Se você pretende trocar de automóvel ou comprar mais um, tenha em mente que saber como comparar carros é essencial para que a nova aquisição seja adequada. Com isso, você evita futuras dores de cabeça e garante uma escolha feliz. Os veículos têm características muito específicas e isso é fundamental na sua avaliação. Saiba como comparar carros com essas dicas. Confira!

Carro usado ou novo, hatch ou sedã, SUV ou conversível, com câmbio automático ou manual, modelo econômico ou esportivo? As perguntas são diversas, assim como os preços que existem no mercado. O ideal é saber quais os itens mais importantes para você ao analisar as fichas técnicas de cada veículo e então fazer a compra certa. Agora, vamos aprender quais os pontos fundamentais na comparação entre carros e como você pode usar isso para achar o veículo ideal. Vamos lá?

Pense bem em quais são as suas reais necessidades

comparar carros

A pergunta fundamental antes de comprar um carro é: para que você precisa de um veículo? Tem pessoas que procuram um carro econômico para rodar na cidade. Outras precisam de um automóvel espaçoso para levar os filhos para a escola e para as atividades do dia a dia. Também existem aquelas que querem um veículo confortável e potente para viagens recorrentes.

Leia também: Quais são os carros com seguro mais barato

Veja em qual dessas opções você se insere e, a partir disso, já podemos considerar o tamanho do veículo e a motorização. Cada carro pode trazer consigo uma lista enorme de itens de segurança e conforto. Airbags, computador de bordo, dispositivo GPS, bluetooth e caixa de câmbio automática são algumas alternativas para deixar o seu veículo perfeito para a sua necessidade. Por isso, ao comparar carros analise primeiramente as suas necessidades e da sua família também.

É importante comparar carros na internet e em lojas físicas

Antes de partir para uma loja de veículos física, pesquisa um pouco pela internet. Muitas lojas inclusive possuem seus estoques disponíveis para visualização. Nós, da Pemavel, temos no nosso site toda a nossa frota para você analisar antes mesmo de sair de casa. Utilize também sites que te ajudam a entender os valores dos veículos, como o da Tabela FIPE, que traz uma lista de preços atualizada do que é praticado no mercado. 

Os valores encontrados lá servem de base para as compras e vendas feitas, e a busca pode ser feita por modelo, marca, versão ou ano. Além de comparar carros se baseando em valores, existem sites que analisam o desempenho e a performance de diversos automóveis

Depois de buscar as informações online, o melhor e mais seguro é ir à uma loja da sua escolha para realizar a compra e assim usufruir de todas as garantias oferecidas. As garantias em loja e o contato direto com o veículo e o vendedor são os principais benefícios de comprar um carro em lojas especializadas. Aqui na Pemavel, por exemplo, oferecemos garantia de 1 ano e a certeza de que o comprador está realizando um ótimo negócio.

Na hora de comparar carros, escolha modelos da mesma categoria

comparar carros

Evite comparar carros de categorias diferentes. Isso faz com que a sua busca seja mais direcionada, eliminando modelos que não cairiam bem para os seus objetivos. Comparar sedan com sedan, hatch com hatch, SUV com SUV, por exemplo, podem trazer resultados muito mais assertivos para sua pesquisa.

Comparar carros e analisar as opções disponíveis sempre é a melhor opção antes de fechar um negócio.

Dois veículos do mesmo ano/modelo podem apresentar estados de conservação bem diferentes. Por isso, é preciso checar cada detalhe. A pintura está muito arranhada? E os bancos? Estão com aspecto limpo? Os acabamentos estão em ordem? Os pneus são todos iguais? E o estepe, está no lugar? Será que um dos modelos não tem equipamentos a mais? Qual das opções tem a quilometragem mais baixa? A cor de um deles é mais tradicional? Para ter certeza de que o carro está em boas condições, vale a pena levá-lo a uma oficina mecânica.

Além de comparar aspectos físicos e mecânicos, é preciso saber também sobre as despesas que o carro trará no futuro. 

O carro não custará somente o valor que você pagará por ele ao fechar negócio. Por isso, fique atento aos custos fixos e também aos custos variáveis do seu novo carro e faça a comparação entre os modelos escolhidos.

Leia também: Quanto é a média do valor de uma revisão de veículo?

Como falamos, os custos de manter um carro não estão somente ligados ao fato de abastecê-lo no dia a dia. Orçamento do proprietário deve considerar gastos com a manutenção regular, a contratação de seguro e tudo que envolve a sua preservação, já que ele é um bem sujeito à depreciação.

comparar carros

Além da natural desvalorização dos carros com o passar dos anos, há uma série de gastos diretos e indiretos que devem ser considerados ao comparar carros. Entre eles, leve em conta:

  • Taxas de aquisição do veículo;
  • Seguro de automóvel;
  • Revisões periódicas;
  • Estacionamento e limpeza;
  • Combustível.

Considere todos os valores na hora de comparar carro e, ao final da análise, tenha a certeza de que está fechando um bom negócio. A importância de saber como comparar carros para descobrir qual modelo se encaixa melhor com o seu perfil é enorme. Por isso, pesquise bastante as fichas técnicas de cada veículo antes de correr para uma concessionária. Assim, o investimento do seu dinheiro será em algo que realmente fará você satisfeito com a compra. Se você gostou de nossas dicas, aproveite e confira este outro artigo que está em nosso blog, que fala sobre quais são os melhores carros seminovos para comprar.

Compartilhe com sua rede de amigos as nossas dicas sobre como comparar carros e fique atento às nossas redes sociais. Temos sempre muitas novidades sendo compartilhadas por lá. Até mais.