O seguro de carro é muito importante. Considerando que ele minimiza prejuízos em potencial diante de acidentes ou problemas mecânicos e/ou elétricos no veículo.
Trata-se de uma maneira de se prevenir contra esses imprevistos e garantir que você tenha um atendimento ágil, eficiente e facilitado por meio da sua apólice.
Por isso, preparamos este artigo para que você entenda mais sobre o assunto e também o que considerar antes de contratar esse tipo de serviço. Boa leitura!
Principais dúvidas ao contratar um seguro de carro
É normal ter dúvidas antes de contratar qualquer tipo de serviço. Especialmente, um que demande parte do seu orçamento anual para oferecer segurança de diferentes maneiras.
Dê uma conferida nas principais dúvidas ao contratar um seguro de carro!
Leia também: os mitos e verdades sobre seguro de automóvel que muita gente não sabe
Quais os serviços oferecidos pelos seguros de carros
No geral, a lista de serviços que um seguro de carro oferece é grande. Mas isso varia conforme a apólice e a operadora contratada. Veja alguns dos benefícios que as principais empresas do ramo oferecem:
- Socorro mecânico 24 horas;
- Proteção contra furtos e roubos;
- Seguro contra acidentes;
- Reboque de emergência;
- Desconto em estacionamento;
- Reparos domésticos;
- Participação em clubes de descontos para e-commerce e lojas.
Como é calculado o valor do seguro?
Existem aspectos que devem ser considerados para a composição do preço de um seguro de carro. Um deles é o próprio valor do automóvel, complementado pelos possíveis riscos dos quais esse bem está ou vai estar submetido (por exemplo: ele vai permanecer estacionado na rua 24h).
Legenda: Alguns fatores influenciam na hora de contratar um seguro de carro
Essa e outras questões fazem parte do formulário de preenchimento ao solicitar o serviço, e auxiliam na composição do valor da sua apólice, especificamente.
Como funciona a franquia
Franquia é o valor que um segurado deve pagar diante de uma ocorrência que necessite da intervenção da seguradora. Isso vale especialmente para consertos do próprio veículo.
Em casos de perda total não há cobrança de franquia, e nem em acidentes que envolvem terceiros, desde que isso conste na sua apólice contratada.
O modelo do carro interfere no valor do seguro?
Sim, mas é apenas um fator determinante para o preço do seguro de carro. Afinal, outros elementos contribuem para a formulação do preço, como:
- Ano de fabricação;
- Gênero do segurado;
- Idade;
- Endereço de residência;
- Uso do veículo.
Entre outras informações.
Leia também: saiba quais são os carros com o seguro mais barato!
Escolhendo o seguro de carro ideal para você
Antes de contratar uma apólice apenas porque o preço pareceu vantajoso, avalie outros aspectos que fazem toda a diferença para você se tranquilizar diante de qualquer necessidade em acionar o seu seguro. Confira!
Legenda: Antes de contratar um seguro para carro avalie as propostas
Tipos de coberturas existentes
Uma primeira avaliação a ser feita deve contemplar o tipo de cobertura que a empresa tem a oferecer aos clientes. Entre elas, podemos destacar as seguintes:
- Seguro contra roubo e furto, que é de grande valia no caso de perda da sua propriedade a partir de um ato criminoso;
- Cobertura de danos a terceiros, que abrange a cobertura de danos também para outros veículos envolvidos em um acidente;
- Acidentes de passageiros — modalidade fundamental para motoristas de aplicativo e de táxi, por exemplo;
- Seguro de acessórios – Aqui, itens que não são originais do veículo também ganham proteção da seguradora, como rádio e outros acessórios.
Veja também: o que você precisa saber para ter o seu seguro
Outros tipos de seguros de carros
Para quem está à procura de serviços complementares, existem modalidades de seguro de carro por meio da Associação de Proteção Veicular, por exemplo.
Essas organizações, conhecidas também como APVs, são baseadas por pessoas com interesses em comum: a proteção dos seus respectivos automóveis. E para isso um fundo coletivo é formado para que os integrantes cubram as eventuais despesas de acidente envolvendo seus carros.
Contudo, embora o preço seja relativamente menor se comparado a um seguro individual, ainda não existe uma forte regulamentação em torno das APVs. Por isso, certifique-se de alinhar todos os pontos importantes antes de fazer a contratação desse tipo de serviço.
Como escolher uma seguradora?
Nunca feche um seguro de carro após a primeira análise. Antes disso, faça uma pesquisa de mercado, analise as principais empresas, avalie a reputação delas (em sites como o Reclame Aqui e nas redes sociais dessas organizações) e selecione os seus produtos favoritos.
Legenda: Contratar um seguro é importante para evitar imprevistos
Em seguida, compare os diferenciais e elementos em comum. Depois, é hora de negociar com as operadoras, a fim de encontrar as melhores condições de contratação.
Esse é um processo mais extenso e demorado, certamente, mas é também o caminho mais seguro para evitar imprevistos e para oferecer garantias de que a sua decisão foi a mais acertada possível — obtendo, com isso, equilíbrio em preço, qualidade e confiança na marca contratada,
Detalhe: certifique-se de ler todo o contrato antes de assiná-lo — e tire dúvidas com especialistas caso não entenda algum ponto do documento. Afinal, isso vai garantir os direitos, obrigações e deveres de ambas as partes. Não assine nada sem definir tudo certinho.
E, com essas informações em mente, você pode dar um primeiro, e importante, passo rumo à contratação de um bom seguro de carro.
Mas não pare por aí: caso tenha mais dúvidas sobre o assunto, você pode seguir navegando em nosso blog! Sem dúvidas, você vai encontrar outros artigos como este, e assim tirar todas as suas dúvidas sobre o mundo automotivo!