Que os SUVs são os preferidos entre os motoristas, isso não têm dúvidas. Todo mundo adora utilitário esportivo por ser robusto e mais alto. É praticamente uma sensação de respeito nas estradas. Afinal, o que não se pode negar é que sim, eles chamam atenção por onde passam. Seja por seu design ou até mesmo pela sua potência. Entretanto, toda essa grandeza gera uma dúvida entre os consumidores: “como escolher os SUVs mais econômicos? ” 

Segundo dados da Fenabrave, apenas em 2018, foram mais de 500 mil modelos de SUVs vendidos no país. Esse número representa um total de 24,4% do total de carros vendidos. Entretanto, apesar desses dados expressivos, ainda é comum haver certo receio em relação ao custo-benefício desses modelos. 

Compreender qual é o SUV mais econômico é essencial antes de fazer a melhor compra. Hoje são diversas opções no mercado, com características próprias, como capacidade off-road, tração 4×4, espaços internos maiores, muitas vezes comportando até 7 pessoas, motor a diesel, entre uma infinidade de personalizações.

Leia também: Conheça os carros mais vendidos em 2019 no Brasil

Mas afinal, com tantos itens que destacam os utilitários no mercado, qual os SUVs mais econômicos? A resposta você confere abaixo. Separamos seis modelos brasileiros com menor consumo energético, de acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular), do Inmetro. A lista se baseia em testes com gasolina e etanol no consumo urbano e rodoviário.   

1º Peugeot 2008

suvs mais econômicos

O líder dessa lista de SUVs mais econômicos é um modelo que já ganhou o gosto do brasileiro e é uma grande pedida para quem busca carros seminovos. Apesar da Peugeot ter decidido descontinuar a versão manual do SUV para a linha 2020, o modelo segue sendo o principal destaque em custo-benefício. 

Quando equipado com o motor THP 1.6 turbo com injeção direta e câmbio manual de seis marchas, os números de consumo são ótimos para um utilitário esportivo. Mas o mesmo desempenho não acontece na opção com transmissão automática.

Etanol: 8,4 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada

Gasolina: 12,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada

2º Ford EcoSport 

suvs mais econômicos

O EcoSport passou por recentes reformulações parar melhorar seu custo/benefício. O modelo do SUV compacto 2020 teve uma redução no seu valor de compra significativa de até R$ 9.300. Mas não é apenas o seu valor de compra que ganha destaque. As modificações feitas pela Ford fizeram com que o EcoSport lidere a lista de SUVs mais econômicos. Isso porque o seu motor Dragon 1.5 três cilindros tem baixo consumo gerado. 

Etanol: 8,3 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada

Gasolina: 11,6 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada

3º JAC T40

suvs mais econômicos

O modelo está longe de ser um dos mais vendidos. Segundo a Fenabrave, o número de emplacamentos até setembro de 2019 não chegava à 1.000 unidades. Entretanto, se em vendas o JAC T40 ainda não é popular, em custo-benefício ele sai na frente e aparece nas primeiras posições de SUVs mais econômicos. 

O utilitário esportivo chinês é equipado com motor 1.5 e câmbio manual de cinco marcas, rendendo: 

Etanol: 8,1 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada

Gasolina: 11,9 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada

Leia também: Descubra quais são os melhores carros seminovos para comprar

4º Nissan Kicks 

suvs mais econômicos

O Nissan Kicks 2020 chega ao mercado mais equipado, com piloto automático de série em todas as versões, entretanto seu valor de compra aumentou até R$ 2.500. Por outro lado, as modificações feitas pela montadora japonesa tornaram o Kicks um dos SUVs mais econômicos. 

O modelo ganha destaque em economia por conta do seu motor 1.6 e transmissão automática do tipo CVT. 

Etanol: 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada

Gasolina: 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada

5º Citroën C4 Cactus

suvs mais econômicosOutro modelo que sai na frente e entra nessa lista de SUVs mais econômicos é o Citroën C4 Cactus. Seu design moderno e desempenho esportivo chamam atenção nas estradas, mas é no motor que o C4 Cactus merece respeito. Com 1.6 de potência, o modelo da Citroën consegue marcar bons números com etanol e gasolina, com ênfase para o desempenho na cidade da opção manual. 

Etanol: 7,7 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada

Gasolina: 11 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada

6º Honda HR-V

suvs mais econômicos

O nosso ranking de SUVs mais econômicos se encerra com um modelo da montadora japonesa, que segue como o veículo mais vendido da Honda desde o seu lançamento, em 2015, quando também foi o utilitário esportivo zero km mais vendido do Brasil. 

O modelo da Honda é outro que aparece na lista com transmissão automática do tipo CVT, além do motor 1.8 já conhecido. 

Etanol: 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada

Gasolina: 11 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada

Leia também: Descubra os carros dos famosos: Conheça os principais modelos

De maneira geral, nossa lista destacou os SUVs mais econômicos levando em conta o consumo energético. Entretanto, essa avaliação de economia é relativa e depende do que cada motorista prioriza, como, por exemplo, os valores de manutenção ou seguro. 

Além disso, o hábito de cada pessoa também interfere na questão custo-benefício. Nossa dica é realizar uma pesquisa bem detalhada sobre diversos fatores que você considera primordiais para classificar o SUV mais econômico de acordo com seu perfil de consumo.

Outra sugestão é você fazer um test drive pessoalmente e conhecer mais sobre as diversas opções de SUVs disponíveis no mercado. Aqui na Pemavel contamos um estoque completo com os melhores utilitários, todos com 1 ano de garantia e condições exclusivas. 

Quer saber mais? Então fale com a gente ou acesse o nosso estoque

Gostou do nosso texto? Então compartilhe esse texto nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a descobrirem qual o SUV mais econômico.