Ícone
Ícone

Tudo o que você precisa saber sobre a vistoria cautelar

A compra de um carro usado é uma ótima opção para alcançar o tão sonhado automóvel e será um ótimo negócio se todos os cuidados necessários forem tomados na hora da compra. Existem algumas precauções que devem ser tomadas pelo comprador antes de assinar o contrato, elas visam prevenir futuras dores de cabeça e garantem que o carro esteja em um bom estado para que você possa usufruir tranquilamente depois.

A principal medida preventiva é também a sua maior aliada. Estamos falando da Vistoria Cautelar. Preparamos um post recheado de informações sobre esse processo, o que é, como funciona e qual a utilidade dele para o seu futuro automóvel. Vem com a gente!

O que é a vistoria cautelar?

Vamos começar pelo mais básico. Se você está pensando em adquirir um usado ou seminovo, esse é um item que não pode passar despercebido. Afinal, a vistoria cautelar é como um check-up geral do carro. É ela que dirá se está tudo ok para que você possa circular de maneira segura pela cidade.

Essa vistoria analisa todo o passado do veículo, com ela é possível saber se o carro sofreu algum acidente, se possui pendências judicias, se a quilometragem é original, se todos os documentos estão de acordo perante a legislação brasileira, entre outras informações.

Tudo o que você precisa saber sobre a vistoria cautelar (2)Resumindo: o passado de um carro pode ser algo obscuro e tenebroso, mas caso você faça a vistoria no automóvel, você terá um raio-x completo sobre ele. Evitando que você seja enganado ou sofra frustrações posteriormente.

Leia também: Tudo sobre como funciona um consórcio de carros 

Qual a utilidade da vistoria cautelar para o meu veículo?

A vistoria cautelar possui inúmeros benefícios e é muito útil para aqueles que querem se prevenir e saber exatamente aonde estão se metendo. Ela analisa minuciosamente os seguintes itens:

  • Partes estruturais e mecânicas: pintura, velocímetro, pneus, autenticidade de placa, motor e etc.
  • Documentos do carro e histórico de proprietários
  • Indício de sinistro (aqui você descobre os acidentes pelos quais o usado ou seminovo passou)
  • Leilão
  • Recall
  • Pesquisa jurídica e financeira
  • Conferência de chassi

A vistoria cautelar é obrigatória?

Não. A perícia cautelar não é obrigatória, mas muitas financeiras e administradoras de consórcio exigem esse documento na hora de comprar o seu carro. Afinal, esse é um serviço acessível a todos, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas e pode evitar uma série de danos. Por ser uma análise tão completa, ela demora um pouco, sendo necessário de 30 a 60 minutos para receber os resultados.

Entretanto, desde 2015 os carros negociados no Brasil possuem obrigatoriedade na hora de apresentar o Laudo de Identidade Veicular para realizar transferências, emplacamentos, alteração de características e demais regularizações.

Esse é um processo rápido e leva de 10 a 25 minutos, não abrindo vertentes para aqueles que planejavam deixar passar batido qualquer tipo de avaliação.

Leia mais: Como valorizar o carro para a venda e fazer o melhor negócio

Qual a diferença entre vistoria cautelar e vistoria veicular?

Tudo o que você precisa saber sobre a vistoria cautelar (1)

Bom, essa é simples. A principal diferença entre essas vistorias está nos itens que elas analisam. A vistoria cautelar, como aponta o nome, faz todo o processo de forma cautelosa e detalhada, esse laudo evita que o comprador seja vítima de diversas fraudes como carro clonado, sinistrado ou com dívidas em aberto.

A vistoria veicular, por sua vez, por mais que possua essa obrigatoriedade perante os órgãos de trânsito brasileiros possui uma análise mais superficial, apesar de extremamente importante. Ela visa mais a identificação de peças clonadas e itens não regulamentados.

Tenho alguma vantagem ao optar pela vistoria cautelar?

SIM. E isso é a parte mais bacana de todo o processo, quando um carro passa por essa vistoria ele ganha uma garantia para quaisquer tipos de problemas legais que venham a acontecer posteriormente. As empresas responsáveis por essa inspeção oferecem um seguro de responsabilidade civil, que fornece ao assegurado um prêmio caso haja erro profissional nesse processo. Tudo isso garante uma segurança extra na hora de trocar de carro.

Ao realizar essa análise, se o carro for aprovado, ele entre automaticamente para um banco de dados para consulta e ganha um certificado garantindo a autenticidade do veículo durante um certo período.

Leia também: Mitos e verdades sobre seguro de automóvel que muita gente não sabe

Quanto custa para realizar a vistoria cautelar?

Existem inúmeras empresas aptas para realizar esse serviço no Brasil, o que afeta diretamente a lei de oferta e procura, deixando os preços mais vantajosos para a população, entretanto, ainda um pouco caros comparados com os processos mais simples.

Como já te contamos anteriormente, esse serviço pode ser contratado tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica e custa numa média de 250 a 500 reais.

Por aqui, nós achamos que o valor vale a pena, afinal, se trata da sua segurança. Então, aqui na Pemavel todos os seminovos passam por vistoria cautelar e já vão para a casa do cliente com o certificado válido por um ano. Legal né?!

Se você gostou do post, não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais e, se surgir alguma dúvida é só deixar o seu comentário.

Até a próxima!

Falar pelo WhatsApp