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Tudo sobre a calibração dos pneus

De todos os sistemas e elementos de um carro, o único equipamento que está em contato direto e permanente com o asfalto é o pneu. Logo, apesar da qualidade do material dos pneus ter evoluído muito, o elemento que sofre tamanha pressão e exposição ao desgaste merece uma atenção especial. E, como acontece com boa parte dos equipamentos de um veículo, alguns pequenos cuidados fazem toda diferença, como a calibração dos pneus.

Manter a calibração em dia não demanda muito trabalho, não tem custo e traz mais vantagens do que você imagina. Ao passo que pneus sem a calibragem correta trazem inúmeros problemas, gastos indesejados e são um risco ao condutor e passageiros. Vamos entender porque a calibração é tão importante?

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O que significa calibração dos pneus?

O termo calibrar se refere à regulagem da pressão dos pneus por meio da insuflação de ar até o valor recomendado pelo fabricante do veículo. Cada pneu tem uma calibragem ideal determinada pela montadora do veículo a partir de testes. Apesar de simples, esse processo é fundamental. Quando é esquecido ou negligenciado, gera danos ao carro e até mesmo chega a causar acidentes.

Por que precisamos fazer a calibração dos pneus?

Ter a pressão correta do pneu em um veículo é essencial para a segurança na estrada. Os três principais motivos pelos quais a manutenção do pneu importa são: segurança de motoristas na estrada, ampliar a vida útil dos pneus e aumentar a economia do combustível.

A baixa ou a alta calibragem causa uma distância de frenagem superior em relação ao veículo da frente. Nem 8 ou 80. Se os pneus estiverem cheios demais, ainda, haverá mais desgaste no centro. Com eles vazios, as laterais serão mais afetadas, diminuindo a vida útil dos pneus.

Quando ele está com a calibragem acima da indicada pelo fabricante, há um aumento na firmeza de contato com a superfície. Ou seja, o seu veículo estará mais sujeito a cortes, quebras por impacto, perfurações e danos por choque.

Outro risco aumentado em pneus desregulados é o da aquaplanagem, pois a má calibragem atrapalha a estabilidade e a aderência ao solo. E ainda, quando a temperatura sobre, o calor mais alto e a baixa calibragem podem levar até o estouro do pneu em uso

Além dos problemas de segurança, pneus com pressão inadequada também pesam no bolso, pois aumentam o consumo de combustível e a probabilidade de estrago, comprometendo sua vida útil. Rodar com 10 libras a menos em cada pneu gera um gasto até 12% maior de gasolina. Ou seja, a cada oito tanques abastecidos, um deles é desperdiçado.

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Porque os pneus perdem pressão?

É bastante comum os automóveis terem pneus abaixo da pressão recomendada. Quando as válvulas de segurança e o assentamento das rodas estão em dia, a perda de pressão é de 1 até 3 libras por mês. Se houver algum desajuste, o prejuízo é ainda maior.

A pressão dentro do pneu pode mudar por vários motivos, incluindo mudanças de temperatura e envelhecimento do pneu. A causa natural para esse esvaziamento do pneu é a permeação, que consiste do processo de passagem de ar através da borracha.

Qual a calibração dos pneus correta?

 

Não existe um padrão de calibragem universal a todos os carros. Cada veículo possui especificações próprias descritas no manual do fabricante. Na hora da calibração dos pneus o ideal é conferir o manual do fabricante e seguir as regras contidas nesse documento. De modo geral, será apresentada a calibragem certa para tráfego em rodovias e zona urbana, e quando o veículo estiver vazio ou lotado de passageiros.

Caso você não tenha acesso fácil ao manual do proprietário, é fácil fazer essa busca na internet, colocando o modelo do carro. Assim, é possível acessar a ficha técnica do carro para encontrar a calibragem ideal para os seus pneus. O selo que, normalmente, é colocado na parte interna da porta, próximo ao pilar de segurança, também contém essas informações para uma consulta rápida. É possível encontrá-lo, também, na tampinha de abertura do tanque de gasolina.

O que significam as siglas de calibragem?

As montadoras utilizam três sistemas para especificar a calibragem nos carros. São eles: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com ‘2.2/32’, por exemplo, essa é a calibragem.

O 2.2 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 32 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina.

Com que frequência devo realizar a calibração dos pneus?

Por via de regra essa informação também deve constar no manual do carro. Mas, aqui podemos trabalhar com uma média comum para qualquer veículo. O recomendado é criar o hábito de fazer a calibragem semanal, no máximo, quinzenal. 

Existem algumas exceções quanto a periodicidade da calibração dos pneus, veículos que trafegam grandes distâncias durante o mês devem realizar o procedimento a cada 500 km, caso isso aconteça antes de 15 dias, ao passo que veículos que rodam pouco durante o mês podem estender o intervalo para 30 dias. 

Outra dica importante é calibrar os pneus sempre antes e depois de viagens longas. Ah, e se você caiu em algum buraco, acabou pegando a roda no meio fio ou transitou por trechos muito instáveis, também é recomendado verificar a calibração, pancadas muito fortes podem fazer o pneu perder pressão e você acabará os danificando ainda mais.

Mas, caso você perceba que os pneus estão murchos ou “bochechudos” como popularmente falamos, não hesite em procurar o posto mais próximo e conferir a calibração dos pneus independente de quando foi a última vez que realizou o procedimento.

Procure fazer a calibração quando os pneus estiverem frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros. Normalmente, aproveitamos para fazer a calibragem quando vamos abastecer, ou seja, quando já andamos com o carro. Com isso, os pneus aquecem, e é preciso colocar entre 1 e 2 libras (psi) além da pressão indicada pelo fabricante, porque já há uma pressão interna causada pelo ar circulante. Com os pneus frios, você pode seguir à risca a calibragem que está no manual.

Outro detalhe que costuma passar batido é o cuidado com o estepe. Pneus furam, isso por vezes é inevitável e foge do nosso controle, por isso é importante manter a calibração do estepe também em dia, sempre com uma ou duas libras a mais do que o indicado, pois parado no porta-malas ele pode esvaziar mais facilmente.

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Agora que você já sabe a importância da calibração dos pneus não esqueça de passar num posto de gasolina na próxima saída e verificar se estão em dia. E siga nos visitando para saber mais sobre os cuidados que seu carro merece!

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