Comum fora do Brasil, como Estados Unidos e Europa, o carro a diesel fomenta um debate sobre as suas vantagens e desvantagens. Por isso, vamos trazer neste texto várias questões sobre o tema. Proibição em carros de passeio no Brasil, durabilidade do motor e poluição da natureza são alguns deles.

Leia também: Lançamentos SUV 2020: Veja o que há de novo no mercado e o que ainda está por vir

Mas antes de falar sobre as vantagens e desvantagens do carro a diesel, é preciso falar sobre sua regulamentação. No Brasil, é proibido que veículos com capacidade de carga inferior a uma tonelada usem o combustível. Por isso, só veículos pesados, como caminhões, ônibus, off-road e SUVs têm essa liberação.

A lei entrou em vigor em 1976, com o surgimento do ProÁlcool (Programa Nacional do Álcool). O governo estimulou a substituição de automóveis movidos a combustíveis originados do petróleo pelo etanol, muito motivado pela crise do petróleo de 1973. Desde que a proibição aos carros de passeio movidos a diesel foi adotada, surgiram diversas tentativas para extingui-la. Entre a criação de movimentos, como o Aprove Diesel, e a criação de projetos de lei. Nenhum surtiu efeito.

Ok, mas quais são as vantagens dos carros a diesel e por que você deveria comprar?

Econômico e durável

A primeira vantagem do carro a diesel está exatamente na economia de combustível. Isso ocorre porque o motor movido pelo combustível funciona de forma diferente do que recebe gasolina ou etanol. Com diesel, os veículos considerados pesados chegam a fazer entre 25 a 30 quilômetros por litro. Ou seja, número comparável apenas a automóveis híbridos, que combinam um motor à combustão e um elétrico.

Imagem para ilustrar o texto sobre carro a diesel

Além disso, por ter uma tecnologia maior no seu desenvolvimento, o carro a diesel tem maior durabilidade. Eles são mais robustos e possuem taxa de compressão bem maior do que o motor flex, porque não precisam de velas de ignição para serem acionados. A injeção de combustível acontece de forma direta.

Ganha em torque

Outra vantagem do carro a diesel em comparação com os movidos a outros combustíveis é o ganho em torque. Ou seja, o motor a diesel consegue produzir mais rotações, o que interfere diretamente na saída do carro. Este fator está ligado a uma combinação de fatores. Um deles é a presença do turbocompressor, que proporciona mais pressão dentro dos cilindros. Além de haver a maior taxa de compressão e o fato do diesel armazenar mais energia por volume do que a gasolina, por exemplo.

E as desvantagens do carro a diesel, quais são?

  • Carros e manutenção são mais caros

Ao mesmo tempo em que o motor do carro a diesel durar mais, a sua manutenção também é mais cara, por justamente ser mais robusto e tecnológico. Aliás, essa questão também está associada ao fato dos veículos que utilizam o combustível terem um preço de tabela acima do comum.

  • Menos eficiente para quem usa menos o veículo

Se o carro a diesel for liberado também para automóveis de passeio, eles não valeriam a pena para quem acaba andando pouco. Primeiro, por serem mais caros, não compensariam maior investimento pela economia de combustível. Além de um motor com maior durabilidade é essencial para quem usa muito o veículo. Caso contrário, não há, de maneira geral, um desgaste excessivo que compense a escolha.

Em questões de desempenho, o diesel não funciona bem para quem deseja alcançar velocidades maiores. Neste quesito, o motor movido a gasolina traz resultados melhores.

  • O diesel é o combustível mais poluente

Os veículos mais antigos que funcionam com o diesel eram grandes vilões para o meio ambiente. Porque, como derivado do petróleo, a emissão de gases nocivos na atmosfera e as partículas liberadas após sua queima eram piores que a gasolina e o etanol. Levando em conta apenas as substâncias em si, o diesel é mais poluente.

Entretanto, as tecnologias avançadas têm um fator importante na questão da poluição. Por ser mais avançado, os motores novos movidos a diesel estão munidos de catalisadores e filtros modernos. Dessa maneira, eles diminuíram a emissão de gases na atmosfera de forma considerável. Mesmo assim, a liberação de partículas podem ir direto para o pulmão das pessoas, o que torna esse combustível mais perigoso.

Leia também: Veículo Leve e Veículo Pesado: entenda todas as diferenças

Imagem para ilustrar o texto sobre carro a diesel

Quais são os principais carros a diesel hoje no Brasil:

  • Volkswagen Amarok
    O modelo inicial da linha Amarok das picapes médias, é a que traz o melhor comportamento dinâmico.
  • Jeep Renegade

O SUV compacto mais vendido do país em 2019, é o SUV a diesel mais barato do país graças à nova versão Moab, lançada junto com a linha 2021.

  • Fiat Toro

A Toro é uma SUV médio-compacta, com menor volume na caçamba e menor capacidade de carga. Em contrapartida, a Endurance, a diesel de entrada da linha, é bem servida de equipamentos.

  • Ford Ranger

A picape média da Ford é vendida apenas em versões a diesel, a Ranger tem nesta configuração de entrada XL com cabine simples a tração 4×4 e câmbio manual de seis marchas

  • Mitsubishi L200 Triton

A L200 passou recentemente por uma renovação nas configurações Outdoor e Sport, e é outra picape média que só existe com motor diesel. Mas a variante de entrada Outdoor GLX vem na configuração cabine dupla e tração nas quatro rodas

Imagem para ilustrar o texto sobre carro a diesel

Agora você sabe tudo sobre carros a diesel, fica mais fácil entender se é uma opção boa para você e sua família ou não. Não deixe de compartilhar nosso artigo nas suas redes sociais. Até breve!