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Você sabe a hora certa de trocar pneus? Listamos 6 dicas para te ajudar

Identificar a hora certa de trocar pneus ainda é motivo de dúvidas para muitos motoristas. Porém, essa é uma tarefa bem importante, já que rodar com pneus carecas, com bolhas ou danificados, além de ser perigoso para os passageiros, dá multa, pode gerar apreensão do veículo e faz o seu carro gastar mais combustível.

Alguns fatores podem determinar o momento certo para realizar a troca, como o tipo de pneu (radial ou diagonal), o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), a estrada onde o veículo trafega, o clima, a manutenção correta, entre outros.

Há uma série de fatores que você pode levar em consideração para saber se é a hora de trocar os pneus antes de levar o seu carro a um mecânico. Listamos seis dicas que irão te ajudar a entender quando chegou a hora de trocar  pneus do seu veículo!

#1 Trocar Pneus: Prazo de validade

Sim, pneus tem prazo de validade. Substitua os pneus pelo menos a cada seis anos. Em muitos casos, a idade do pneu é contada desde a data de produção, não desde a venda, pois eles se deterioram ainda no armazenamento. O mais recomendado é que você verifique o manual do proprietário para saber as recomendações específicas relacionadas a seu carro.

Se não conseguir encontrá-lo, examine os números de identificação que estão na lateral dos pneus. Os quatro últimos dígitos deste número identificam a data de fabricação do pneu (dois dígitos para a semana e dois para o ano). Por exemplo: 1415 significa que foi produzido na 14ª semana de 2015. Ou também, se constar 3806 indica que foi feito na 38ª semana de 2006.

#2 Trocar Pneus: Preste atenção em desgastes no pneu

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Um pneu com 50% da vida útil de rodagem pode aquaplanar em condições nas quais um pneu em bom estado não o faria. Sem contar que trafegar com os pneus carecas gera dificuldade de frenagem, prejudica a dirigibilidade, a aderência no solo e representa um grande risco para a segurança do motorista e de seus passageiros. Além disso, a local de conservação do pneu também faz toda a diferença. Pneus guardados em locais com muita variação de temperatura ou expostos ao sol e ao livre certamente irão se desgastar mais rapidamente.

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#3 Trocar Pneus: Observe danos e bolhas na lateral

Buracos, pedras e más condições podem afetar a qualidade dos pneus. Um inchaço lateral indica que o quadro interno do pneu foi danificado e rachado, permitindo que a pressão do ar chegue às camadas externas flexíveis. Continuar a dirigir com um pneu que tem um inchaço na lateral é perigoso. A integridade estrutural dele foi bastante reduzida, aumentando muito a chance de uma falha súbita ou de explosão em velocidades de estrada, o que poderia causar um acidente sério. Quaisquer pneus com inchaços na lateral devem ser substituídos imediatamente, não importa o estado das bandas de rodagem.

Atenção motorista! Sempre prefira pecar pelo excesso de cautela do que pela falta.

#4 Trocar Pneus: Rodízio de pneus

Outro ponto importante que gera dúvidas frequentes por parte dos motoristas se refere à quantidade de pneus a ser substituída. O ideal é que seja feito rodízio de pneus a cada 10 mil quilômetros. Teste todos os pneus e, se possível, substitua todos ao mesmo tempo. Pneus descombinados não fornecerão a mesma segurança, desempenho e eficiência de um conjunto igual.

No entanto, se financeiramente não é possível fazer a troca conjunta, a dica é novamente seguir a recomendação da montadora, que vem expressa no manual do proprietário do carro, já que o sentido de rodízio pode ser diferente em modelos da mesma montadora. Mas se for uniforme, tanto faz o rodízio em paralelo ou em X. Contudo, se for mais acentuado nos pneus de um lado, cruzá-los é a melhor opção ou seja, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo.

#5 Trocar Pneus: Vibração no volante

A causa número um para a tremedeira no volante é simples: os pneus estão fora de equilíbrio. Isso porque eles entram em contato com buracos, desníveis, excesso de calor, falta de pressão ou mesmo de uma freada mais brusca. Dessa forma é preciso fazer um balanceamento. Se mesmo assim a vibração continuar, o pneu provavelmente está danificado e a troca é inevitável.

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#6 Trocar Pneus: O teste da moeda

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Os sulcos dos pneus do seu carro indicam o desgaste da borracha e quando eles devem ser trocados. Esses sulcos são os frisos que existem entre as bandas de borracha, são como corredores por onde passa a água quando o pneu está rodando em contato com o solo. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que o sulco deve ter no máximo 1,6 milímetros de profundidade.

Para saber se o seu pneu segue essa regulamentação, há um pequeno teste para identifica-lo. Pegue uma moeda de R$ 1,00 e coloque-a no centro da banda, na parte mais grossa do pneu. Se puder ver a parte dourada da moeda quase toda, substitua os pneus imediatamente. Caso consiga ver um pouco da parte dourada, é hora de começar a planejar a compra de pneus novos. Se não conseguir ver a parte dourada da moeda, ou seja, se a moeda entrar o suficiente para que a banda de rodagem tenha pelo menos a profundidade da parte dourada, ainda não é necessário trocar os pneus.

Aprendeu? Na próxima vez que for comprar pneus para o seu carro fique de olho e não aceite um pneu quase no fim da validade. E lembre-se, sua segurança e dos passageiros vem em primeiro lugar.

Mayara Melegari2

Mayara Melegari

Acadêmica de jornalismo, escreve sobre veículos e trabalha com comunicação para segmento automotivo.

 

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