Muita gente quer entender o que é recall e o que isso pode influenciar na hora de fechar um negócio. Por isso, resolvemos escrever este texto e esclarecer de uma vez por todas o que é recall e por que você deve ficar atento a isso antes de concretizar qualquer tipo de compra.
Sabemos que a montagem e desenvolvimento de um carro é um processo complexo e muitas vezes delicado. Muitas peças e sistemas diferentes são utilizados para formar os automóveis que são encontrados nas lojas especializadas, como aqui na Pemavel, por exemplo. Mesmo com a alta tecnologia das montadoras de veículos, ainda é comum encontrar problemas de fabricação e para consertar esses defeitos que são de responsabilidade da montadora, é necessário fazer o famoso recall. Continue lendo e descubra o que é recall de carro:
Saiba o que é recall de carro
O recall de carro é uma chamada realizada pela montadora do veículo com finalidade de consertar algum erro de fabricação. Além disso, esse termo é reconhecido pelo Código de Defesa do Consumidor, que obriga as empresas a anunciar para todos os seus consumidores que existe um erro de fábrica no produto. As fábricas responsáveis pelos veículos devem orientar os clientes sobre quais atitudes serão tomadas para fazer a troca do produto ou reparar o problema diagnosticado.
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O que muita gente não sabe é que esse procedimento não é exclusividade dos veículos, ele vale para qualquer produto que deixe a segurança do cliente em risco. De acordo com a Lei 8.078/9, “o fornecedor não pode colocar no mercado de consumo, produto ou serviço que apresente alto grau de risco à saúde ou segurança das pessoas. Caso o fornecedor venha a ter conhecimento da existência de defeito após a inserção desses produtos ou serviços no mercado, é sua obrigação comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores”.
Devo responder imediatamente ao recall de carro?
Ao ser atingido pelo recall de seu veículo, o motorista deve atender ao chamado imediatamente. Caso o chamado não seja atendido, todos os passageiros estão sujeitos a sérios danos em virtude de produtos defeituosos. Se algum acidente relacionado acontecer ou já tiver acontecido, o consumidor pode entrar com um recurso judicial para ressarcimento.
A reparação do defeito que o veículo apresenta é de responsabilidade da fabricante. Tanto é que, para isso, a comunicação é feita em ampla escala, com anúncios em TV, rádio e jornais. Caso os consumidores não atendam a solicitação, as empresas continuam a investir em estratégias capazes de levá-los aos postos indicados, já que não há prazo para o reparo ser efetuado.
Uma vez realizado o conserto, o proprietário do veículo deve exigir o comprovante do procedimento para deixá-lo guardado. Eventualmente, se o carro for vendido, o documento deve ser repassado para o novo dono do veículo.
Como saber se o meu carro necessita de recall?
A informação sobre o recall de carro é feita de diversas maneiras. Tudo é realizado para garantir que o proprietário ficará ciente da necessidade do procedimento. Como falado no tópico anterior, são feitos anúncios em canais de TV, revistas, jornais e estações de rádio. Além disso, a montadora deverá dar destaque ao chamado em seus próprios canais de comunicação, como sites e redes sociais por exemplo.
Também existem outros métodos para saber se o seu automóvel necessita de um recall. Sites regionais do Procon contam com um banco de dados com todas as chamadas realizadas, já o site do Denatran permite consultar o recall por montadora, enquanto o site do Ministério da Justiça exibe a documentação para todos os processos em aberto. Além disso, nos sites das montadoras é possível obter acesso às informações sobre seu modelo, se for o caso.
Acabo de descobrir que o meu carro precisa e recall, como devo proceder?
Para atender ao chamado, o proprietário do veículo deve agir como se fosse passar por uma revisão comum: após entrar em contato com a concessionária responsável e explicar a situação, é só agendar e comparecer ao local no dia e horário combinado.
O serviço de recall de carros é gratuito, e o motorista não é obrigado a aceitar nenhum custo extra para ter direito ao procedimento de segurança para o consumidor. Em alguns casos, é relatada a demora no atendimento para o recall. Isso acontece porque, identificado o defeito, a empresa é obrigada a anunciar a convocação, mas o conserto vai depender do estoque de peças, que, frequentemente, demora a chegar. Isso pode causar impaciência no motorista, e, para evitar, a fabricante pode impor uma data para o início da operação.
Quais são os principais motivos para os recalls de carro?
Agora que você já sabe o que é recall, é bom se informar também sobre os principais motivos que os carros são frequentemente chamados para participar desse processo.
Entre os chamados mais comuns, de 2013 para cá, estão os airbags considerados mortais, com mais de 1 milhão de convocações no último ano. Durante a abertura, o equipamento poderia lançar pedaços de metal nos ocupantes, causando ferimentos graves e mortes. De acordo com as montadoras, a culpa para esse e outros recalls está nos componentes terceirizados, já que até 2.500 deles são comprados de outras empresas, que, por sua vez, possuem outros fornecedores e assim por diante.
Mesmo com as certificações desses produtos, a vida útil é curta e a necessidade de produzir mais e comercializar novos lançamentos pode fazer com que a verificação fique para trás em muitos casos. Além disso, os testes de qualidade continuam acontecendo mesmo quando o veículo já não é mais uma novidade, o que pode fazer com que seja notado um problema que ainda foi identificado nas ruas.
Concluindo: Fique sempre atento e verifique todos os meios de informação sobre o recall de carro. No último ano foram convocados 2,82 milhões de veículos e apenas 60% dos chamados de recall foram atendidos pelos motoristas, o que significa que milhares de veículos ainda se encontram com problemas e oferecem riscos aos seus motoristas e passageiros. Fique atento com as informações passadas pela montadora!
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