Ícone
Ícone

Saiba como reduzir os impactos e evitar o ponto cego do retrovisor

Antes de começar a entender como reduzir os impactos, é importante você saber exatamente o que é o ponto cego do retrovisor. O ponto cego do retrovisor é a área ao redor dos automóveis que não pode ser observada de modo direto pelo condutor. Ponto cego existe em diversos veículos: carros, caminhões, lanchas, veleiros e aeronaves. Quando se está dirigindo um automóvel, os pontos cegos são as áreas da estrada que não podem ser vistas ao olhar à frente ou para trás, através de qualquer retrovisor e espelho lateral.

O ponto cego do retrovisor mais comum é o traseiro. Outras áreas chamadas de pontos cegos são àquelas baixas demais para se visualizar nos lados de um veículo.

Imagem ilustrativa Saiba como reduzir os impactos e evitar o ponto cego do retrovisor

O ajuste adequado de espelhos e o uso de outras soluções técnicas podem eliminar ou diminuir os pontos cegos. Conheça algumas dicas para evitar ponto cego do retrovisor e reduzir impactos:

Leia também: Veículo Leve e Veículo Pesado: entenda todas as diferenças

Como evitar ponto cego do retrovisor?

Como falamos anteriormente, os pontos cegos são áreas que escapam da visibilidade do motorista, pois os espelhos não conseguem captar determinados espaços ao redor do veículo. Essa situação pode causar acidentes graves, em especial durante ultrapassagens e conversões, uma vez que o motorista tem dificuldades para perceber se há outro veículo ou pedestre nesse ponto.

Itens obrigatórios no país, os espelhos externos têm variações de forma: podem ser retos, côncavos ou convexos. Os retos têm menor visibilidade e mostram a imagem em tamanho real, permitindo uma melhor avaliação da distância em que se encontram os outros veículos. Nesses casos, é aconselhável a instalação de um espelho côncavo para diminuir os pontos cegos. Já os carros mais modernos costumam vir equipados com o convexo, que amplia o campo de visão apesar de, nele, os outros veículos parecerem mais distantes. Os espelhos internos costumam ser retos, tendo em vista que seu objetivo é cobrir apenas a área do vidro traseiro.

Em alguns casos, espelhos extras, sensores de distância traseira e até câmeras externas podem auxiliar numa melhor visão de todo o contexto externo, especialmente em manobras com a marcha à ré, durante as quais podem ocorrer acidentes.

Ponto cego de retrovisor – Para condutores de carros

O ajuste dos espelhos é fundamental para quem anda de carro. Por isso, observe as dicas que separamos:

  • O motorista deve, ao sentar, inclinar a cabeça até quase encostar no seu vidro esquerdo. Então, deverá posicionar o espelho de tal lado em uma posição que só consiga ver o final da traseira do seu veículo.
  • Para ajustar o espelho da direita, o motorista deve alinhar a cabeça com o centro do carro, no meio dos bancos da frente, posicionando o retrovisor de maneira que também só consiga ver o final do veículo.
  • Por último, o espelho central interno deverá ser ajustado de modo que o condutor possa ver perfeitamente o centro do vidro traseiro.
  • É importante não ter objetos no banco de trás ou perto do vidro traseiro impedindo sua visão.

Leia também: Lançamentos SUV 2020: Veja o que há de novo no mercado e o que ainda está por vir

Ponto cego de retrovisor – Motoqueiros

O ajuste correto dos retrovisores também é decisivo para a segurança dos motociclistas e para evitar o ponto cego do retrovisor. Em primeiro lugar, é importante arrumá-los sempre que sentar na moto, já que eles não são muito rígidos, então qualquer batida involuntária pode mudá-los de posição. Sobre duas rodas, vale a mesma lógica dos carros: abra os espelhos para ampliar o campo de visão. Como a moto praticamente não aparece no retrovisor, o ponto de referência é o seu ombro. Apesar de os pontos cegos continuarem existindo, utilize o retrovisor, não olhe para trás.

Imagem ilustrativa Saiba como reduzir os impactos e evitar o ponto cego do retrovisor

Recomenda-se que sejam mantidos os itens originais, uma vez que foram testados e aprovados para o modelo. Também não mexa nos espelhos para poder passar nos corredores. Se há algum obstáculo, espere o trânsito liberar passagem, lembrando que só se deve trafegar em tais pontos quando o tráfego estiver parado.

Ponto cego de retrovisor  – Caminhoneiros e motoristas de ônibus

Caminhões e ônibus, por serem veículos maiores, podem atingir veículos menores pela facilidade de estes entrarem em seu ponto cego do retrovisor (especialmente de seu lado direito). Para toda mudança de faixa ou manobra o cuidado deve ser redobrado (dos condutores de caminhões e ônibus, sinalizando ao máximo o que está prestes a fazer; e dos motoristas de carros e motos, respeitando os possíveis pontos cegos e o tempo e espaço necessários para a manobra).

Extra: Se você ainda tem dúvidas e não sabe como reduzir os impactos e evitar o ponto cego do retrovisor, fique atento às dicas:

1. Evite os “corredores”

Uma mania comum entre os motoqueiros é ficar sempre nos “corredores” das vias, ou seja, no espaço entre os carros. Essa prática, porém, é perigosa e deve ser evitada sempre que possível.

2. Mantenha uma distância segura

Complementando a dica anterior, é importante que o motoqueiro sempre mantenha uma distância de segurança dos outros veículos.

3. Ligue os faróis

Uma forma bem simples de se manter visível é deixar os faróis ligados. Mesmo que você esteja no ponto cego de um carro, a iluminação dos faróis pode chamar a atenção do motorista, fazendo com que ele perceba a sua presença.

Imagem ilustrativa Saiba como reduzir os impactos e evitar o ponto cego do retrovisor

Seguindo estas dicas e cuidados, você ficará muito mais seguro no trânsito. Lembre-se que dirigir é uma responsabilidade muito grande e você, como motorista, deve tomar todos os cuidados possíveis para evitar acidentes.

Agora que já sabe como evitar o ponto cego do retrovisor, aproveite para compartilhar o nosso artigo com seus amigos nas redes sociais. Lembrando também que o nosso blog está recheado de artigos incríveis sobre o mundo dos automóveis, não deixe de visitar. Nos vemos em breve!

Falar pelo WhatsApp