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Conheça 4 carros proibidos no Brasil

A indústria automotiva é riquíssima, cheia de modelos únicos e inovadores que cativam os entusiastas ao redor do mundo. No entanto, você sabia que existem carros proibidos no Brasil?

E os motivos que justificam essas sanções podem ser os mais diversos, desde problemas de regulamentação até questões ambientais. No entanto, por não ser um assunto debatido com frequência, muitas pessoas não conhecem esses veículos. 

Neste artigo, vamos explorar por que certos carros são proibidos no Brasil e apresentar quatro veículos que não podem circular pelas estradas brasileiras.

Siga a leitura!

Por que carros são proibidos no Brasil?

Para começar nosso artigo, precisamos entender os motivos que tornam carros proibidos no Brasil. As razões para a proibição dos veículos podem variar, mas estão geralmente relacionadas a questões de:

  • Segurança;
  • Regulamentações ambientais;
  • Padrões de emissões. 

Além disso, alguns veículos podem não atender aos critérios estabelecidos pelas autoridades brasileiras em relação a aspectos técnicos, como sistemas de freios, iluminação ou emissões de poluentes. 

Dessa maneira, essas regulamentações são implementadas para garantir a segurança dos motoristas e passageiros, bem como para proteger o meio ambiente.

Quais são os carros proibidos no Brasil? 

Agora que vimos as especificações que podem proibir a circulação de certos veículos no Brasil, podemos avançar um pouco e conhecer os modelos proibidos. Confira a leitura!

Carros de passeio diesel 

Na Europa, é bastante comum esbarrar com um Mercedes-Benz Classe E estacionado nas imediações dos aeroportos. E esses modelos são caracterizados por um barulho de motor bem parecido com caminhonetes. 

Isso se deve ao fato de que a maioria dos carros na Europa são movidos por motores a diesel, incluindo o Classe E. 

No entanto, essa realidade contrasta com a situação no Brasil, onde a legislação restringe a venda de modelos movidos a diesel, a menos que possuam tração 4×4 com reduzida ou que sejam picapes com capacidade de carga superior a 1 tonelada.

Para ilustrar essa diferença, podemos mencionar carros como Peugeot 208, Volkswagen Polo e Toyota Corolla, além de todas as linhas da Mercedes, Audi e BMW, que possuem versões a diesel disponíveis na Europa. 

Toyota Land Cruiser

O Toyota Land Cruiser apresenta um caso peculiar entre os carros proibidos no Brasil: a Toyota não autoriza sua comercialização em nenhum país além do Japão, onde é fabricado. 

Isso se deve ao fato de que o Land Cruiser é considerado uma potencial ameaça à segurança global. A Toyota adotou medidas rigorosas, incluindo punições, para aqueles que adquirem um Land Cruiser no Japão e tentam vendê-lo fora do país.

A razão para essa proibição remonta ao uso do modelo em conflitos de guerras civis no Oriente Médio. Devido a essas circunstâncias, a Toyota proibiu a revenda do Land Cruiser com menos de um ano de uso. 

Aqueles que desrespeitam essa restrição, enfrentam a penalidade de ficarem impedidos de adquirir um veículo da Toyota por vários anos. Mesmo que essa restrição fosse superada, a demanda pelo Land Cruiser no Brasil é tão alta que a lista de espera para adquiri-lo se estende até 2026.

Hyundai Nexo

O Hyundai Nexo representa uma inovação notável na mobilidade sustentável, sendo um veículo impulsionado por células de combustível de hidrogênio. Apesar de sua tecnologia promissora, esse modelo ainda não está disponível para venda no Brasil devido a limitações específicas relacionadas à infraestrutura e regulamentações envolvendo esse tipo de combustível no país.

Uma das principais razões para a ausência do Nexo no mercado brasileiro é a falta de uma rede de postos de abastecimento de hidrogênio. 

O Brasil encontra-se em estágios iniciais de desenvolvimento nesse campo, o que torna a viabilidade e o uso prático de veículos movidos a hidrogênio uma tarefa desafiadora.

Além disso, as regulamentações brasileiras também impõem obstáculos para a homologação e importação do Nexo. As certificações e testes exigidos pelas autoridades brasileiras podem diferir significativamente dos requisitos de outros países, exigindo modificações e acréscimos de custos para atender às normas específicas do Brasil. 

Esses fatores combinados tornam a presença do Hyundai Nexo nas estradas brasileiras uma perspectiva complexa e ainda distante.

Citroën Ami

Para fechar nossa lista, o Citroën Ami, um carro elétrico compacto pensado para fornecer uma solução de mobilidade urbana acessível e eficiente, enfrenta restrições significativas no Brasil. 

Apesar de seu design compacto e eco-friendly, o Ami é um dos veículos proibidos de circular nas ruas brasileiras, mas com uma exceção: ele é autorizado para uso interno no país, comercializado sem portas.

Projetado especificamente para deslocamentos urbanos de curta distância, o Ami tem uma velocidade máxima limitada a 45 km/h. Além disso, possui dimensões compactas (2,41 metros de comprimento e 1,39 metros de largura), ausência de portas traseiras e capacidade para apenas dois passageiros. 

A proibição do Ami nas vias públicas brasileiras está ligada à falta de conformidade com os rigorosos requisitos de segurança estabelecidos pelo DENATRAN para homologação de veículos. Dessa forma, o carro não atendeu a esses critérios, o que resultou em sua proibição para circulação em ambiente aberto no Brasil.

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Conclusão 

E aí, será que esses automóveis fazem falta em nosso cenário automotivo? A resposta para essa pergunta pode variar, mas uma coisa é certa: a inovação e a diversidade são essenciais para qualquer mercado automotivo em constante evolução.

Nesse contexto, a Pemavel se destaca como uma referência no assunto na Grande Florianópolis. Com uma variedade de veículos que vão além das barreiras regulatórias, a Pemavel não apenas oferece opções diversificadas aos consumidores, mas também representa um compromisso com a excelência e a inovação. 

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