É natural colocar um carro usado como parte de pagamento na aquisição de um outro modelo mais novo. Por isso, você precisa saber quais são os cuidados ao vender um veículo usado. Pequenos detalhes fazem total diferença para o comprador decida ou não comprar o seu veículo, e eles vão desde a apresentação do carro até a forma como você conduz toda a negociação.

Então, se você já decidiu em vender o seu veículo, saiba que existem algumas dicas simples que lhe permitirão obter um ótimo preço para o seu carro. Vamos?

1- Realize uma vistoria mecânica

Muita gente pensa que o melhor é passar o carro para frente da maneira que está, mas na verdade, é essencial você garantir que o novo dono vai receber o veículo em perfeitas condições de uso. Carros com reparos a fazer costumam afugentar compradores em potencial.

Se você não tem a intenção de realizar os reparos necessários, pelo menos, faça alguns orçamentos e informe estes valores no ato da venda. Desta maneira, o comprador terá uma boa noção do quanto precisará investir para manter o carro funcionando perfeitamente.

Sendo assim, realize uma boa vistoria de segurança e revisão geral. Assim, você garante que elementos básicos de funcionamento como pneus, óleo, sistema elétrico e freios estejam em boas condições. Vale a pena também pedir para verificar todos os fluídos, e até passar o carro por um scanner.

Existem diversas empresas no mercado que oferecem essas inspeções, que levam menos de meia hora para serem realizadas. Vale o investimento, pois ajudará na venda.

Leia também: O que pode estar causando mau cheiro no carro? Descubra aqui

2- Mantenha o carro com boa apresentação

Ótima dica de cuidados ao vender um veículo usado: mantenha-o sempre limpo e bem apresentável. Mesmo que você utilize pouco o carro durante o processo de venda, é importante mantê-lo sempre em bom estado. Desta maneira, você conseguirá chamar mais a atenção dos interessados.

A conservação da parte visível do carro, como lataria, pintura e estofados, faz muita diferença na hora de realizar uma boa negociação. Outro fator importante é manter o carro com aroma agradável. Odores desagradáveis podem desvalorizar o carro, portanto, cuidado com cheiro de cigarro, restos de comida e fumaça.

3- Seja transparente

Não esconda os problemas do veículo, mesmo aqueles mais sérios. Informe ao comprador o que precisa ser feito e ofereça um desconto, se este já não estiver embutido no valor anunciado. A honestidade é sempre uma boa arma na hora de negociar. Do mesmo jeito que você está vendendo hoje, estará comprando amanhã, assim, seja sempre honesto e guarde esta dica de cuidados ao vender um veículo usado.

4- Defina o valor com antecedência

Parece besteira, mas muitos vendedores não pesquisam o valor de mercado do carro com antecedência e acabam perdendo dinheiro na negociação. Por isso, um dos cuidados ao vender um veículo usado, é sempre consultar a Tabela Fipe com antecedência. Assim, você poderá definir o valor aproximado de seu veículo.

A partir daí você vai ter como negociar. Lembre-se de que, na maioria das vezes, o comprador vai pedir descontos, então, para não sair no prejuízo ou receber um valor abaixo do que esperava, lance sempre uma quantia maior do que a que de fato pretende conseguir com a venda. Desta maneira, você consegue obter uma margem para futuras negociações.

5- Faça um histórico completo do seu carro

É comum os compradores realizarem perguntas sobre o passado do veículo, principalmente se ele for de um ano mais antigo. Então, já pense nas respostas de possíveis perguntas como: quem são os antigos donos? O carro já passou por acidentes? As revisões estão em dia? O veículo já foi usado em aplicativos de carro?

Mesmo que o veículo já tenha passado por algum acidente, sendo sincero e bem claro sobre a história, você dará ao novo proprietário mais confiança na compra. Além disso, pequenos acidentes, como aquela arranhada na garagem, não comprometem a estrutura do veículo.

Leia também: Carros usados: quilometragem ideal para a melhor compra

6- Preze pela sua segurança

Durante a negociação, não exponha seus dados pessoais e escolha bem os locais para apresentar o veículo aos possíveis compradores. Prefira locais abertos como estacionamento de shoppings e evite levar desconhecidos a sua casa ou trabalho. Muita gente corre risco sem saber deste cuidado ao vender um veículo usado.

Afinal de contas, em geral o possível comprador é uma pessoa desconhecida e seu declarado interesse no automóvel pode ocultar uma tentativa de golpe, furto e até sequestro.

7- Atenção especial à documentação

Para que a venda corra bem, tanto comprador quanto vendedor devem assinar a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo, que fica no verso do Certificado de Registro do Veículo, o famoso CRV. Este documento é recebido pelo proprietário ao comprar o carro novo e é aquele que as concessionárias costumam orientar que fique guardado em casa. O documento também é conhecido como CRV de DUT, sigla para Documento Único para Transferência.

Antes de assinar o CRV, é de grande importância que o antigo dono já tenha acordado e recebido os valores da venda. Por isso, após receber o pagamento, o vendedor deve preencher os dados do verso do CRV e reconhecer em cartório. Um dos cuidados ao vender veículo usado mais importantes da negociação é tirar uma cópia autenticada do recibo, pois ele pode comprovar que o carro não lhe pertence mais.

Dentro de 30 dias deve ser encaminhada ao Detran estadual uma cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade assinado e datado. A comunicação de venda é exigida por lei e está no artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro. Esse procedimento é indispensável para que o vendedor não seja responsabilizado civil e criminalmente por débitos futuros relacionados ao veículo, como multas ou IPVAs em atraso, ou mesmo um acidente com vítimas.

Agora, se mesmo com estas dicas você ainda está preocupado com todo o processo de negociação e cuidados ao vender um veículo usado, preste atenção nesta última dica: procure uma loja especializada em revenda de veículos usados. Aqui na Pemavel Veículos, compradores e vendedores são conectados de maneira prática e segura, além de termos uma diversidade de serviços oferecidos para evitar transtornos no processo de venda.

Quer garantir todos esses cuidados ao vender um veículo usado e evitar burocracia e inconvenientes na hora de realizar a troca do seu carro? Então venha falar com a gente e tenha a certeza de uma negociação transparente, com a melhor avaliação do seu usado. Clique aqui para solicitar uma avaliação do seu carro.

Ah, e se você gostou do nosso conteúdo, não esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais. Até a próxima!