Sabemos que na tela do smartphone ou do computador, dá para escolher rapidinho um automóvel no conforto da sua casa. Apesar das facilidades, fique alerta para não cair em golpes e escolha a loja certa para realizar uma transação online. Aqui na Pemavel, por exemplo, fazemos vendas de carro online totalmente pelo WhatsApp.

Basta acessar nosso estoque, escolher o modelo e pedir todas as informações por WhatsApp. É seguro e você conta com uma equipe especializada para as suas dúvidas. 

Mas, sabemos que nem sempre é assim e, por isso, no texto de hoje separamos algumas dicas para você ter sucesso na compra do seu carro online. Continue lendo para evitar dores de cabeça no futuro:

Leia também: Corolla ou Civic: qual sedan é melhor e qual escolher?

Cuidado com os golpes

A internet está repleta de pessoas com má intenção! Na hora de vender carro online, para golpistas, isso significa amplas oportunidades para comercializar carros com defeitos sérios ou até mesmo veículos roubados. Isso pode levar a golpes que custam muito para seu bolso, principalmente quando os pagamentos são feitos em dinheiro ou transferências bancárias. Portanto, tome cuidado! 

carro online

Um golpe muito comum é quando o golpista oferece veículos com preços abaixo do mercado e condições muito atrativas. Outra forma de golpe comum, é por meio do depósito antecipado. Independentemente de o interessado ter optado ou não por ver o veículo de perto, os estelionatários informam que receberam uma oferta de outro interessado e que estão prestes a fechar a venda daquele veículo. Aí que surge a tacada final. Os falsos vendedores informam que só podem segurar o negócio mediante um depósito ou transferência bancária (normalmente o valor da entrada). Desesperado para não perder o negócio tentador, o comprador realiza o depósito ou transferência o mais rápido possível. Nunca mais o depositante conseguirá contato telefônico ou notícias dos “vendedores” e do veículo que nunca existiu.

Escolha bem o site que você irá comprar carro online

Sites de classificados online são os mais problemáticos na questão de venda de carros usados. Primeiro, pense nos sites que você pretende visitar para pesquisar pelo seu carro. Os vendedores mais honestos utilizarão os sites mais populares e específicos para venda de automóveis. Mesmo assim, não se esqueça de verificar a segurança do site e não realize qualquer transação online ou transferência bancária sem antes verificar tudo sobre o veículo e sobre seu proprietário. O mais indicado é você procurar o site de uma loja que existe fisicamente e possui uma boa reputação no mercado. Assim, você tem a liberdade de visitar o local se for necessário.

Verifique sempre a documentação do veículo

Depois de escolher o seu carro em um site confiável, solicite ao vendedor a placa e o Renavam. Com esses dados, é possível pesquisar gratuitamente no Detran a situação cadastral do veículo, como, por exemplo, se há multas, licenciamento, IPVA e outros débitos pendentes. Bem como se o automóvel tem alguma restrição administrativa. Em caso de anúncio feito por loja, aproveite e pesquise se o endereço informado é real e cheque em sites de reclamações de consumidores se a empresa tem um histórico de problemas ou atendimento ruim.

Leia também: Conheça os principais lançamentos para 2020

carro online

Outra dica é sobre a veracidade da procedência do automóvel. E nada melhor que fazer essa checagem através do chassi do veículo (uma espécie de RG do modelo, que exibe informações importantes como o local onde foi fabricado, o ano e o modelo). Você mesmo pode fazer essa verificação e garantir que o veículo não teve o seu chassi adulterado. Normalmente, a numeração de chassi costuma ficar no bloco do motor, na carroceria e também nos vidros do modelo e você pode pedir ao vendedor o número ou uma foto.

No momento da verificação, você precisa se atentar se as numerações batem com a que consta no documento do carro. Caso haja alguma divergência, o mais recomendado é contratar uma empresa especializada em vistoria de veículos para emitir um laudo. É possível ainda verificar a situação do carro utilizando a numeração do chassi em um formulário no site do Detran.

Fique atento aos detalhes

Não é porque a compra do carro é online que você deve deixar de checar alguns aspectos importantes. Verifique todos os itens de segurança, desde a existência de chave de rodas, triângulo e até as condições do estepe. Uma maneira de fazer isso é pedindo para o vendedor enviar fotos ou até um breve relatório sobre o veículo.

carro online

EXTRA: Faça a transferência do seu carro antes de 30 dias da aquisição

Agora que você já escolheu o seu veículo novo e fechou com o vendedor a compra do seu carro online, presta atenção nesta última dica:  faça a transferência do veículo. Esse processo deve ser realizado em até 30 dias, contando a partir da data de preenchimento do Certificado de Registro do Veículo (CRV), que inclusive deve ser assinado e ter firma reconhecida pelo vendedor. Caso esse prazo seja ultrapassado, o comprador poderá receber uma multa de infração grave, com cinco pontos na carteira. Então, finalize o processo e evite ter que gastar mais dinheiro do que o necessário na hora de comprar carro online.Se você gostou das nossas dicas ou conhece alguém que quer comprar carro online sem sair de casa, compartilhe nas redes sociais. Nós, da Pemavel, sabemos que muita gente ainda tem receio de fazer compras online e por isso treinamos toda a equipe para seguir com seu atendimento de excelência. Para conhecer o nosso estoque, basta clicar aqui. Nos vemos em breve!