? Deixe um comentário com a sua experiência e não esqueça de compartilhar nosso artigo nas suas redes sociais.