Você notou que seu veículo está apresentando um comportamento diferente do usual ou começou a escutar barulhos estranhos na hora de dar a partida? Fique atento, pois o problema pode estar na válvula do carro!
Esse é um dos itens mais importantes para o funcionamento do motor. Eventuais danos ou más condições podem causar muito mais do que ruídos, afetando outras peças, provocando superaquecimento e enormes prejuízos.
Quer rodar com mais tranquilidade e livre de gastos inesperados? A seguir, entenda melhor o que é a válvula do carro, veja os riscos de não as preservar e saiba como identificar e prevenir possíveis falhas!
O que é a válvula do carro?
Quando tratamos sobre válvula do carro, estamos nos referindo ao comando de válvulas que fica junto ao motor.
Localizadas na cabeça do cilindro, que contém os pistões, elas são as peças responsáveis pela entrada e saída de ar do sistema de motorização do veículo. Enquanto uma válvula atua puxando o ar do motor, outra expele os gases gerados pela combustão.
Em motores comuns, duas válvulas costumam ser suficientes, sendo uma de admissão e outra de escape. Já nos mais modernos, é possível encontrar 8V e até 16V. Isso porque, quanto mais ar se movimenta nos cilindros, maior é a potência gerada.
Manter a válvula do carro em boas condições e livre de danos é imprescindível para evitar uma série de problemas e prejuízos.
5 sinais de que as válvulas estão desreguladas
Agora que você sabe porque é importante ficar atento ao bom funcionamento da válvula do carro, confira 5 sinais comuns que podem indicar que o sistema está desregulado e exige manutenção:
Presença de ruídos
A presença de ruídos é um sinal “clássico” de que há algo de errado com a válvula do carro. Quando o som é mais leve, a peça pode estar solta ou precisando de um simples ajuste. Já barulhos mais intensos indicam danos e desgastes. Nesse último caso, o ideal é realizar uma troca.
Fumaça durante a partida
Se o seu carro estiver gerando fumaça no momento da partida, procure uma oficina imediatamente. Por mais que o problema possa ter outras origens, a válvula é a primeira peça investigada. Isso porque, se ela apresentar problemas de vedação, o excesso de óleo passa pelo sistema, gerando a fumaça.
Maior gasto de combustível
Seu veículo apresenta barulhos e fumaça na partida, além de aumento no consumo de combustível? É provável que a válvula do carro seja o problema. Quando mal condicionada, ela afeta diretamente a potência do motor.
Perda de potência
Por falar na perda de potência do motor, esse é outro sintoma bastante comum de problemas relacionados à válvula do carro. Normalmente, esse é um indicativo de que o sistema está mal regulado ou falhando por conta de danos.
Em todos os casos, procure uma oficina de sua confiança, ainda mais se os demais sinais mencionados estiverem acompanhados.
Aquecimento do sistema
Outro sintoma relacionado ao desempenho do veículo é o aquecimento do sistema. Basicamente, quando as válvulas apresentam algum tipo de falha, o motor tem sua pressão aumentada. Assim, ele passa a trabalhar de forma sobrecarregada para atingir a potência necessária. Como consequência, o sistema super aquece, levando à parada do carro.
Quais os riscos?
Caso você perceba qualquer sinal de problema na válvula do carro, como esses que apresentamos logo acima, não hesite em parar em uma oficina para verificar as condições deste item e realizar eventuais reparos.
Se você não levar os sintomas em consideração e continuar rodando, o motor será forçado em excesso e sofrerá possivelmente com estragos mais graves com o passar do tempo.
Isso porque, a pressão alterada do sistema pode gerar um bloqueio parcial ou total dos componentes do motor, fazendo com que o automóvel pare e tenha danos importantes nas suas demais peças, com manutenção bastante cara.
Assim, além de gastar mais combustível e perder potência, você ainda corre o risco de ter prejuízos com outros itens ou até mesmo de arcar com o superaquecimento do motor.
Quanto antes você identificar eventuais falhas, mais simples e baratos serão os reparos. Em contrapartida, se você continuar trafegando mesmo depois de perceber que há algo errado, maior será a complexidade e o preço para resolver a situação.
Como evitar problemas na válvula do carro?
Problemas relacionados ao óleo costumam ser os maiores vilões quando tratamos sobre falhas na válvula do carro.
A presença de sujeira no lubrificante ou baixos níveis podem acabar desgastando as pontas, ou danificando a estrutura das válvulas, fazendo com que elas sejam bloqueadas ou deixem de funcionar adequadamente.
Portanto, além de ater-se aos sintomas que apresentamos anteriormente, fique atento às condições do óleo. E não deixe de fazer todas as revisões programadas no seu automóvel.
Claro que prevenir é melhor do que remediar e pensando nessa premissa, elencamos algumas dicas para você evitar que problemas surjam na válvula do carro:
Preze pela correta troca de óleo
Siga as orientações do manual do seu veículo quanto ao tipo de óleo mais indicado para o seu modelo. Além disso, faça a troca do lubrificante e do filtro na periodicidade recomendada, que geralmente é a cada 10 mil quilômetros ou no prazo de 6 meses.
Faça a regulagem periódica
Durante cada revisão do seu veículo, peça ao profissional responsável verificar se as válvulas estão devidamente apertadas ou se têm algum tipo de folga. Se necessário, elas devem ser ajustadas para evitar vazamento de óleo e aquecimento do motor.
Dê atenção à sincronia
Também nas revisões, é importante checar se as válvulas estão posicionadas na distância ideal e ajustá-las caso seja preciso. Isso evita problemas de pressão e sobrecarga na potência do motor.
Não exceda o giro do motor
Ao dirigir, fique sempre atento ao giro do motor no painel e jamais exceda o limite. Em caso de excesso, o aumento da pressão pode fazer com que as válvulas comecem a entortar e que todo o bloco seja danificado.
Tenha cuidado com a rotação
Por fim, evite trafegar com o seu veículo em rotações muito baixas. Assim como a alta rotação pode gerar superaquecimento, o motor rodando pouco exige mais força para manter o torque, gerando danos significativos.
Agora que você sabe da importância da válvula do carro e sabe como evitar problemas, continue bem informado com outros temas essenciais para todo motorista! Clique aqui e confira as últimas novidades do blog da Pemavel.
Leia também: Tendências para o setor automotivo 2024