Ícone
Ícone

Medo de dirigir: descubra como ser um bom motorista em 6 passos

Finalmente, você conquistou a tão sonhada carteira de motorista. Chegou a hora de encarar a realidade do trânsito! Mas a atenção é fundamental para os motoristas recém-habilitados, assim como controlar as emoções para não entrar em pânico e ficar com medo de dirigir. Alguns chegam a ficar com o coração acelerado, mãos suadas, tremores, boca seca e até enjoos. Mas o que fazer para reverter essa situação? Fique calmo! Se esse for o seu caso, separamos algumas dicas para te ajudar a ser um bom motorista e perder as neuras ao volante.

#1 Dê o primeiro passo

O primeiro passo é você ter consciência de que com o tempo as coisas vão mudar e que aos poucos o hábito de dirigir vai virar rotina em sua vida, mesmo para os motoristas de primeira viagem. Dirigir com cautela, respeitando as leis e o fluxo do trânsito é a melhor dica para se tornar um bom motorista e andar com tranquilidade.

Para começar, comece a andar de carro em pequenas distâncias, pode ser na rua da sua casa. Vá a locais em que você conhece como a palma da sua mão, sempre com cutela e na velocidade que sentir mais segurança.

#2 Entenda de onde vem esse medo

Sabemos que nas ruas o trânsito está cada dia mais caótico e perigoso e, ficar nervoso nessas horas é normal. Porém, o que não é saudável é esse medo consumir totalmente a pessoa, a ponto dela nunca mais dirigir um carro. Nesses casos mais extremos, o mais recomendado é procurar auxílio e acompanhamento médico. É por meio desses profissionais que você poderá tratar de síndromes do pânico, excesso de ansiedade, transtornos repentinos, traumas do passado e outros motivos que afetam seu medo de dirigir. O apoio dos familiares e amigos também é de extrema importância.

Por isso, se você tem tido dificuldades extremas de pegar o volante, talvez seja a hora de procurar ajuda e fazer tudo voltar ao normal e voltar a dirigir com tranquilidade.

#3 Confie em si mesmo

Você entrou na autoescola, fez aulas de direção, passou nas provas teóricas e práticas. Está habilitado. Parabéns! Isso significa que mesmo com algumas dificuldades, foi qualificado e julgado hábil para conduzir um veículo. Ou seja, é capaz de andar com um carro. Pela lei, todo condutor precisa fazer 50 horas/aula, metade delas para aprender teoria e regras e a outra parte de direção prática. Mas o interessado se quiser e precisar, pode fazer mais aulas do que o obrigatório e aumentar a confiança.

Leia também: Concessionária ou oficina particular: onde fazer a revisão do meu carro?

Encarar o trânsito é fundamental para sua evolução como motorista. Se você não se sente totalmente seguro, peça para uma pessoa com experiência lhe acompanhar no início. Essa pessoa pode ser um amigo ou familiar que dará o apoio que precisa. Assim, você vai passar a se sentir mais confiante e vai conseguir encarar o trânsito sem medo.

Agora, se mesmo assim a confiança não chegou, contratar aulas particulares de um profissional pode ser o que faltava pra você.

#4 Pratique em diferentes lugares

medo de dirigir

Com autoconfiança, vá praticando e indo com calma. Comece tirando o carro da garagem, quantas vezes forem necessárias, até se sentir bem diante do volante. Dê continuidade com uma volta no quarteirão, depois duas voltas e aumentando a distância até se estender por todo o bairro. Com o tempo vai estipulando metas pessoais, como por exemplo: “Hoje vou até a casa dos meus pais sozinho”. Desta forma você vai se habituar a diferentes lugares e perder o medo de dirigir. Coloque os objetivos na ordem do mais fácil para o mais difícil. Leve em conta a largura das ruas, a sinalização dos cruzamentos e o trânsito local. De preferência escolha andar de dia e em horários de fluxo mais baixo.

Leia também: Você sabe a hora certa de trocar pneus? Listamos 6 dicas para te ajudar

Com o tempo, vá percorrendo lugares mais movimentados, com subidas e descidas para possa treinar a troca de marchas, fazer a curvas e ultrapassagens seguras, além de treinar o ato de parar e acelerar. Dessa forma, você terá mais intimidade com o carro e saberá agir conforme a necessidade.

#5 Estude o seu veículo para dominar o carro

Outra dica importante é você conhecer o seu carro. Alguém que possui um veículo precisa conhecer para aprender a usar todas as funcionalidades e, para isso, a importância do manual de instruções. Assim o proprietário saberá tudo o que o automóvel faz e como pode acionar esses dispositivos. Ao observar o painel do seu carro você repara que há alguns avisos, mas não compreende seu significado, com esse domínio sobre o carro irá identificar, por exemplo, se a porta está aberta ou mesmo se o carro já entrou na reserva. Assim, o manual do proprietário é relevante porque ele possui todas as informações do veículo.

Estude a fundo o seu carro pois esse é um ponto importante na sua jornada para perder o medo de dirigir e se tornar um bom motorista.

anuncio

#6 Em caso de imprevisto, tenha alguém

Se depois de praticar bastante, perder o medo de dirigir e ter mais segurança ao volante, ocorrer um imprevisto o que você deve fazer? Sempre tenha em mãos o contato da família ou conhecidos de confiança que possam te ajudar, caso isso aconteça. Como também, o número de um serviço de guincho e/ou um mecânico de credibilidade e confiança. Se você puder, contrate um seguro, que em geral, resolve boa parte dos problemas de forma rápida e eficiente.

O importante é estar munido de alternativas para evitar você fique nervoso e o medo de dirigir volte.

Depois de saber de todas essas dicas, esteja pronto para dar o primeiro passo agora mesmo e acabar de vez com o medo de dirigir. Se ficou com alguma dúvida, nos escreva nos comentários e se perdeu o medo de dirigir, deixe o seu depoimento contando a experiência.

Leia também: 4 segredos sobre carros 0KM que ninguém quer que você saiba (o último vai te deixar perplexo)

Mayara Melegari2

Mayara Melegari

Acadêmica de jornalismo, escreve sobre veículos e trabalha com comunicação para segmento automotivo.

Falar pelo WhatsApp