Montadora, modelo, cor, acessórios. São vários os fatores a serem avaliados quando você decide comprar um carro, não é mesmo? Mas além desses, você costuma levar em conta o tipo de motor do veículo? Antes de sair em busca de um carro para chamar de seu, é preciso fazer a escolha entre modelos a gasolina ou diesel, e, acredite: essa decisão, aparentemente simples, vai influenciar – e muito – os seus gastos com o veículo a partir do momento em que ele estiver na sua garagem.

As dúvidas sobre as diferenças entre esses tipos de motores são bastante comuns entre quem quer comprar um carro, e se você também não sabe qual a melhor opção para o seu caso, preparamos uma lista com os prós e contras de veículos movidos a gasolina e a diesel e o que deve ser considerado antes de fazer a sua escolha. Acompanhe.

Carro a diesel ou gasolina: uso do veículo

hilux fazenda

Seja qual for o parâmetro a ser avaliado sobre os modelos de carro, o primeiro fator que deve ser considerado para fazer uma boa escolha é avaliar o uso que você fará do veículo. Isso porque, dependendo das suas necessidades, alguns modelos podem representar custos sem sentido, ou seja, demandar muito mais gastos do que se você tivesse levado essa questão em consideração e escolhido outro carro.

No caso da escolha de motor, fazer essa análise é mais do que necessária. Os modelos a diesel são mais vantajosos para quem não troca de carro em curtos espaços de tempo, costuma viajar frequentemente, percorrendo longas distâncias. Não à toa, os modelos mais conhecidos a diesel são as caminhonetes, que atendem a um perfil específico de público, como os fazendeiros, por exemplo, que esperam do veículo características como torque, durabilidade, valorização e robustez.

Por outro lado, os modelos a gasolina são mais indicados para quem não abre mão da performance, suavidade na direção e baixo nível de ruído, ou seja, esse tipo de carro atende a um público que vive nas grandes cidades, com trânsito intenso, e precisa percorrer pequenas distâncias na sua rotina.

O que diferencia os carros a diesel e gasolina?

Depois de avaliar qual será o uso do veículo, outros fatores devem ser considerados antes de escolher um carro para chamar de seu.

Os carros a diesel estão associados a modelos mais esportivos, e acabam sendo mais resistentes, já que o motor oferece torque e potência a baixas rotações. Mas se essa fosse a única característica desse tipo de veículo, os modelos a gasolina não existiriam mais, concorda?  É aí que entra um dos principais contrapontos dessa comparação. Como tudo tem um preço, para ter longa durabilidade é preciso estar disposto a pagar a mais por ela, principalmente em relação à manutenção do veículo. Isso acontece porque algumas partes do carro, como as bombas injetoras e o sistema de filtragem, tendem a ser mais exigidas, e, portanto, precisam de cuidados constantes.

Leia também: Financiamento atrasado de carro: o que fazer com parcelas não pagas

E são exatamente essa peças, que são mais caras para a reposição, que tornam o conserto de um motor a diesel uma verdadeira fortuna. Mecânicos ouvidos pelo Blog citaram um exemplo. Para fazer o motor de uma Mitsubishi L200, por exemplo, na versão com gasolina, sai pela bagatela de R$ 6.000, aproximadamente. Já na versão a diesel, não costuma sair por menos de R$ 40.000. Uma diferença de 566%. Mas não se assuste: são raríssimos os casos em que é necessário fazer um motor a diesel – e é essa garantia que faz tantas pessoas fazerem essa escolha.

Além desse gasto periódico com a manutenção, os modelos a diesel chegam a custar até 30% a mais do que os mesmos carros movidos a gasolina, fator que faz com que muitas pessoas repensem sua escolha inicial pela durabilidade.

anuncio

E não para por ai: somado ao desembolso de uma quantia maior pelos modelos a diesel, quem sonha em ter um desses na garagem de casa ainda precisa arcar com seguros mais caros, devido ao maior índice de roubos.  Mas nem tudo é desencorajador: ao mesmo tempo em que você faz um investimento mais alto quando decide comprar um carro a diesel, tem a garantia de que o veículo terá uma melhor valorização quando chegar a hora de revendê-lo. Sem falar da robustez que um veículo a diesel oferece, característica incapaz de ser comparada a um modelo a gasolina.

Além disso, para quem costuma pegar estrada e percorrer distâncias consideráveis no seu dia a dia, os carros a diesel representam uma economia com o abastecimento: esses modelos têm um melhor rendimento do que as versões a gasolina, além do litro do combustível ser mais barato.

Outra questão a ser considerada nos modelos a diesel é a da poluição: diferentemente do que muitas pessoas pensam, esses motores mais modernos têm filtros e catalizadores que garantem níveis de emissão de poluentes praticamente zeros.

E quem não tem memórias dos dias frios na infância, quando, para tirar o carro da garagem, era preciso deixar o motor “esquentar”? Os motores a diesel realmente demoram mais para aquecer, e por esse motivo são mais indicados para regiões quentes.

Leia também: 4 segredos sobre carros 0KM que ninguém quer que você saiba (o último vai te deixar perplexo)

Então, qual tipo de motor escolher: carro a diesel ou gasolina?

Carro a diesel ou gasolina- qual o melhor custo benefício e diferenças (2)

Com o aumento constante do preço da gasolina nas bombas de postos de combustíveis, ter disponível uma opção mais barata para abastecimento pode ser tentador, não é mesmo? Mas não se deixe levar apenas por essa questão quando for escolher o tipo de motor para o seu futuro carro.

Como vimos, é preciso avaliar outros fatores somados aos custos menores com o abastecimento, já que ele só representa uma verdadeira vantagem quando o uso e a quilometragem rodada diariamente com o veículo justificam, no médio e longo prazo, a diferença de preço na compra e dos gastos maiores durante a vida útil do carro.

Portanto, antes de escolher o modelo ideal e que vai se adequar às suas necessidades e orçamento, considere todos esses pontos abordados até aqui, combinado? E se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência com modelos a diesel ou gasolina, não deixe de escrever pra gente pelos comentários. Até a próxima.

Leia também: Os 5 melhores truques para economizar combustível