Por mais que surjam novos modelos de automóveis, cada vez mais modernos, alguns carros clássicos brasileiros ficam marcados no imaginário da população. Separamos neste texto uma lista incrível para você conferir os carros clássicos brasileiros que deixam saudades e marcaram época.

Já faz tempo que os carros não são encarados apenas como um meio de transporte, muito pelo contrário, já que algumas pessoas acabam desenvolvendo uma relação afetuosa com seus automóveis. Você já deve ter conhecido pessoas que colecionam ou restauram Fuscas e Kombis, por exemplo. Isso ocorre porque alguns veículos adquirem uma importância emocional para muita gente e acabam marcando suas épocas.

Leia também: Cartão de estacionamento para idoso: o que é, onde e como pedir

Continue lendo e conheça a lista dos principais carros clássicos brasileiros, bem como algumas de suas características e particularidades. Mas, preste atenção: se você tiver mais de 30 anos de idade, certamente alguns dos carros listados farão você se lembrar de pessoas, episódios ou de determinados períodos da sua vida! Segura o coração:

1) Gol Gti

Primeiro carro brasileiro dotado de injeção eletrônica, o Gol GTi foi lançado em 1988, e fabricado até 2000. Com seu motor 2.0 de 120 cavalos de força, o automóvel acelerava de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Nos primeiros anos era oferecido apenas na versão azul e cinza, mas em 1991 foram lançadas novas opções de cor. Vai dizer que o seu coração nunca bateu mais forte ao se deparar com um Gti na estrada?

Leia também: Passo a passo de como recorrer a multas de trânsito

2) Chevrolet Monza

O Monza foi fabricado no Brasil de 1982 a 1996. Chegou a ser o carro mais vendido do país por três vezes consecutivas: em 1984, 1985 e 1986. O Monza é um dos carros clássicos brasileiros e foi criado para concorrer diretamente com o Del Rey da Ford. Como era mais resistente e mais aerodinâmico, o Monza acabou levando vantagem, e foi considerado o carro da década de 1980.

Lançado inicialmente em versão hatch 1.6, ainda em 1982 o Monza passou a ser oferecido também na versão com motor 1.8. Em 1983, surgiram também as versões sedã de duas e de quatro portas. Com mais de 800 mil unidades fabricadas no país, o Monza revolucionou o setor de carros médios familiares. Certamente esse é um dos carros clássicos brasileiros que todo mundo se lembra e fez uma bela história.

3) Ford Escort XR3

Lançado em 1983 como um carro global, o Ford Escort trouxe para o Brasil uma versão esportiva, que se tornou bem popular, a XR3. Seu motor era o singelo CHT 1.6 com modificações mecânicas (carburador duplo, comando esportivo e escape modificado), mas seu desempenho era fraco, entregando 83 cavalos com álcool.

Foto de um Escort XR3. Imagem para ilustrar o texto sobre carros clássicos brasileiros

De mecânica limitada, sobrava estilo e o seu principal diferencial, a versão conversível, que surgiu em 1985. Era feita pela Karmann-Ghia e se tornou o primeiro de fábrica no Brasil. Naturalmente evoluiu de motor (VW 1.8 de 97 cavalos) e geração (com VW 2.0 de 116 cavalos).

4) Opala

O Opala foi o primeiro carro de passeio fabricado no Brasil pela General Motors, em 1968. É um dos carros clássicos brasileiros mais lembrados. Sua carroceria era parecida com a do Opel Rekord, fabricado pela subsidiária alemã da GM. Contudo, outras características lembravam outro carro da GM, o Impala. Da junção de Opel com Impala surgiu então o nome Opala. Foram vendidas mais de um milhão de unidades no Brasil, dentre diversas versões, até a produção ser descontinuada em 1992. O Opala, bem como sua versão tipo perua, a Caravan, também ficou famoso na época como viatura usada pela Polícia Militar e Civil, e também como ambulância. O Opala fez história e por isso é um dos carros clássicos brasileiros que ainda arrasta uma multidão de fãs.

5) Fusca

Um dos veículos mais importantes da nossa lista de carros clássicos brasileiros é o Volkswagen Fusca, carro de origem alemã. Ele foi o primeiro carro fabricado pela Volkswagen, no final dos anos 1930. Foi criado para ser barato e de fácil manutenção. Os primeiros Fuscas foram importados para o Brasil em 1950. Pouco depois, começaram a ser montados aqui.

Foto de um Fusca verde. Imagem para ilustrar o texto sobre carros clássicos brasileiro

O Fusca foi um sucesso em vários países e no Brasil não foi diferente. Ele chegou a responder por mais da metade da frota veicular nacional. A produção do Fusca no Brasil foi interrompida em 1986, mas retomada em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco. Em 1996, foram fabricadas as últimas unidades.

6) Kombi

A Kombi não poderia faltar na lista dos carros clássicos brasileiros. Fabricada no Brasil de 1957 a 2013, foi precursora das atuais vans e habita o coração de multidões. Tinha uma construção simples, porém robusta e seu motor altamente resistente. Essas características fizeram desse carro um favorito para quem tinha grandes famílias ou precisava transportar cargas com frequência. De fato, o modelo só parou de ser fabricado porque o projeto original era incapaz de incorporar airbags para o motorista e o passageiro, que passaram a ser obrigatórios. Mas o fato é que o carro até hoje faz sucesso.

Sabemos que todo carro tem sua história e que quase todo mundo teve uma máquina inesquecível em sua vida. Enfim, os tempos são outros. Talvez esse seja um dos melhores motivos que tenhamos para relembrar o passado de vez em quando: resgatar um pouco de nós que foi ficando pelo caminho. Qual carro fez parte da sua histórica? Se você gostou da nossa lista, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais até breve.