Muitas pessoas não sabem, mas é possível sim encontrar carros financiados com zero de entrada em SC. A compra tem algumas particularidades e depende basicamente da sua organização financeira. Vamos descobrir como você pode conseguir esse tipo de financiamento?

Comprar um carro novo ou trocar seu veículo por um modelo melhor é o desejo de 7 a cada 10 brasileiros. Para isso é necessário organização financeira. Uma solução para aqueles que não conseguem juntar dinheiro para comprar à vista ou até mesmo para entrada são os carros financiados com zero de entrada. A opção é viável e pode ser mais acessível do que você pensa.

Mais de 70% dos brasileiros gostaria de trocar de carro em 2021, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em parceria com a Webmotors. Ao mesmo tempo, apenas 33,8% da população brasileira têm o costume de guardar dinheiro de alguma forma, conforme levantamento CNDL/SPC Brasil. A partir dessas informações podemos perceber que os brasileiros querem trocar de carro, mas nem sempre se organizam financeiramente para isso…

Leia mais: 5 lições da pandemia que se tornaram tendência no mercado de seminovos em 2021

Maneiras de comprar carro à prazo

No Crédito Direto ao Consumidor (CDC) uma instituição financeira libera o valor integral do bem para a compra à vista e o consumidor reembolsa esse valor ao banco de maneira parcelada e com acréscimo de juros — é tipo um empréstimo mesmo. Nessa modalidade o veículo fica no nome do proprietário que pode transferi-lo em venda futura.

O leasing funciona similarmente ao CDC, o que muda aqui é que o carro fica no nome da instituição financeira até que o comprador quite o valor integral do veículo. É como se as prestações fossem um aluguel. Só apenas depois de pagar tudo que o veículo passa efetivamente para o nome do proprietário. Logo, o carro só pode ser revendido depois que todas as parcelas forem pagas.

Nessa modalidade, se o comprador deixar de pagar as parcelas, o banco pode tomar o bem de volta e o comprador perde tudo que já pagou por ele. É por isso que as taxas de juros do leasing são bem mais atrativas. O fato de não ter Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também deixa o valor do carro mais baixo.

O consórcio costuma ser financeiramente mais atraente, com parcelas menores e sem juros, mas a sua desvantagem é que o proprietário não receberá o bem imediatamente na assinatura do contrato, tendo que esperar até ser contemplado em sorteio ou ter o valor para dar o lance no veículo. No consórcio, um grupo de pessoas se reúne e cada um paga parcelas mensais para uma espécie de fundo de investimento. É o valor que está nesse fundo que vai subsidiar a compra de carros para todos os integrantes do grupo. A cada mês um ou mais investidores são sorteados para receber uma carta de crédito para aquisição do veículo. O prazo dos consórcios de veículos pode variar entre 3 e 10 anos.

Em todas as modalidades é possível comprar carros financiados com zero de entrada em SC. Mas nem todas estão disponíveis para todos consumidores. O que determinará a forma de financiamento é a sua disponibilidade de crédito e qual modalidade se enquadra melhor no seu perfil de consumidor.

Leia mais: 12 carros com a menor desvalorização nos últimos anos

Critérios para comprar carros financiados com zero de entrada SC

Qualquer comprador pode se qualificar para adquirir carros financiados com zero de entrada, o que não significa exatamente que o benefício será aprovado. O comprador precisa preencher alguns critérios que garantem ao financiador o recebimento do investimento.

O fato de se tratar de um financiamento sem entrada acaba aumentando o rigor na avaliação de crédito do solicitante. Isso porque a empresa financiadora acabará por assumir todo risco da compra, sem receber nenhuma soma inicial como garantia. Da mesma forma que os juros do financiamento também serão maiores do que se houvesse o pagamento de alguma porcentagem do valor do bem como entrada. Afinal o valor a ser parcelado e sobre o qual incide o juro é maior nessa situação.

Tem mais chance de ter o financiamento aprovado pelos compradores com score alto, na verdade, quase o máximo. O score é uma medida que os financiadores e instituições financeiras utilizam para avaliar a capacidade de cumprimento de dívidas dos consumidores. Ou seja, trata-se de uma pontuação que indica o quanto uma pessoa é capaz de honrar com os seus compromissos financeiros em um determinado período.

O score de um consumidor é determinado a partir da forma como ele se comporta economicamente, se paga todas as suas contas em dia (inclusive as despesas básicas, como luz, água ou telefone), se possui dívidas em aberto, levando em consideração todo o seu comportamento recente no mercado, o seu histórico de movimentações e a sua relação com empresas e instituições financeiras.

A faixa de pontuação do score varia de 0 até 1.000 pontos. Dessa forma, quanto maior for essa pontuação, mais bem-visto será o consumidor diante do mercado financeiro. Para ter certeza que um comprador conseguirá adquirir carros financiados com zero de entrada o mesmo terá que apresentar um score de 1.000 pontos.

Além disso, o potencial comprador deve apresentar uma renda compatível com o bem que pretende adquirir. As financiadoras autorizam valores que comprometem em média até 30% da renda do candidato. Isso para garantir que em casos de gastos eventuais a renda do comprador não esteja completamente comprometida e ele continue pagando o financiamento em dia.

Se você se encaixa nesse perfil, parabéns! Você conseguirá comprar carros financiados com zero de entrada! Essa é uma boa opção para quem tem dificuldade em juntar uma grana extra e tem pressa para receber o veículo. Para quem procura carros financiados com zero de entrada SC nós temos a solução, nos procure!