Ícone
Ícone

Entenda a diferença entre motor 1.0 e 1.6

Quando pensamos em comprar um carro novo, alguns aspectos devem ser levados em conta como preço, modelo e cor. Mas, sem dúvidas, uma característica se destaca: a potência do carro. O motor é um fator primordial para a seleção do modelo mais adequado para você. É normal termos a dúvida entre qual motor 1.0 e 1.6 é melhor, por exemplo. A grande pergunta é: você vai priorizar a potência ou a economia do seu veículo?

Primeiro, é importante entender que nem sempre um motor 1.0 vai ser mais econômico que um 1.4. A economia depende, também, do modelo do veículo. Basicamente, as alterações nos números dos motores se referem a capacidade de combustível e ar que os cilindros do motor suportam. Sendo assim, o motor 1.0 é referente a 1L, o motor 1.4 referente a 1L e 400ml e assim por diante, até chegar ao motor 2.0, que comporta 2L.

Tá mais do que isso tem a ver com a potência de um motor 1.0 e 1.6? Bom, este funcionamento aerodinâmico do carro depende da tecnologia utilizada. Sendo assim, a comparação real entre motores só pode ser feita quando os veículos fazem parte de um mesmo modelo e têm a mesma tecnologia empregada em sua fabricação.

Os fabricantes estão procurando cada vez mais por soluções que aumentem o custo-benefício dos veículos, e isso pode ser percebido na qualidade dos motores a combustão. Uma das tendências de mercado que vem aparecendo, é o downsizing, que tem como objetivo principal diminuir o porte do motor, aumentando a economia sem prejudicar a performance. Assim, o motor 1.0 turbo surge como uma opção diferenciada. Ou seja, ele começa a ter uma economia de combustível satisfatória e ao mesmo tempo não prejudica a sua performance, podendo ser comparado com um carro com um motor 1.4 mais antigo.

Leia também: Lançamentos SUV 2020: Veja o que há de novo no mercado e o que ainda está por vir

Imagem para ilustrar o texto sobre motor 1.0 e 1.6

Mas como descobrir qual é a potência mais adequada para você?

Uma solução é conhecer as principais características e indicadores dos motores. Por isso, descobrir a diferença entre um motor 1.0 e 1.6 se torna fundamental, além de tornar a sua decisão mais simples.
Funções como consumo de combustível, velocidade, potência, aceleração, entre outras características precisam ser avaliadas. Por mais que um motor mais tecnológico, como o 1.0 turbo, tenha as suas vantagens, isso não significa que o motor 1.6 não possa ser uma boa opção também.

Para efeito de comparação, vamos buscar contrapor um carro com motor 1.0 e 1.6:

Motor 1.0

O motor 1.0 é indicado para os motoristas que buscam uma maior economia, tanto no valor do veículo, quanto no consumo de combustível. Como têm menos potência, esses modelos de carro necessitam de menos combustível para sua performance. Para quem quer um carro para circular pela cidade, sem percorrer grandes distâncias e com economia, o carro 1.0 é uma ótima opção.

O carro 1.0 também é indicado para motoristas que não se importam de abrir mão do uso do ar condicionado e não necessitam carregar muitas coisas no porta-malas ou andar com muitos passageiros.
Apesar da evolução dos motores 1.0, os carros 1000 ainda sofrem quando necessitam imprimir força. Subir uma grande ladeira ou ultrapassar um carro rapidamente na estrada podem ser os momentos mais complicados.

Cuidado: ao tentar usar carros 1.0 com o ar condicionado ligado, com um número excessivo de bagagem e muitas pessoas a bordo, há a possibilidade de danificar a embreagem do carro ao longo do tempo, além de ter um gasto bem maior com combustível. E isso vai fazer com que eles deixem de ser econômicos e não passem mais a valer a pena.

Leia também: Veículo Leve e Veículo Pesado: entenda todas as diferenças

Imagem para ilustrar o texto sobre motor 1.0 e 1.6

Motor 1.6

O motor 1.6 é conhecido como o meio termo entre potência e economia, está no melhor dos dois mundos. Ele apresenta um desempenho muito bom para todas as necessidades do dia a dia, como um carro com motor 1.0, ao mesmo tempo que não tem os altos custos dos motores 1.8 e 2.0.

Se pararmos para ver, os dois carros têm as suas vantagens e desvantagens, como o consumo e/ou a potência. Vai depender da sua expectativa e necessidade para o seu veículo. Se você for usar ele mais dentro das cidades no dia a dia, um carro 1.0 é melhor que o 1.6, agora se você necessita viajar longas distâncias com o uso de bagagem em estradas, o 1.6 é o indicado.

Extra: Você sabe por que um carro é cilindrado?

1.0, 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0 são as cilindradas do motor. Por isso que também ouvimos dizer, que um carro é 1000 porque ele tem 1000 cilindradas, ou seja, motor 1.0. O nome é cilindrada porque todo motor à combustão possui cilindros, que são os locais onde acontece a combustão entre o ar, combustível e faísca. Por isso os cilindros movem os pistões que dão força motriz ao veículo.

Sendo assim, quanto maior a cilindrada, maior será a potência e desempenho do carro. Da mesma forma, quanto mais potente o veículo for, mais combustível ele consome, fazendo com que os modelos com menos potência sejam mais econômicos. Quando os motores são diferentes muitas características mudam, como os equipamentos, a potência, o consumo, a segurança e o conforto.

Imagem para ilustrar o texto sobre motor 1.0 e 1.6

E aí, ficou mais fácil entender a diferença entre um motor 1.0 e 1.6? Então conta pra gente aqui nos comentários qual é a sua preferência. Ah! Não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Até a próxima.

Falar pelo WhatsApp