É só você trocar um pouco os seus hábitos no volante que a mágica acontece! Sim, é possível economizar muito, apenas seguindo as nossas dicas para economizar combustível. Alguns vícios que o condutor adquire com o tempo, podem fazer, sim, o automóvel consumir mais. Além disso, outros fatores podem também colaborar para ocorrer um gasto maior, como a falta de manutenção regular, o mau estado dos pneus, a utilização de combustível adulterado, entre outros.

Preparamos para você uma série de dicas para economizar combustível e aumentar o desempenho do seu carro. Continue a leitura e confira!


1 – Não utilize o ponto morto em ladeiras

Diante de uma grande descida, muitos condutores acabam optando pelo ponto morto, pensando que isso vai poupar combustível. Saiba que ocorre justamente o contrário, o carro consome mais. Ao descer na “banguela”, o carro fica instável com possibilidade de ocorrer um acidente, pois impossibilita a utilização do freio motor. Além disso, eleva o consumo. Isso se deve à injeção eletrônica, visto que ela identifica o combustível e, não havendo necessidade de acelerar, ela acaba bloqueando a gasolina ou o etanol da câmara de combustão.

2 – Esteja sempre com todos os pneus bem calibrados

Preste bastante atenção a esta dica para economizar combustível: a manutenção dos pneus é um fator que tem influência no rendimento do carro. Quando eles estão mal calibrados, o motor trabalha mais para fazer o carro rodar, elevando o consumo de combustível. Busque saber, no manual do veículo, qual é a pressão adequada e, a cada 15 dias, calibre os pneus. Esse hábito pode render uma economia de 1,5% a 3% no consumo. A princípio, parece pouco, mas juntando às outras dicas para economizar combustível, a redução de consumo pode ser significativa no seu orçamento mensal.

Leia também: Cartão de estacionamento para idoso: o que é, onde e como pedir

Rodas alinhadas também colaboram com a economia de combustível. Quando esses itens não estão alinhados, arrastam-se, gerando mais trabalho ao motor e, consequentemente, gastos maiores com gasolina ou etanol. Além disso, há um aumento da vida útil dos pneus.

3 – Deixe de lado as arrancadas

Procure manter a tranquilidade ao conduzir seu veículo. Mesmo que esteja com pressa, evite dar arrancadas e freadas bruscas. Essa forma agressiva de dirigir representa um aumento no consumo de combustível, além de forçar alguns componentes de seu carro, levando-os a um desgaste precoce. Por isso, essa dica para economizar combustível além de diminuir o investimento no mês, também ajuda a manter o seu carro sem muitos desgastes.

4 – Retire todo o excesso de peso do veículo

Mantenha, dentro do carro, somente o necessário e retire qualquer peso a mais. É bem comum que as pessoas, com o tempo, encham o carro com inúmeros objetos que, no total, podem fazer a diferença.

Algumas pessoas conservam no carro certos itens, como mala, livros, brinquedos de crianças, entre outros objetos. Isso, na soma geral, ocasiona excesso de peso no veículo e um esforço maior do motor, contribuindo para o aumento do consumo. Por que você acha que veículos maiores geralmente gastam bem mais?

5 – Faça o controle das marchas do seu carro de forma correta

Muitos condutores não sabem, mas trocar a marcha de maneira errada contribui para o gasto de combustível. Muitas informações importantes para a troca de marcha de seu carro estão no manual. Nele, você encontra qual a rotação e a velocidade ideais para o procedimento.

Leia também: Séries sobre carros disponíveis no Netflix

Com o tempo e a prática, o seu ouvido indicará o momento certo. O motorista com mais experiência aprende a “ouvir o motor”. No entanto, nem todos têm essa percepção, logo, o indicado é dar uma olhada e já saber de antemão em quais momentos devem ser feitas as trocas. Como exemplo, podemos citar um carro que anda a 100 km/h na 3ª marcha. Logicamente, ele consumirá mais combustível do que se estivesse na marcha correta. O motor fará um esforço além do normal, consumindo ainda mais combustível.

6 – Se você tem o hábito de acelerar em excesso, repense!

A foto mostra um carro em velocidade. Imagem para ilustrar o texto sobre dicas para economizar combustívelCom a partida rápida, não há a necessidade, que havia no passado, de um aquecimento prévio do motor antes de sair com o carro frio. As novas tecnologias nos trouxeram a praticidade das partidas rápidas, ou seja, não é necessário ficar acelerando o carro para esquentá-lo, afinal de contas isso acaba consumindo muito combustível. Por isso, essa é uma das dicas para economizar combustível mais importantes da nossa lista. Carros modernos contam com a tecnologia da injeção eletrônica, que tem a função de aquecer o combustível antes de ocorrer a combustão. Acabe com esse mau hábito imediatamente.

7 – Rode abaixo dos limites de velocidade das rodovias

Se seu objetivo é economizar, não corra! Essa mudança de atitude na condução do veículo pode ajudá-lo. Se o máximo em uma rodovia é 100 km/h, ande a 80, por exemplo. É uma pequena diminuição que pode contribuir na diminuição do consumo de combustível.

8 – Evite andar com o carro na reserva

Mantenha o tanque de seu carro sob controle. Ao mesmo tempo que evitará a “pane seca”, isso não o obrigará a abastecer em um posto mais próximo, do qual você não conheça a qualidade do combustível. Por isso, evite essa situação e só abasteça em locais confiáveis. Dessa maneira, além de ser uma dica para economizar combustível, você também estará mantendo o desempenho do seu carro.

9 – Não exagere no ar condicionado

Quem é que não prefere circular em um veículo com ar condicionado, não é mesmo? No entanto, o ideal é que você se mantenha no conforto, com o carro a uma velocidade de cerca de 60 km/h.. Abaixo disso, consumirá combustível em excesso. Isso porque o trânsito engarrafado força o carro a gastar mais com o uso de ar condicionado.

10 – Peça ao frentista para não abastecer muito rápido

Ao encher o tanque do carro, o frentista pode escolher por um abastecimento com velocidade alta, média ou lenta. Peça sempre ao profissional que coloque o combustível de forma lenta, pois, assim, gera menos vapor no tanque do carro. Quando o tanque é preenchido de forma rápida, parte dele é vapor, gerando um prejuízo quanto à quantidade, visto que você paga além do que comprou. Essa dica para economizar combustível você não sabia, né?

Agora que você já sabe todas as principais dicas para economizar combustível, nada de gastar gasolina à toa. Pense bem e comece a economizar a partir de hoje. Se você gostou das nossas dicas, compartilhe nas redes sociais. Até mais!