Na hora em que a ideia de comprar um carro surge no horizonte você precisa começar a se preocupar com uma série de fatores e escolhas. Um deles, e, talvez, o mais importante, é o planejamento financeiro para a aquisição do veículo. Para grande parte dos brasileiros, o sonho do carro novo está diretamente ligado ao financiamento, já que envolve um investimento considerado alto, assim como em toda compra de um bem durável.
Encaixado o financiamento no orçamento, é hora de tomar a decisão que, acredite, vai influenciar suas escolhas durante o tempo em que o carro estiver lhe servindo: optar pelo leasing ou financiamento CDC?
Existem muitas dúvidas sobre qual é a melhor escolha. Por isso, preparamos o post de hoje para lhe ajudar a entender, definitivamente, o que é leasing e financiamento CDC. Quer fazer um bom negócio, começando o ano com o pé direito e carro novo na garagem? Acompanhe.
O que deve ser avaliado na hora de escolher entre leasing e CDC?
Se você levar em consideração apenas o valor da parcela, qualquer vendedor vai lhe incentivar a fazer o leasing, que, realmente, oferece as menores taxas de juros em relação ao financiamentos CDC. Agora, como nem tudo são flores, é preciso analisar as demais condições dessa negociação antes de assinar o contrato, afinal de contas, uma decisão precipitada nunca é recomendada, ainda mais quando a compra em questão é de um bem durável, e que exige um alto investimento, certo?
Se você está se perguntando o que é o leasing, vamos lá: o termo vem do inglês, to lease, que significa aluguel, ou seja, o mesmo que arrendamento. Quando você opta por negociar um carro por meio do leasing, concorda em pagar pela utilização do veículo, e não pela sua propriedade.
Pode parecer estranho à primeira vista, já que, ao ir a uma concessionária, existe a intenção de comprar um carro, e não de alugá-lo, não é mesmo? Mas para que você entenda, de uma vez por todas, o que é leasing, é preciso ir um pouquinho mais a fundo sobre o funcionamento dessa modalidade.
O que é o leasing e como ele funciona?
Uma operação de leasing nada mais é do que um contrato por meio do qual uma das partes cede à outra o uso de um bem por determinado tempo e valor. No final desse prazo, há, então, a possibilidade de compra, no caso, do carro, pela parte investidora ou, então, sua devolução à empresa, indicando um terceiro para fechar negócio.
Isso quer dizer que, enquanto as parcelas mensais do carro são pagas, ele não está em propriedade do seu suposto dono, mas, sim, da instituição que ofereceu o leasing. A transferência só ocorre ao final do pagamento estipulado em contrato.
Você deve estar se perguntando, então, qual a real vantagem do leasing para o consumidor, e a resposta é relativamente simples: na operação, não é incidido o IOF, o que torna os juros e, consequentemente, o valor das parcelas, menores.
Mas não se engane pelo valor atrativo oferecido nessa modalidade de negociação: para entender o que é leasing é preciso conhecer as suas desvantagens além do bem não ficar em seu nome.
A primeira delas diz respeito à quitação do carro. Não existem descontos para quem quiser adiantar as parcelas, e você não poderá quitá-las antes do 24º mês – isso sem falar que, se sua ideia for trocar de carro antes de terminar os pagamentos, não será possível.
Como vimos, um dos principais pontos a serem compreendidos para entender o que é leasing é que veículo não lhe pertence, e, portanto, você não tem autonomia para vendê-lo. Além disso, ao final dos pagamentos, se você quiser comprar o “seu próprio carro”, terá que pagar uma taxa residual correspondente à sua depreciação durante o período de locação e arcar com as taxas de transferência.
Leia também: 10 dúvidas mais frequentes sobre financiamento de veículo
Mas, afinal, o que é melhor: CDC ou o leasing?
A modalidade de leasing foi trazida ao Brasil pelo Itaú, e, em um primeiro momento, até fez sucesso no mercado, mas quando começou a praticar taxas de juros semelhantes aos financiamentos CDC, deixou de ser atrativo para os consumidores.
Tanto é que o leasing não é mais oferecido pelos bancos para a compra de carros seminovos, e apenas alguns deles ainda disponibilizam a modalidade para os 0km – na maioria dos casos apenas para pessoas jurídicas.
A única vantagem, ainda, é para as empresas que possuem uma frota de veículos. Ao optar pelo leasing, elas não precisam declarar os carros para a Receita Federal, já que, até o final do contrato, eles são de propriedade do banco.
Apenas esclarecendo: o financiamento CDC é a modalidade mais comum de crédito no Brasil, provavelmente a usada por seus pais, amigos ou familiares em suas compras de carros. Leia aqui mais detalhes de como é possível conseguir um financiamento na modalidade CDC.
Agora que você já sabe o que é leasing, fica mais fácil compreender as principais diferenças dele em relação ao financiamento CDC, e que justificam o fato da segunda opção ser, sem sombra de dúvidas, a mais vantajosa para o consumidor.
O CDC é um pouco mais caro por conta do IOF e taxas de juros mais altas, já que, nessa modalidade, o banco assume um risco maior caso o comprador não cumpra com o financiamento.
Mas as vantagens justificam esses pontos: ao optar pelo CDC, o carro fica arrendado no seu nome a partir do momento em que o negócio é fechado, o que lhe dá a liberdade de vendê-lo ou trocá-lo antes da quitação, se essa for a sua vontade – isso sem falar que, ao antecipar o pagamento das parcelas, o desconto da dívida pode chegar a 30%.
Então é muito importante ainda levar em consideração que no leasing, onde você pode quitar o carro apenas a partir do 24º mês, e então transferi-lo para o seu nome para vendê-lo, pode se tornar uma dor de cabeça para a maior parte dos brasileiros, que segundo a pesquisa “Connected Car Industry 2014”, costumam trocar de carro a cada 19 meses.
Portanto, se você está pensando em trocar ou comprar um carro, é bom analisar atentamente as propostas, ter bastante claro o conceito do que é leasing. Especialistas indicam que optar por um financiamento CDC é a melhor escolha para evitar transtornos burocráticos lá na frente.
E então, ficou claro o que é leasing e as principais diferenças entre essas modalidades de negócio? Se ainda tiver alguma dúvida, fique tranquilo. Entender o que é o leasing não é tão simples, por isso, não deixe de escrever pra gente pelos comentários, ok? Até a próxima.
Leia também: Carro a diesel ou gasolina: qual o melhor custo benefício e principais diferenças?
Saiba tudo sobre financiamento: