Muita gente quer entender o que é recall e o que isso pode influenciar na hora de fechar um negócio. Por isso, resolvemos escrever este texto e esclarecer de uma vez por todas o que é recall e por que você deve ficar atento a isso antes de concretizar qualquer tipo de compra.

o que é recall

Sabemos que a montagem e desenvolvimento de um carro é um processo complexo e muitas vezes delicado. Muitas peças e sistemas diferentes são utilizados para formar os automóveis que são encontrados nas lojas especializadas, como aqui na Pemavel, por exemplo. Mesmo com a alta tecnologia das montadoras de veículos, ainda é comum encontrar problemas de fabricação e para consertar esses defeitos que são de responsabilidade da montadora, é necessário fazer o famoso recall. Continue lendo e descubra o que é recall de carro:

Saiba o que é recall de carro

O recall de carro é uma chamada realizada pela montadora do veículo com finalidade de consertar algum erro de fabricação. Além disso, esse termo é reconhecido pelo Código de Defesa do Consumidor, que obriga as empresas a anunciar para todos os seus consumidores que existe um erro de fábrica no produto. As fábricas responsáveis pelos veículos devem orientar os clientes sobre quais atitudes serão tomadas para fazer a troca do produto ou reparar o problema diagnosticado. 

Leia também:  Veja aqui quais os SUVs mais econômicos

O que muita gente não sabe é que esse procedimento não é exclusividade dos veículos, ele vale para qualquer produto que deixe a segurança do cliente em risco. De acordo com a Lei 8.078/9, “o fornecedor não pode colocar no mercado de consumo, produto ou serviço que apresente alto grau de risco à saúde ou segurança das pessoas. Caso o fornecedor venha a ter conhecimento da existência de defeito após a inserção desses produtos ou serviços no mercado, é sua obrigação comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores”.

Devo responder imediatamente ao recall de carro?

Ao ser atingido pelo recall de seu veículo, o motorista deve atender ao chamado imediatamente. Caso o chamado não seja atendido, todos os passageiros estão sujeitos a sérios danos em virtude de produtos defeituosos. Se algum acidente relacionado acontecer ou já tiver acontecido, o consumidor pode entrar com um recurso judicial para ressarcimento.

o que é recall

A reparação do defeito que o veículo apresenta é de responsabilidade da fabricante. Tanto é que, para isso, a comunicação é feita em ampla escala, com anúncios em TV, rádio e jornais. Caso os consumidores não atendam a solicitação, as empresas continuam a investir em estratégias capazes de levá-los aos postos indicados, já que não há prazo para o reparo ser efetuado.

Uma vez realizado o conserto, o proprietário do veículo deve exigir o comprovante do procedimento para deixá-lo guardado. Eventualmente, se o carro for vendido, o documento deve ser repassado para o novo dono do veículo.

Como saber se o meu carro necessita de recall?

A informação sobre o recall de carro é feita de diversas maneiras. Tudo é realizado para garantir que o proprietário ficará ciente da necessidade do procedimento. Como falado no tópico anterior, são feitos anúncios em canais de TV, revistas, jornais e estações de rádio. Além disso, a montadora deverá dar destaque ao chamado em seus próprios canais de comunicação, como sites e redes sociais por exemplo.

Também existem outros métodos para saber se o seu automóvel necessita de um recall. Sites regionais do Procon contam com um banco de dados com todas as chamadas realizadas, já o site do Denatran permite consultar o recall por montadora, enquanto o site do Ministério da Justiça exibe a documentação para todos os processos em aberto. Além disso, nos sites das montadoras é possível obter acesso às informações sobre seu modelo, se for o caso.

Acabo de descobrir que o meu carro precisa e recall, como devo proceder?

Para atender ao chamado, o proprietário do veículo deve agir como se fosse passar por uma revisão comum: após entrar em contato com a concessionária responsável e explicar a situação, é só agendar e comparecer ao local no dia e horário combinado.

O serviço de recall de carros é gratuito, e o motorista não é obrigado a aceitar nenhum custo extra para ter direito ao procedimento de segurança para o consumidor. Em alguns casos, é relatada a demora no atendimento para o recall. Isso acontece porque, identificado o defeito, a empresa é obrigada a anunciar a convocação, mas o conserto vai depender do estoque de peças, que, frequentemente, demora a chegar. Isso pode causar impaciência no motorista, e, para evitar, a fabricante pode impor uma data para o início da operação.

Quais são os principais motivos para os recalls de carro?

Agora que você já sabe o que é recall, é bom se informar também sobre os principais motivos que os carros são frequentemente chamados para participar desse processo.

o que é recall  

Entre os chamados mais comuns, de 2013 para cá, estão os airbags considerados mortais, com mais de 1 milhão de convocações no último ano. Durante a abertura, o equipamento poderia lançar pedaços de metal nos ocupantes, causando ferimentos graves e mortes. De acordo com as montadoras, a culpa para esse e outros recalls está nos componentes terceirizados, já que até 2.500 deles são comprados de outras empresas, que, por sua vez, possuem outros fornecedores e assim por diante. 

Mesmo com as certificações desses produtos, a vida útil é curta e a necessidade de produzir mais e comercializar novos lançamentos pode fazer com que a verificação fique para trás em muitos casos. Além disso, os testes de qualidade continuam acontecendo mesmo quando o veículo já não é mais uma novidade, o que pode fazer com que seja notado um problema que ainda foi identificado nas ruas.

Concluindo: Fique sempre atento e verifique todos os meios de informação sobre o recall de carro. No último ano foram convocados 2,82 milhões de veículos e apenas 60% dos chamados de recall foram atendidos pelos motoristas, o que significa que milhares de veículos ainda se encontram com problemas e oferecem riscos aos seus motoristas e passageiros.  Fique atento com as informações passadas pela montadora!

Se você gostou do nosso texto não deixe de compartilhar com seus amigos que também podem ter a dúvida sobre o que é recall. Nos vemos na próxima.