Sabemos que a compra de um veículo envolve, muitas vezes, um recurso alto. Por isso, hoje vamos falar sobre os melhores carros seminovos para compra e assim te ajudar a economizar fazendo um bom negócio. Selecionamentos os 7 melhores carros seminovos para comprar, levando em consideração a melhor relação custo-benefício e a menor frequência de manutenção.

Uma coisa é certa: os melhores carros seminovos para comprar são aqueles que têm robustez e baixo custo de manutenção. Confira abaixo quais são os carros que, quando usados e seminovos, têm mais chances de não decepcionar o novo dono. Aproveite e deixe a sua opinião nos comentários:

1- Toyota Corolla

O Toyota é um excelente veículo e está no topo da nossa lista dos melhores carros seminovos para comprar, porque é completo, robusto e possui uma manutenção muito simples. Referência no mercado como carro de baixíssima frequência de quebra e com excelente custo de manutenção.

Leia também: Quando trocar pastilhas de freio, fluido e demais itens

2- Fiat Pálio

melhores carros seminovos

O Fiat Palio é um carro acessível tanto de peças quanto de serviços de manutenção. Mesmo depois de passar por muitas adaptações durante décadas, o carro está totalmente adaptado às condições climáticas e de estrada do país.

Além disso, possui grande disponibilidade de informações técnicas da montadora para a rede independente.

3- Fiat Strada

Este é um dos carros queridinhos da lista dos melhores carros seminovos para comprar no Brasil. Possui baixa frequência de problemas com manutenção e é bastante adaptado às condições climáticas e de estrada do país.

4- Ford Ka

Os motivos para indicar o Ford Ka para a lista dos melhores carros seminovos são muitos, como: facilidade de manutenção, preço de peças acessível, baixo valor de aquisição e baixa frequência de quebra.

5- Honda Fit

O Honda Fit é um automóvel que apresenta baixa ocorrência de falhas, um custo baixo de manutenção e a sua mecânica é menos complexa do que concorrentes da mesma categoria.

6- Honda Civic

Não podemos negar que o Honda Civic é um carro de baixo custo de manutenção, assim como os outros participantes da nossa lista de melhores carros seminovos para compra. Além disso, apresenta baixa ocorrência de falhas e a sua parte mecânica é de baixa complexidade.

7- Renault Sandero

Alguns motivos que fazem o Renault Sandero um dos melhores carros seminovos para compra: baixa frequência de manutenção, baixo custo de peças, modelo altamente adaptado às condições climáticas e de estrada do país, grande disponibilidade de informação por parte da montadora e baixo custo de aquisição.

Leia também: Quanto é a média do valor de uma revisão de veículo?

Mas, não podemos esquecer que baixo custo de manutenção e aquisição não são os únicos fatores que devem ser levados em consideração na hora de comprar um carro seminovo.

Preste muita atenção no motor, câmbio e suspensão. Mesmo o veículo estando na lista dos melhores carros para se comprar, vale a pena ficar atento antes de fechar negócio. Esses itens, caso necessitem de manutenção pesada, podem deixar sua situação financeira comprometida, principalmente se sua ideia for financiar parte do valor do bem.

Falando sobre o motor: puxe a vareta do óleo e verifique se está no nível. Se estiver com o nível baixo, “cartão amarelo”. O consumo de óleo frequente (mais de um litro por mês) é um grande indicador de motor cansado.

Verifique também se o óleo não está esbranquiçado, este é um sinal de que a água do sistema de arrefecimento está contaminando o lubrificante, e talvez exija uma retífica de cabeçote. Motor falhando e a fumaça cinza azulada no escapamento é sinal de perigo.

Se o câmbio for manual, a verificação é a seguinte: com o carro parado, acelere até 2 mil rotações por minuto. Preste atenção nos ruídos de rolamentos, pise na embreagem e perceba se eles diminuem a ponto de você dizer “nossa, que alívio”.

Quando os rolamentos estão ruins, o barulho incomoda. Porém, ao pisar no pedal de embreagem, eles param de girar, indicando que eles são os causadores do ruído.

melhores carros seminovos

Agora a suspensão normalmente dá para sentir andando com o veículo. Não adianta enfiar a cabeça de baixo do carro, dificilmente quem não é do ramo consegue identificar alguma coisa errada.

Uma outra dica importante quando se trata dos melhores carros seminovos para compra é saber analisar o estado dos pneus. Conferir o desgaste dos pneus pode te dar uma boa noção de como anda o estado de um carro seminovo. Desgaste desproporcional entre as bandas do pneu, e até mesmo entre o conjunto traseiro e dianteiro, podem denunciar problemas de alinhamento, equilíbrio de suspensão e balanceamento. Fique atento!

Leia também: Quais são os carros com seguro mais barato

Concluindo:

Por último, e não menos importante, procure sempre profissionais de confiança na hora da compra. Um bom mecânico pode lhe ajudar a tirar algumas dúvidas e te livrar de dores de cabeça futuras. Mais importante ainda é procurar uma loja com procedência e credibilidade no mercado, como é o caso da Pemavel Veículos. Não seja ansioso e movido apenas pela emoção da compra, às vezes uma decisão tomada no momento errado pode trazer incômodos a longo prazo. 

Quer fazer uma compra segura e encontrar o carro seminovo que mais atende você e sua família, entre em contato conosco e venha conhecer nosso estoque com mais de 300 veículos a sua disposição.