Antes de saber qual a diferença entre direção hidráulica e elétrica é importante você entender exatamente como cada uma funciona. Por isso, detalharemos abaixo todos as características de cada uma delas.

A direção hidráulica é hoje um equipamento padrão em quase todos os veículos que vemos nas estradas. Ela fornece facilidade na hora de manobrar e um melhor grau de controle sobre o veículo, o que torna a condução ainda mais livre de esforço. O nome direção assistida é derivado de ‘sistema de direção assistida’. Embora os sistemas de direção elétrica tenham se tornado comuns na maioria dos veículos atualmente, inicialmente, o sistema básico de direção assistida era hidráulico, que funcionava graças ao funcionamento preciso de várias peças mecânicas pequenas e grandes. Em seguida, aprenderemos um pouco sobre o funcionamento da direção hidráulica básica em um veículo. Vamos lá?

 

Diferença entre direção hidráulica e elétrica: conheça um pouco mais sobre a direção hidráulica

Um sistema típico de direção assistida utiliza o mesmo mecanismo da direção normal, com a adição de um sistema hidráulico que gera a potência necessária para auxiliar no esforço de direção. 

Parte do rack é modificada para formar um arranjo hidráulico de pistão e cilindro. O cilindro é alimentado em dois lados por aberturas às quais as linhas de fluido são conectadas. O pistão é conectado ao rack e se move entre essas duas aberturas. Quando o fluido pressurizado é alimentado em qualquer uma das aberturas, o pistão é empurrado e se move na direção oposta, arrastando o rack junto com ele. Ao mesmo tempo, a outra abertura abre o fluido (se presente) no outro lado do pistão. É assim que a energia é fornecida, o que minimiza significativamente o esforço necessário para dirigir o veículo.

diferença entre direção hidráulica e elétricaO fluido é armazenado em um reservatório e é pressurizado com a ajuda de uma bomba de palhetas rotativa, acionada pelo motor do carro através de um arranjo de correia e polia. Ele puxa o fluido de baixa pressão do reservatório e o pressuriza antes de abastecê-lo ao cilindro no sistema de direção hidráulica.

Leia também: Conheça os carros mais vendidos em 2019 no Brasil

Assim, efetivamente, a pressão do fluido faz a maior parte do trabalho de direção, enquanto o motorista controla a direção da curva com a ajuda de um sistema de válvulas muito preciso.

Além de conforto na hora de dirigir um carro com direção hidráulica é mais seguro. Em um carro com direção mecânica, por exemplo, o contato do condutor com a direção em si é direto, ou seja, qualquer buraco ou ondulação que o condutor pegue trafegando com o seu veículo, irá ter um reflexo gigantesco no volante, podendo causar um acidente. Em um carro com direção hidráulica, os reflexos das imperfeições do asfalto são menores, por conta que o condutor precisa de menos esforço para conduzir o veículo, além do sistema absorver parte dos impactos.

 

Diferença entre direção hidráulica e elétrica: conheça um pouco mais sobre a direção elétrica

Nesse sistema de direção existe um motor elétrico junto à caixa de direção para auxiliar seu braço e deixá-la ainda mais leve e talvez essa seja a maior diferença entre direção hidráulica e elétrica. Ele também é mais prático, porque não precisa da tradicional bomba hidráulica e do fluído de óleo, que são usados nos sistemas de direção hidráulica. O único problema que pode ocorrer é pane no sistema elétrico. Se isso acontecer, porém, a direção ficará pesada, mas não irá travar. O motorista seguirá com o controle do carro sem maiores problemas.

diferença entre direção hidráulica e elétricaA direção elétrica oferece algumas vantagens, como os movimentos da direção serem acionados por um sensor, tornando a dirigibilidade do carro mais confortável para o motorista; o motor, que sofria com os sistemas antigos, não tem perda de potência e nem desgaste das peças; a direção elétrica é ecologicamente correta, pois não utiliza óleo; poucos ruídos, tanto internos como externos.

 

Diferença entre direção hidráulica e elétrica: saiba quais são as principais.

A direção elétrica é um sistema muito prático, que não precisa de muitas manutenções e oferece mais conforto, facilidade no manuseio do volante e precisão nas manobras. Por ser totalmente elétrico, não exige acessórios mecânicos, como mangueiras e correias, o que permite que o veículo fique mais leve. Esse é o sistema de direção mais indicado para carros compactos e os de menor potência. 

Uma diferença entre direção elétrica e hidráulica que deve se levar em consideração é a manutenção. Da direção elétrica é menos trabalhosa, por ser um sistema mais simples em que não se aplica uma série de componentes utilizados na direção hidráulica. Não há necessidade de fazer troca de óleo, pois não utiliza fluidos e exige apenas as revisões periódicas recomendadas de acordo com o modelo do automóvel. Tudo isso acaba sendo mais econômico no decorrer do tempo.

Leia também: 7 dicas para dirigir com segurança na estrada durante as férias

Já a direção hidráulica é um sistema um pouco mais complexo, ainda assim exige baixíssimo esforço do motorista e, por essa razão, costuma ser a escolha de novos condutores e já está presente na maioria dos modelos brasileiros no mercado automobilístico. Seu mecanismo facilita diretamente a movimentação das rodas dianteiras do veículo, o que reduz consideravelmente a resistência do volante em manobras.

Os veículos equipados com a direção hidráulica contam com um preço mais acessível do que aqueles com direção elétrica, tanto para a aquisição quanto nas manutenções. Com certeza essa diferença entre direção hidráulica e elétrica mexe diretamente com o seu bolso e deve ser analisada com calma. Porém, se o condutor mantiver condutas de direção consciente e cuidar bem do seu automóvel, poderá usufruir ainda mais dessas vantagens e reduzir custos.

diferença entre direção hidráulica e elétricaDiferença entre direção hidráulica e elétrica: Qual a melhor?

Ambas foram criadas para tornar o momento de direção mais seguro e confortável. Por isso, no momento de comprar o seu veículo, é preciso avaliar os prós e os contras, como os que citamos aqui, para escolher entre direção elétrica ou hidráulica. Para isso, estude o preço do veículo e das manutenções e analise o custo-benefício. É importante também fazer um test drive no veículo antes de fechar o negócio, só assim você vai conseguir saber a diferença entre direção hidráulica e elétrica na prática.

Se você gostou do nosso artigo não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima.